MPMA PARTICIPA DA III SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MPMA PARTICIPA DA III SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A promotora de justiça de Defesa da Educação de São Luís, Luciane Belo, e o promotor de justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira dos Santos, participaram da III Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, cujo tema é “Educação especial: refletindo e agindo na área da inclusão”. O evento foi iniciado dia 28 de setembro, e se estendeu até sexta-feira, 2 de outubro.

Ao participar da mesa de abertura, Luciane Belo destacou que a sociedade precisa quebrar paradigmas de segregação a fim de garantir a inclusão das pessoas com deficiência na educação, respeitando os preceitos constitucionais. “A educação é direito de todos, independentemente da condição da pessoa. A luta para que os estudantes com necessidades educacionais especiais sejam respeitados é de todos nós”.

Estudantes, professores, gestores escolares, conselheiros de Direitos Humanos e de Defesa das Pessoas com Deficiência, movimentos sociais, representante das Unidades Regionais de Ensino e especialistas em educação inclusiva participaram da programação da semana.

Na manhã da última quarta-feira, 30, no auditório da Fiema, foram realizadas as palestras “Acessibilidade e Inclusão Escolar” e “Sete dimensões da acessibilidade em escolas inclusivas.

Ronald Pereira dos Santos foi um dos debatedores e ressaltou o desafio de romper com o paradigma histórico que criava escolas especiais, segregando os alunos. Segundo ele, ainda há resistência, por parte de escolas, em matricular esses estudantes e respeitar as diferenças.

“A inserção das pessoas com deficiência nas escolas regulares é um direito e esse paradigma foi reforçado pela Política Nacional para a Educação Inclusiva. Respeitar as diferenças é o primeiro passo para uma sociedade mais justa”, avaliou o titular da Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad