ROBERTO COSTA DESTACA PLANO ESTADUAL DE CULTURA - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ROBERTO COSTA DESTACA PLANO ESTADUAL DE CULTURA

Uma audiência, na manhã de quarta-feira, 22, marcou oficialmente a chegada do Plano Estadual de Cultura do Maranhão (PEC) ao poder Legislativo. Após ser aprovado pelos membros do Conselho Estadual de Cultura, a Secretária de Estado da Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Olga Simão, oficializou a entrada do Plano, na Casa, que agora aguarda a análise da Comissão de Cultura da Assembleia para ser encaminhado ao Poder Executivo.
 
Após participar da audiência na presidência da Assembleia,o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), membro da Comissão de Cultura e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, levou o assunto para a tribuna. O parlamentar parabenizou a todos os conselheiros envolvidos na elaboração do Plano, que define as políticas culturais no estado nos próximos 10 anos. “Parabenizo a participação ativa e direta de todos os conselheiros do Conselho Estadual de Cultura, do poder público e da sociedade civil organizada, que tiveram papel fundamental na organização, elaboração e execução deste Plano; estamos realizando um sonho do setor cultural maranhense”, disse Roberto Costa durante discurso.
  
Conhecido por ser um porta-voz da cultura no Legislativo maranhense, Roberto Costa aproveitou para parabenizar a secretária Olga Simão pelo seu desempenho e a forma aberta e transparente com que vem tratando as questões culturais no estado. O parlamentar agradeceu ainda, pelo trabalho da professora do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e conselheira Ester Marques; como consultora técnica, a professora coordenou todo o trabalho de elaboração do Plano.
 
O documento, enviado à Assembleia em forma de Projeto de Lei, traduz o sentimento de diferentes grupos culturais de várias partes do Maranhão, já que seu planejamento contou com seminários, conferências, reuniões setoriais e fóruns regionais de cultura realizados nas cinco mesorregiões do estado.
 
O Plano passa a ser um componente imprescindível do Sistema Estadual de Cultura ao apresentar um conjunto de princípios, metas e estratégias que irão orientar o poder público na formulação de políticas culturais.
 
O Maranhão é o primeiro estado do país a apresentar o Plano Estadual de Cultura, gerando a expectativa de que seja aprovado, também rapidamente pelos membros da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad