CAMPANHA NACIONAL DA HANSENÍASE E VERMINOSES INICIA NESTA SEGUNDA - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 17 de março de 2013

CAMPANHA NACIONAL DA HANSENÍASE E VERMINOSES INICIA NESTA SEGUNDA

Acontece apartir desta segunda dia 18 até o dia 22 de março a campanha nacional da hanseníase e verminoses,(é hora de prevenir e tratar).

A abertura da campanha acontecerá dia 18 as 08 da manhã na escola Elígio Almeida no bairro Trizidela na cidade de Bacabal. 

As atividades terá :Distribuição  de material educativo,palestras/orientações,consulta e exame de pele,exame do ocular do tracoma e administração de medicamentos para geohelmintíases (verminoses)em escolares de 5 a 14 anos. 

HANSENÍASE- conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeiramanifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.

VERMINOSE-Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.
Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.
A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os tipos de verminoses mais frequentes são:
Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.
A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.
O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:
  • Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;
  • Beber apenas água filtrada ou fervida;
  • Levar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
  • Andar sempre calçado;
  • Comer apenas carne bem passada;
  • Comer apenas em locais limpos;
  • Realizar exames parasitológicos e tomar vermífugos regularmente;
A comunidade também deve fazer o seu papel, por meio da educação sanitária, proibindo a utilização de fezes humanas como adubos, fornecendo saneamento básico para toda população, além de moradias compatíveis com uma vida saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad