A decisão do senador José Sarney, do PMDB, de não participar das próximas eleições e assim encerrar sua candidatura a cargos públicos repercute nacionalmente. Na tarde desta segunda-feira (30), o assunto também foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Roberto Costa (PMDB) durante a sessão. Para ele, diante da relevância e do legado político que José Sarney deixou ao país, a declaração oficial do senador foi uma das notícias mais importantes no cenário nacional atualmente.
Durante o seu discurso, Roberto Costa mostrou que, assim como outros políticos, lamenta profundamente a decisão de José Sarney: "É uma perda muito importante não só para o Maranhão, mas para a política brasileira." O deputado destacou a trajetória do senador ao rememorar os cargos públicos por ele ocupados com destaque na transição do Regime Militar para a Democracia, fato que trouxe a tranqüilidade da liberdade democrática para a nação.
Para o deputado, Sarney representou uma peça de equilíbrio fundamental para a política nacional e por isso fará muita falta, principalmente no Congresso Nacional, do qual foi presidente e lá interviu mantendo o equilíbrio da casa em momentos de grandes crises.
José Sarney iniciou a vida política como deputado federal pelo Maranhão e foi eleito governador do estado em 1964. Foi o primeiro presidente da República após o Regime Militar assumindo o cargo na condição de vice após a morte de Tancredo Neves, em 1985. Pelo Amapá foi eleito senador, pela primeira vez, em 1991 e por quatro mandatos ocupou a presidência do Congresso Nacional totalizando 59 anos de vida pública.
"É com uma tristeza muito grande que recebemos essa notícia, mas esperamos que ele continue sendo esse homem disposto a ajudar o nosso estado e o nosso país", finalizou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário