MUNICÍPIOS MARANHENSES RECEBEM A CARRETA DA SAÚDE CONTRA HANSENÍASE, EM SÃO MATEUS SERÁ DIA 26 - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 20 de fevereiro de 2016

MUNICÍPIOS MARANHENSES RECEBEM A CARRETA DA SAÚDE CONTRA HANSENÍASE, EM SÃO MATEUS SERÁ DIA 26

Dando prosseguimento à meta de identificar e tratar todos os casos de hanseníase do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), solicitou a vinda da Carreta da Saúde contra a Hanseníase ao Ministério da Saúde (MS), que possui convênio com o laboratório Novartis, fornecedor do medicamento para o tratamento da doença. A prestação do serviço é também uma parceria da SES com as prefeituras municipais para garantir os atendimentos em 22 municípios maranhenses até o dia 20 de abril.

Com o serviço, a população poderá fazer testes clínicos voltados para a detecção da doença. A carreta é composta por cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico e faz distribuição gratuita de medicamentos. O primeiro ponto de atendimento foi em São Luís, na última terça-feira (16) no bairro da Cidade Operária, onde três casos de Hanseníase foram identificados e encaminhados para tratamento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima da residência dos pacientes.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Por meio do slogan ‘Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar’, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de prevenir as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio, e lembra que a doença tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Carreta estará, na segunda-feira (22), na Praça Deodoro, em São Luís, e, depois, parte para o interior do Estado, estando dia 24 em Itapecuru-Mirin, 25 em Miranda e 26 em São Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad