PRESIDENTA DILMA, FLÁVIO DINO E EDIVALDO INAUGURAM TERMINAL DE GRÃOS DO MARANHÃO - Randyson Laércio

Post Top Ad

terça-feira, 11 de agosto de 2015

PRESIDENTA DILMA, FLÁVIO DINO E EDIVALDO INAUGURAM TERMINAL DE GRÃOS DO MARANHÃO

O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) foi inaugurado nesta segunda-feira (10) pela presidenta Dilma Rousseff, ao lado do governador Flávio Dino, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, do ministro chefe da Secretaria dos Portos da Presidência, Edinho Araújo e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. O Tegram iniciou seu funcionamento em março e já embarcou 1,6 milhão de toneladas de soja para Ásia, Europa e Oriente Médio.

O Tegram é uma das maiores obras de infraestrutura para a exploração da safra brasileira de grãos e beneficia diretamente os produtores do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia – fronteira agrícola conhecida como Matopiba – e do nordeste do Mato Grosso, sendo alternativa logística aos portos do Sul e Sudeste do país para o escoamento da safra. Com a criação da região de exploração agropecuária do Matopiba, o Porto do Itaqui se destaca no cenário nacional como entreposto para trocas comerciais nacionais e internacionais.

“O Brasil encontrou na nova fronteira agrícola do país, Matopiba, uma das maiores oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Com os novos investimentos no Maranhão, através do Porto do Itaqui, o país continuará mostrando o seu potencial e a sua prosperidade”, disse a presidenta Dilma.

Na inauguração do Terminal de Grãos, o governador Flávio Dino lembrou que no 1º semestre de 2015, o Porto do Itaqui teve uma produção 1800% maior do que o mesmo período no ano passado. Flávio destacou a dimensão econômica, mas também do desenvolvimento humano que o Tegram e Porto do Itaqui trazem para o Maranhão. “Estamos falando de obras físicas, mas, sobretudo, uma obra humana em que se encontram esperanças e trabalho de pessoas. Nós vemos a dimensão da engenharia, da tecnologia, do crescimento da economia, mas também a dimensão do desenvolvimento humano. Esse é, sem dúvidas, um momento de júbilo e confraternização de todos aqueles que acreditam no nosso estado”, afirmou Flávio.

Em apenas quatro meses de operação, o Tegram já embarcou mais de 1,6 milhão de toneladas de soja em mais de 20 navios com destino a alguns dos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio, volume maior que a metade do previsto para o primeiro ano de atividade. Nos primeiros meses, o terminal operou com recebimento de cerca de 500 a 530 caminhões por dia, com previsão de aumento da intensidade em curto prazo.

Para o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência, Edinho Araújo, a entrega do Terminal de Grãos do Maranhão coroa a inauguração do Arco Norte, que consolida a nova fronteira agrícola, conhecida como Matopiba. Segundo o ministro Edinho, a longa viagem entre a lavoura e o porto encarece os produtos agrícolas. A inauguração do novo terminal no Maranhão diminuirá esse trajeto, trazendo ganhos para os produtores rurais e operadores portuários, a um menor custo, gerando maior competitividade.

Administrado pelo consórcio formado pelas empresas NovaAgri, Glencore, CGG Trading, Amaggi e Louis Dreyfus no Porto do Itaqui, o Terminal é um dos grandes novos exportadores do agronegócio brasileiro e situa o Maranhão como ponto logístico estratégico no contexto internacional. Para o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, o início das atividades do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) abre fronteiras internacionais, aquece a economia local com obras estruturais, de prestação de serviços no Porto e de geração de novos negócios para o estado.

Na inauguração do Terminal, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou a importância da obra para o estado e as oportunidades de crescimento que chegam com o novo empreendimento. “Este marco logístico é de extrema importância para o desenvolvimento da economia e melhoria dos indicadores sociais do nosso estado. Estamos diante de uma obra com grande repercussão em toda cadeia produtiva do nosso estado”, disse o prefeito.

Investimentos federais no Porto do Itaqui

Na inauguração do Tegram, a presidente Dilma aproveitou para conhecer o Porto do Itaqui, que receberá investimentos do Programa de Investimento em Logística entre 2015 e 2018. O Programa licitará o uso de dois berços do Porto do Itaqui com previsão de R$ 509 milhões em investimentos que darão ao Porto a capacidade de movimentar 2 milhões tonelada/ano de celulose e 4,3 milhões de toneladas/ano em graneis minerais.

Os novos investimentos visam melhorar a eficiência e a produtividade, com impacto direto no custo logístico das mercadorias que passam pelo Porto. O Maranhão se torna cada vez mais protagonista no escoamento da safra de uma fronteira agrícola importante e em expansão, são aproximadamente 1,8 mil quilômetros chegando até o estado de Goiás e atendendo principalmente os estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

Estiveram presentes na agenda de ações da presidenta Dilma Rousseff em São Luís, o governador Flávio Dino; o ministro chefe da Secretaria de Portos da República, Edinho Araújo; a ministra da Agricultura, Kátia Abreu; o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o governador do Piauí, Wellington Dias; o senador Edison Lobão; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; os deputados federais Rubens Pereira Junior, Chico Lopes, Jô Moraes, Jandira Feghali, Cléber Verde, Aluísio Mendes, Alberto Filho, Pedro Fernandes, Orlando Silva; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago; o presidente do consórcio do Tegram, Hélcio Gasparini; o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira; deputados estaduais, secretários, representantes de centrais sindicais, presidentes de órgãos, empresários e trabalhadores do Porto do Itaqui.

Fala Povo - SONHO REALIZADO

Jailson Silva
Eu estou muito feliz, não há outra palavra. Fui sorteado no dia do meu aniversário, em 2012 e agora estamos recebendo nossa casa. Agradeço ao prefeito, ao governador e a presidente por fazer acontecer esse momento tão esperado em nossas vidas.

Iohana Emily Silva de Jesus
Meu casamento agora sai, pois temos uma casa para morar. Um grande presente de Deus. Estamos muito felizes em receber a minha casa.

Maria da Conceição Cantanhede Soares
Eu só tenho que agradecer ao prefeito Edivaldo, a Dilma e a Deus por me dar esse prazer de ter minha casa. A vida daqui para frente será uma maravilha, eu estava precisando muito de uma casa. É a realização de um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad