MARANHÃO É O SEGUNDO ESTADO EM NÚMERO DE MORTES POR RAIOS, DIZ INPE - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MARANHÃO É O SEGUNDO ESTADO EM NÚMERO DE MORTES POR RAIOS, DIZ INPE

O Maranhão tem o segundo maior registro de mortes de pessoas causadas por raios, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Estado, houve 16 registros de mortes em 2014 e a cidade com maior número de óbitos foi Igarapé Grande.
A maior parte das mortes por raios foi registrada em São Paulo, 17 óbitos. O número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 no ano passado, afirma o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe. O levantamento aponta que 27% das vítimas estavam em atividades agropecuárias quando foram atingidas pelo raio e 20% estavam dentro de casa. Entre todas as vítimas, 56% viviam na zona rural.
Cuidados
Segundo o Inpe, algumas ações podem ajudar a evitar se atingido por raios. Se possível, não permaneça na rua durante tempestades. Caso seja necessário, procure abrigo em carros não conversíveis, ônibus, moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios. Se estiver dentro de casa, evite usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

É importante, também, evitar lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas), estacionar próximo árvores ou linhas de energia elétrica.       
Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.
G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad