A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, recebeu, na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), a visita do novo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre o MPMA e a Polícia Militar e aumentar a parceria institucional nas ações de prevenção e combate à criminalidade.
Regina Rocha enfatizou os altos índices de criminalidade, sobretudo na região metropolitana de São Luís, e a necessidade de uma resposta da força pública para debelar as ações criminosas. A procuradora solicitou ao comandante da PM que informe as medidas adotadas para a prevenção e combate à criminalidade. “A população precisa de ações emergenciais para aumentar a segurança pública”.
Na avaliação do corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, as instituições devem agir de forma conjunta para combater a criminalidade. “A sociedade está em pânico e clama por uma resposta contra a onda de violência. O Estado não pode ficar abaixo dos bandidos”.
Para o coronel Zanoni Porto, a reunião teve um saldo positivo pois demonstra o esforço conjunto de cooperação entre as instituições. Como primeira medida, foi acertado o intercâmbio entre as ações de inteligência e segurança do MPMA, por meio do Gaeco, e da PM. “Vamos estabelecer uma cooperação efetiva entre os serviços de inteligência e a padronização de procedimentos na área de segurança pública”.
AUTORIDADES
O subcomandante da PM, coronel João Nepomuceno, o coronel Gonçalo e o capitão Berredo também participaram do encontro. Do Ministério Público, estiveram presentes o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues; o diretor-geral da PGJ, Luís Gonzaga Martins Coelho; o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Fabíola Fernandes Ferreira, além dos promotores de justiça Doracy Moreira Reis Santos, Gladston Fernandes de Araújo e Marcos Valentim Pinheiro Paixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário