PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA É IMPLANTADO EM 14 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 8 de setembro de 2015

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA É IMPLANTADO EM 14 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO


As aulas iniciais do ‘Projovem Campo Saberes da Terra’ acontecem nesta quarta-feira (9), às 18h, no município de Vitorino Freire, e na quinta-feira (10), nas cidades de Amapá do Maranhão, Chapadinha, Timbiras e Zé Doca. O cronograma segue também na sexta-feira (11) em Paraibano e Coelho Neto, e sábado (12), em Alto Alegre, Carutapera, Cajari, Graça Aranha e Maracaçumé. O programa é uma ação do PronaCampo/Secadi/Mec/Fnde, em regime de parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na última quarta-feira (2), o projeto foi implantado na UEB Eugênio Pereira, na comunidade do mesmo nome, em Paço do Lumiar, com a presença da secretária de Educação, Áurea Prazeres; os adjuntos Ilma de Jesus (Ensino) e Odair José (Projetos Especiais), e o superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudiney Rodrigues. Estiveram, também, o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira e a secretária de Educação de Paço do Lumiar, Maria da Graça Privado.

Inicialmente, 25 estudantes de Paço do Lumiar estão inscritos na UEB Eugênio Pereira, jovens de 18 a 29 anos que estão retomando seus estudos. A secretária Áurea Prazeres destacou a importância de fortalecer a educação do campo. “O projeto é valioso para a comunidade, por isso, vamos avançar e ampliar essa parceria com a prefeitura de Paço do Lumiar, nos comprometendo em trazer para cá projetos especiais”, assegurou.

Para a estudante Mirian Barros da Silva, inscrita no projeto, o Projovem Campo é uma oportunidade. “Terminei meus estudos e não tive a oportunidade de começar um trabalho, com o curso é uma boa chance de conseguir um emprego”, destacou. Quem também acredita nas oportunidades que vai ter com o Projovem é o estudante Isaías Pires Alves. “Esse curso vai mudar minha vida e dar muitas oportunidades”, disse.

A líder comunitária e jornalista Ana Aquino também destacou a importância do projeto. “A gente fica feliz com a implantação do Projovem Campo. As comunidades de Paço precisam de projetos como este, pois sabemos que a Educação é uma porta que abre muitos caminhos”, ressaltou.

Projovem Campo

O projeto se destina a Jovens e adultos agricultores familiares residentes no campo que não concluíram o Ensino Fundamental, não estão matriculados em escola, que saibam ler e escrever, na faixa etária de 18 e 29 anos, com a intenção de elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano com qualificação social e profissional. A transferência de recursos do programa é de acordo com a Resolução nº 11 de 16 de abril de 2014 - Secadi/Mec/FNDE.

Para este ano de 2015, a primeira oferta é para 16 turmas em 14 municípios, alcançando 350 estudantes. As cidades contempladas são: Alto Alegre do Maranhão (16 vagas), Cajari (25 vagas), São José de Ribamar (25vagas), Amapá do Maranhão (20 vagas), Graça Aranha (25 vagas), Timbiras (25 vagas), Carutapera (25 vagas), Maracaçumé (22 vagas), Vitorino Freire (25 vagas), Coelho Neto (49 vagas), Paço do Lumiar (25 vagas), Zé Doca (23 vagas), Chapadinha(20 vagas) e Paraibano (50 vagas). A segunda oferta do ano será para 16 municípios, em 18 turmas, para os municípios de menores IDH, alcançando 491 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad