DIA DO TRABALHO: AYRTON SENA O NOSSO EXEMPLO! - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 1 de maio de 2014

DIA DO TRABALHO: AYRTON SENA O NOSSO EXEMPLO!

O Dia do Trabalho é comemorado no Brasil, e em outros países, no dia 1º de maio. Seu início se deu de forma oficial, em 1925, através do decreto do então presidente Artur Bernardes.
Nesta data podemos comemorar grandes conquistas e lembrar-se das tristezas. Em 1940, nesse mesmo dia, o Presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo brasileiro, e um ano depois, foi criada a Justiça do Trabalho. Mas, em relação à tristeza não há como se esquecer da morte do nosso herói Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1, em 1994.

Fazendo uma relação da vida profissional do Senna com os dos trabalhadores do Brasil, que começamos o nosso artigo.  Vejamos algumas frases ditas por Senna ao longo da sua brilhante carreira:
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”.
“Quero melhorar em tudo. Sempre”.
Algumas destas frases que citamos servem para fazermos reflexões sobre o estágio atual da classe trabalhadora e os desafios que temos pela frente para alcançarmos os nossos objetivos, como fez Ayrton Senna. 
O grande desejo de quase todo o trabalhador brasileiro é trabalhar pouco e ganhar muito. Ser respeitado pelo chefe e pelos colegas, e conseguir atingir um status social adquirindo bens materiais, como forma de reconhecimento e sucesso.
Esses desejos parecem utópico, mas, por incrível que pareça pode ser alcançado. É claro, que não é uma tarefa fácil. O que a nossa classe de trabalhadores não entendem, e, que só ficar reclamando sem sair da zona de conforto, nunca conseguiremos atingir os nossos objetivos por completo.
Não adianta reclamar do salário, do patrão, da empresa e do governo. É uma atitude muito cômoda, pois esses agentes interferem na vida de qualquer cidadão, mas não são eles que trabalham por você e nem toma atitudes por você. Isso significa que a classe trabalhadora pode conquistar seus sonhos, como fez Senna. Basta ter foco, disciplina, comprometimento, honestidade e vontade de aprender sempre. 
O que vejo hoje em dia nas empresas é a maioria dos trabalhadores reclamando de tudo e de todos, mas sem fazer nenhum esforço para melhorar sua conduta, seja como profissional ou cidadão. As empresas querem trabalhadores que pensam mais longe, que tenham equilíbrio emocional, que saibam dialogar e convencer seu interlocutor sem ser viril ou deselegante. É ganhar do seu concorrente pela inteligência e não pela desonestidade. 
São habilidades, que infelizmente não enxergamos com tanta frequência. Existem vários cursos de profissionalização, de graduação – inclusive à distância. Cursos pagos e gratuitos. Mas, esses profissionais preferem manter seu salário modesto, seu emprego modesto e quando ele acordar, a empresa estará demitindo-o pelo serviço modesto.
Senna além de ter sido um excelente piloto era um profissional respeitado por todos os seus colegas e concorrentes. Pois tudo o que ele fazia era com amor e perfeição. Não existia meio termo para ele. Era ganhar e ganhar! E nós? Preferimos ficar no “meio de campo”. Nem perde e nem ganha. Mas a vida é feita de vitórias e derrotas. Conquistas para nos motivarmos e derrotas para nos ensinar. 
Nunca pense que o seu emprego durará para sempre – com exceção dos servidores públicos – pois com a competitividade aumentando entre as empresas, a tendência é sempre exigir mais dos funcionários. Extrair dele todo o conhecimento e toda a experiência. Porém não adianta tapar o sol com a peneira. Só conseguirão atingir os seus objetivos profissionais e pessoais àquele que se dedicar mais, ser proativo e dominar o conhecimento. Daqui a alguns anos a mão de obra que será valorizada vai ser reconhecida como o cérebro de obra da empresa.
Então trabalhadores, vamos comemorar o nosso dia. Com alegria, descanso e também aproveitar o tempo para refletirmos sobre o atual estágio da nossa carreira. Onde estou? Onde quero chegar? Como? São perguntas que todo profissional deveria exercitar diariamente. Parabéns pelo nosso dia!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad