DEPUTADO ALBERTO FILHO-PMDB/MA DESTINA RECURSOS FEDERAIS PARA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO ADULTAS PARA TRATAMENTO DE ENFISEMA PULMONAR - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEPUTADO ALBERTO FILHO-PMDB/MA DESTINA RECURSOS FEDERAIS PARA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO ADULTAS PARA TRATAMENTO DE ENFISEMA PULMONAR

O deputado Alberto Filho destinou, em 2012, emenda parlamentar no valor deduzentos mil reais para financiamento de pesquisa de terapia celular para tratamento de enfisema pulmonar, uma doença crônica que atinge milhões de brasileiros fumantes. A pesquisa que já vem sendo feita a uma década tem avançado, mas ainda não chegou a finalização. Essa pesquisa é feita com células-tronco adultas em pacientes com enfisema em estado crônico.

Os recursos foram destinados ao cientista Drº João Tadeu Ribeiro Paes, dolaboratório de Genética e Terapia Celular da Universidade do Estado de São Paulo, Campus de Assis.

Para o deputado Alberto Filho “investir em pesquisa científica visando a cura de doenças crônicas como as doenças pulmonares é um dever do Estado e uma obrigação do parlamentar federal, que tem entende que o seu mandato deve também se preocupar em contribuir para ações desta magnitude, pois, a busca de cura para doenças crônicas requer muito investimento em pesquisa”.

Para o deputado maranhense, o Brasil precisa investir muito mais em pesquisa científica, principalmente em pesquisas na área da saúde. Portanto, contribuir para isso nada mais é do que obrigação do parlamentar que pensa não só nos problemas do seu Estado, mas também da nação brasileira, porque se chegarmos a cura do enfisema pulmonar, doença que traz tanto sofrimento às suas vítimas, estaremos fazendo contribuindo para isso para toda a humanidade. Quiçá que o Brasil saia na frente na cura do tratamento do enfisema pulmonar. E finalizou: “os recursos que destinei são ainda muito poucos, mas,  somados a outros que a Universidade poderá vir a adquirir, contribuirá para não deixar que essa pesquisa científica tão importante seja paralisada”.
"Esses recursos ainda não foram liberados, mas o processo de aprovação junto ao CNpQ, órgão de apoio à pesquisa ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia,  está bastante avançado e espero que não demore muito mais para não prejudicar a pesquisa que já foi iniciada", salientou o deputado Alberto Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad