A possibilidade de economia
sem riscos, proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo com que
grande parcela da população já considere essa opção na hora da compra. Os dados
são resultados da pesquisa Análise do perfil de compra dos consumidores de
medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação
Continuada (IFEPEC).
Segundo a pesquisa o número de
brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo,
sendo que 37% dos consumidores apontara que adquiriram medicamentos dessa
modalidade, outros 32% compraram os de marcas e 31% compraram uma mescla dos
dois tipos.
“Os genéricos já venceram uma
desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte
das opções de escolhas dos consumidores, eles possuem um grande potencial
competitivo por causa da economia que ele proporciona, sendo que os preços são
fundamentais na escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar, que
encomendou a pesquisa.
Ele se refere ao fato de que a
pesquisa também aponta a prioridade que o consumidor está dando ao preço em
relação à marca na hora de adquirir medicamentos. Segundo a pesquisa, 45% dos
consumidores, acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e a
quase totalidade desses clientes buscavam economia.
“É importante reforçar, porém, que o
cliente não está indo contra a indicação médica, mas sim buscando uma
alternativa real, sendo que o genérico possui a mesma substância ativa, forma
farmacêutica e dosagem que o medicamento original”, complementa Tamascia.
A pesquisa teve como objetivo apurar
as características de compras de medicamento dos brasileiros, bem como o tipo
de medicamento adquirido, o índice de troca de medicamento e os motivos que
levaram a essa troca.
Segundo a pesquisa, dos entrevistados
que foram às farmácias 72% adquiriram os medicamentos, contudo, apenas 24%
compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificou parte da compra e 45%
trocaram os medicamentos por vontade própria ou por indicação dos
farmacêuticos.
“Esse fato demonstra a existência de
uma característica muito comum nos brasileiros que é não ser fiel ao produto
que foi procurar em uma farmácia, ouvindo a indicação dos farmacêuticos. O
principal fator de troca é o preço, demonstrando que o brasileiro se encontra
mais preocupado com o bolso”, explica o presidente da Febrafar. Tal afirmação
se baseia no fato de que a pesquisa constatou que 97% dos entrevistados que
trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor preço.
A pesquisa foi realizada com quatro
mil consumidores de todos o Brasil que quando esses saíam das farmácias em que
estiveram para efetuar a compra.
O ESTADO DO MARANHÃO
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