O Fomenta Bacabal é uma iniciativa conjunta entre SEBRAE e Prefeitura Municipal que visa fomentar uma aproximação entre os setores público e privado para ampliar o mercado das Micro e Pequenas Empresas nas contratações públicas.
Por intermédio de um amplo espectro de ações, que vão desde a orientação, por meio de palestras e painéis temáticos, ações de capacitação, seminários, oficinas e cursos, bem como por intermédio da realização de encontros de negócios, os participantes têm a oportunidade de discutir e tomar conhecimento sobre os principais aspectos e temas da atualidade relacionados às compras governamentais.
A previsão é de que nos dois dias de evento, cerca de 10 mil pessoas deverão passar pelo CEFRAM sede do Fomenta Bacabal 2014
PROGRAMAÇÃO – FOMENTA – BACABAL: 13 e 14 de agosto de 2014
Local: CEFRAM-Rua Magalhães de Almeida, 1169ª - Bacabal
13 / agosto / 2014 – (Auditório Central) – Palestras
07:30 – Credenciamento
08:00 – Café da manhã
08:30 – Abertura Oficial
09:00 – Caso de Sucesso: “A implementação da Lei Geral em ESTREITO/MA – Premiação
Nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor – Cícero Neco Morais - Prefeito de
Estreito
10:00 – A grande função dos pequenos negócios na promoção do desenvolvimento local - Walter Luís Heck - Prefeito de Crissiumal - RS
11:00 – O papel das MPE e MEI como indutores para o desenvolvimento dos Municípios do
Território do Médio Mearim - Maura Jorge - Prefeita de Lago da Pedra
11:30 - Solenidade de Entrega de Certificados aos Prefeitos que Implementaram a Lei
Geral Municipal em 2013 e 2014
12:00 - Almoço Livre
14:00 – Uso do Poder de Compra Público e Privado para Dinamização da Economia Local -
Roberto Baugatner – Jurista
15:00 - Como vender para o governo analisando os riscos - Roberval Figueiredo Souza -
Procurador da República Aposentado
16:00 – Painel “ Oportunidades de Negócios para as MPE/MEI para investimentos – Experiência de
Compra Local - José Antônio Feitosa – Colaborador da Secretário de Emprego e Renda do Município de
Bacabal
17:00 – Tributação na Medida para as MPE - Iomar Rodrigues – Consultor SEBRAE/MA
13 / agosto / 2014 – (Salas) – Palestras
Sala 01
08:00 - A Função dos Bancos Públicos para a Capitalização das MPE como Fornecedoras – Bancos
Oficiais
09:00 – Marketing Alternativo para MPE - Correios
10:00 – Como as MPE/MEI se preparam para participar de licitações públicas
Roberval Figueredo Souza
11:00 – Pregão eletrônico: Como as MPE/MEI podem participar dessa modalidade das
Compras públicas e aumentar as vendas para o poder público
José Itamar Correia da Paz - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
14:00 às 18:00 - Apresentação de casos de sucesso dos municípios de Bacabal, Lima Campos,
Igarapé Grande, Lago da Pedra, Alto Alegre, São Mateus e Bom Lugar
14 / agosto / 2014 – (Salas) – Oficinas
Sala 01
08:00 às 18:00 - Oficina para Empresários
Pregão Eletrônico e Presencial, visando à aquisição de bens e serviços comuns - José Itamar Correia da Paz - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG
Sala 02
08:00 às 18:00 - Oficina para Gestores Públicos
Aplicação dos benefícios da Lei Geral das MPE nas compras governamentais do setor primário,
aplicando a nova resolução do FNDE - Leomir Ferreira de Araújo – FNDE
Sala 03
08:00 às 12:00 - Oficina para Agricultores Familiares - 1ª Turma
As políticas públicas de desenvolvimento local – PNAE e PAA: Como o agricultor familiar
comercializa com os gestores públicos - Luiz Pivovar - SEBRAE Nacional
14:00 às 18:00 - Oficina para Agricultores Familiares - 2ª Turma
As políticas públicas de desenvolvimento local – PNAE e PAA: Como o agricultor familiar
comercializa com os gestores públicos - Luiz Pivovar - SEBRAE Nacional
Sala 04
08:00 às 12:00 – Painel “Apresentação das experiências das Salas do Empreendedor no Território do Médio Mearim: Bacabal, Lago da Pedra, São Mateus e Alto Alegre do Maranhão urbana e rural - Mediador: Rômulo Guiseppe Rende – Consultor SEBRAE/MG
Programação adicional (nos dois dias):
o Serão disponibilizados stands para expositores/parceiros demonstrarem seus produtos/serviços e potenciais de demandas para compras de MPE: BB, CEF, BASA, BNB, ECT, AGERP, AGED, UEMA, UFMA, IFMA, FACAM, Corpo de Bombeiros, Comissões Municipais de Licitações, Vigilância Sanitárias Municipais, Prefeituras, Secretarias Municipais, CAEMA, CEMAR
o Atendimento ao Público da Unidade Bacabal nos Setores de Formalização dos futuros MEI´s e Apresentação das ferramentas SEBRAE para as MEP´s, EPP´s, proposta pela Unidade de Bacabal;
o Exposição de produtores rurais para compras governamentais e projetos apoiados pelo SEBRAE.
o Obs: Por lei, os produtos em exposição durante o evento terão que ter descontos de 30%
Nenhum comentário:
Postar um comentário