GOVERNO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO DA AGRITEC DE BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GOVERNO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO DA AGRITEC DE BACABAL

Por determinação do governador Flávio Dino, as Agritec’s este ano, estão sendo realizadas em quatro municípios, representando territórios, são eles: São Bento, realizada em agosto deste ano , Açailândia, Caxias e Bacabal. A Feira de Açailândia será em outubro e a de Caxias em novembro. Para encerrar o ano, Bacabal fechará a Agritec 2015 em dezembro.

No último sábado, (19), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o chefe Geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, participaram da primeira reunião de mobilização da Agritec de Bacabal.

O encontro foi realizado na Secretaria de Educação de Bacabal e contou com a presença dos secretários Adjuntos da SAF, Júlio César Mendonça e Francisco Sales; do diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Agerp), Pedro Pascoal; de representantes do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal (STTR), da Regional da Agerp e da Aged de Bacabal; das secretarias municipais de Meio Ambiente; Emprego e Renda; e Agricultura.

Durante a reunião o secretário Adelmo destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Bacabal terá com a sua primeira feira. “Bacabal é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento,” disse.

Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir levar ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município.

“Vamos realizar uma grande Feira aqui em Bacabal em prol do desenvolvimento do município e de toda região do Vale do Mearim; a prefeitura Municipal é uma grande parceira para realizarmos uma das melhores Agritec’s de 2015,” ressaltou Adelmo.

Para o secretário de Agricultura de Bacabal, Inaldo da Silva, a Agritec vai dar oportunidade aos agricultores da região do Mearim de ter acesso às tecnologias para melhorar a produção.

“A agricultura de Bacabal ainda é subsistência e a Agritec vai incentivar que o agricultor melhore sua produção tanto para autoconsumo quanto para a comercialização. Estamos com grandes expectativas para a Feira que vai contribuir para o fortalecimento do nosso município e da região, ” contou Inaldo.

A equipe de mobilização da Agritec visitou o local da realização da Feira, que será no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram), no Centro de Bacabal.

A Agritec de Bacabal será de 10 a 12 de dezembro e contará com simpósios da agricultura familiar maranhense, workshops, palestras, minicursos e exposição de produtos e de animais, além de programação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad