ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/15º BPM PARTICIPAM DE OFICINA DE ABORDAGEM A VEÍCULOS E ARMAMENTO - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 24 de novembro de 2013

ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/15º BPM PARTICIPAM DE OFICINA DE ABORDAGEM A VEÍCULOS E ARMAMENTO

No último dia 22 os alunos do Curso de Formação de Soldados PM/2013 e que estão sendo formados no 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal participaram de uma Oficina sobre abordagem a veículos e armamento. As instruções foram repassadas pelo Capitão PM Cristiano, auxiliado pelo Tenente Fernandes e Aspirante Nóbrega. Toda a instrução foi coordenada pelo Tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM.




Os treinamentos fazem parte da grade curricular do CFSD e têm por objetivo capacitar os alunos do curso de formação de Soldados para atuarem na prevenção, repressão qualificada e promoção social, para executar o policiamento diuturno nos aglomerados, vilas e áreas de risco onde existam, ou emergindo focos de associações delituosas voltadas para a quebra da paz social, dentre outras situações.

Todos os alunos passaram pelo treinamento de abordagem com o objetivo de proporcionar a difusão do conhecimento adquirido, bem como de aprimorar técnicas para aplicá-las na prática para fins de melhor executar as atividades operacionais. “A Corporação necessita cultuar valores não apenas para a sua sobrevivência organizacional, mas também para sua própria formação doutrinária, tomando assim precauções referentes à sua própria segurança no exercício de sua missão Constitucional com o propósito de se tornar mais latente a padronização de procedimentos no tocante as ações policiais de abordagem visando, acima de tudo, a busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição”, ressaltou o comandante O Tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM.

Dentre as várias abordagens treinadas e realizadas pelos alunos, com certeza a abordagem a veículos suspeitos é considerada por profissionais da área uma das mais complexas. Esse tipo de abordagem é uma das tarefas mais difíceis na ação policial. As ações do marginal no interior do veículo não são observadas facilmente. Quem garante que as pessoas que estão dentro do carro a ser abordado não estão armadas? Importa salientar ainda que poderão existir no interior do veículo cidadãos tomados como reféns, o que exige do policial militar cuidado e discernimento na tomada de decisão, enfatizou o Capitão Cristiano.

Os alunos também participaram de treinamento com armamento, em especial a PT. 40, usada no dia-a-dia no serviço policial militar, uma vez que durante as operações o policial pode se deparar com situações em que o correto uso da arma de fogo é um grande aliado para o que no final tudo a ocorrência sem maiores problemas, explica o Tenente Fernandes.  

Para o Aspirante Nóbrega, as técnicas de uso correto  da arma a qual se usa também é um dos principais fatores na preservação da vida. "A familiaridade com arma e a prática regular proporcionarão mais segurança e tranquilidade ao PM que se envolver numa ocorrência o qual é necessário fazer o disparo". Os alunos também aprenderam a montagem e desmontagem da PT .40 em primeiro escalão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad