CRIADORES TÊM ATÉ HOJE PARA VACINAR GADO CONTRA AFTOSA - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CRIADORES TÊM ATÉ HOJE PARA VACINAR GADO CONTRA AFTOSA

Nesta quarta-feira (10), será encerrado o prazo oficial de vacinação contra a febre aftosa em todo o Maranhão. A campanha, que está em sua segunda etapa, já havia sido prorrogada por mais 10 dias, com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e está em vigor desde o dia 01 de novembro.
A partir desta quinta-feira (11) começa a correr o prazo final de comprovação da imunização do rebanho, permitido até o dia 19 de dezembro.
Nesta etapa devem ser vacinadas mais de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em todo o Maranhão. A fiscalização da imunização é de responsabilidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ssagrima). “Mesmo estando em área livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, é importante que os criadores continuem a vacinar a totalidade do seu rebanho de bovinos e bubalinos, dentro do prazo de campanha”, alertou o responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Maranhão, Adriano Moura.
Também durante o período oficial de vacinação e comprovação da imunização contra a febre aftosa, os criadores de bovinos e bubalinos fêmeas, com idades entre 3 e 8 meses, são obrigados a apresentarem os atestados de imunização desses animais contra a brucelose. A obrigatoriedade da vacina também é determinada pelo Ministério da Agricultura, e permitida ao longo de todo o ano. A comprovação, porém, deve ser realizada nos períodos oficiais das etapas de vacinação contra a febre aftosa nos meses de maio e novembro.
Idifusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad