O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a receber uma edição regional do projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo promover a integração social com a participação voluntária de estudantes universitários.
A edição especial, que recebeu o nome de “Operação Bacuri”, é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceira com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). As ações e projetos envolvem as áreas da Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Cidadania.
“O projeto fortalece a formação acadêmica dos jovens, já que eles atuarão diretamente nos campos de suas pesquisas e por outro lado são ações que contribuem com o desenvolvimento de municípios maranhenses”, disse o governador Flávio Dino.
O projeto Rondon inicia suas atividades no Maranhão em janeiro de 2016, nos municípios de Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Satubinha, Serrano do Maranhão e em Bacuri.
Acordos de cooperação
Como parte do cronograma de ações preparatórias para a edição Regional do projeto Rondon, foi assinado, na manhã desta sexta-feira (6) acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa, prefeituras dos municípios que receberão as ações e representantes das Instituições de Ensino Superior, que participarão da “Operação Bacuri”.
O general Walmir Schneider, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, ressaltou que o Maranhão terá a primeira edição regional do projeto Rondon no país. Ele destacou a contribuição dos jovens nas comunidades em áreas como Saúde, Educação e Cidadania.
A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou que o projeto Rondon é a grande contribuição da juventude maranhense no processo da melhoria dos indicadores sociais do estado. “As ações da Operação Bacuri farão com que os jovens maranhenses conheçam a realidade do nosso estado, e, a partir disso, poderão ser agentes de transformação social”, finalizou Tatiana.
Participaram do evento os secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação); representantes do Ministério da Defesa; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; reitores e diretores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ceuma, Faculdade Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Faculdade Vale do Itapecuru e Pitágoras e prefeitos dos municípios de Conceição do Lago Açu, Serrano e Bacuri.
Municípios e IES que atuarão na Operação Bacuri
Município
|
IES
|
Bacuri | Pitágoras do Maranhão
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
|
Conceição do Lago Açu | Faculdade Estácio de São Luís – Estácio São Luís
Universidade Estadual do Maranhão - Uema
|
Governador Newton Bello | Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Maranhão – Campus Caxias
|
Satubinha | Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Universidade Ceuma - Campus de Imperatriz
|
Serrano do Maranhão | Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário