POLICIAIS MILITARES DO CPAM-3 PRENDEM ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS E RECUPERAM VEÍCULOS ROUBADOS. - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

POLICIAIS MILITARES DO CPAM-3 PRENDEM ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS E RECUPERAM VEÍCULOS ROUBADOS.

Como parte das ações de fortalecimento do combate ao crime organizado e de enfrentamento às ações de quadrilhas que agem nos assaltos a agências e instituições financeiras no interior do Maranhão, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) iniciou nesta terça-feira (1º), a segunda turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (COSAR). 

A abertura ocorreu, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luis. A capacitação faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão a fim combater o registro de assaltos a agências bancárias e explosões de caixas eletrônicos.

A segunda turma é composta por 27 alunos, sendo 24 policiais do militares do Maranhão, dois delegados da Polícia Civil, um investigador de polícia e um da PM do Piauí. O curso é coordenado pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE). As aulas se estendem até o dia 11 de janeiro de 2016.

“Além de qualificar a tropa para atuar de frente contra este tipo de criminoso que assalta bancos e explodem caixas eletrônicos, o Governo do Maranhão tem investido na compra de novos equipamentos, a exemplo das munições especiais que foram adquiridas e a compra de mais 300 novas viaturas que serão incorporadas em 2016, sendo que do total, 150 viaturas, que possuirão uma tecnologia avançada com filmagem interna e externa, serão entregues já em janeiro de 2016. São medidas que contribuirão para reduzir os índices deste tipo de crime”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

No conteúdo programático, os alunos serão submetidos a várias disciplinas com aulas práticas e teóricas, entre elas, tiro tático, CQB (Combate de Ambiente Confinado), técnica de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo. As instruções acontecem na Base da Companhia de Operações Especiais – COE, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM – CFAP e no 24º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) em São Luis. Também ocorrerão instruções na selva nos municípios de Imperatriz e Estreito.

“Estamos iniciando mais um importante projeto para a Segurança Pública do Maranhão e consolidando mais uma prática na gestão que resultará em uma atuação técnica e direcionada. É um curso de alto nível técnico e o Cosar proporcionará, também, aos alunos ter a dimensão da situação, além de reafirmar que não existe limitação de recurso quando a tônica é o enfrentamento da violência”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.

Os policiais que concluírem o COSAR serão lotados em bases, as quais o comando da PMMA criará para dar suporte as forças policiais  já existentes nos municípios do interior do Estado. A instalação das bases seguirá a estratégia desenvolvida pelo Comando da Corporação para que as ocorrências sejam atendidas com celeridade e eficiência.

Prestigiaram ainda a solenidade, o subcomandante da PMMA, coronel Ismael Fonseca; os coronéis Antônio Roberto dos Santos Silva, Frederico Pereira, Gilberto Barcelos, Antônio Carlos Salles, diretor de Ensino da PMMA, comandante do CPE, Diretor da DAL e do Comando de Policiamento de Área do Interior IV, além de oficiais, praças e alunos do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad