Pesquisa contratada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e realizada pelo instituto W1 Emcampo confirma os números recentemente apresentados pelo Ibope sobre a corrida sucessória no estado.
No levantamento sobre as intenções de voto para o Governo do Estado, a consulta aponta que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), lidera a disputa, com 43,6%. Logo em seguida aparece o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, com 33% – diferença de 10,6 pontos percentuais.
Em terceiro lugar aparece o candidato do PPL, Zeluís Lago, com 1,7%; com 0,8% está Saulo Arcangeli (PSTU), seguido por Josivaldo Correa (PCB), com 0,6% e Antonio Pedrosa (PSol), com 0,5%.
Brancos e nulos somaram 3,1% e, ainda, 16,7% dos entrevistados declararam não saber em quem votar ainda,ou não responderam ao questionário.
A pesquisa W1/Ascem foi realizada entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Foram entrevistados 1.500 eleitores em 45 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-00043/2014.
Ibope
Os dados da Pesquisa W1/Ascem assemelham-se aos apresentados pelo Ibope – contratado pela TV Mirante e divulgado no último fim de semana – no que se refere à disputa pelo Palácio dos Leões.
No levantamento do fim de semana, Flávio Dino aparecia com 42% das intenções de votos, contra 30% de Lobão Filho. Antônio Pedrosa (PSOL) era o terceiro colocado, com 2% das intenções de votos. Logo em seguida apareciam Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluís Lago (PPL), cada um com 1% das intenções de votos.
Do total de eleitores entrevistados pelo Ibope, 5% declararam que vão votar nulo nestas eleições para o cargo de governador do Estado. Outros 18% não souberam em quem votar ou optaram por não responder aos questionários.
Nesse caso, 1.204 eleitores foram ouvidos em 67 municípios. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando-se em consideração a margem de erro, é de exatos 95%.(Informações blog Gilberto Léda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário