IFMA PRORROGA INSCRIÇÕES DO MEDIO TEC ATÉ 21 DE JULHO - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 17 de julho de 2017

IFMA PRORROGA INSCRIÇÕES DO MEDIO TEC ATÉ 21 DE JULHO



Há 28 cursos disponíveis, oferecidos por 14 campi no estado
As inscrições para os cursos técnicos a distância, ofertados pelo Programa MedioTec foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (dia 21 de julho). São 4.500 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estudantes matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, respeitada a data de 21/07.
Há 28 cursos disponíveis, oferecidos por 14 campi no estado. Os alunos, no entanto, podem escolher o polo presencial em 27 municípios. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por portal do IFMA, no endereço www.ifma.edu.br
Após a seleção, os estudantes pré-matriculados receberão uma carta de encaminhamento (documento a ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec), via e-mail, na qual constarão os prazos e as informações para a confirmação de sua matrícula, que deverá ser feita – pelo aluno e de posse da carta – no campus do IFMA que irá coordenar o curso.
As aulas se iniciam em 14 de agosto e os cursos tem carga horária definida entre 800 horas e 1.200 horas, com previsão de duração de um ano e meio a dois anos. O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.
Haverá encontros presenciais, realizados em turno diferente do qual o aluno estuda na escola de ensino médio, pela manhã ou tarde, nos municípios de Açailândia, Aldeias Altas, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Ceilândia, Coelho Neto, Codó, Estreito, Guimarães, Igarapé Grande, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paraibano, Pinheiro, Presidente Vargas, Santa Helena, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Senador Alexandre Costa, Timon e Zé Doca.
O programa MedioTec EAD
Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.
Os encontros presenciais serão realizados em turno diferente do qual o aluno estuda na escola de ensino médio, pela manhã ou tarde.
O MedioTec EaD é destinado aos alunos regularmente matriculados no ensino médio das Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica na modalidade de educação a distância concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.
Confira a totalização de vagas por curso ofertado:
AMBIENTE E SAÚDE
· Meio Ambiente – 150 vagas
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
· Tradução e interpretação de libras – 50 vagas
PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
1) Alimentos – 50 vagas
2)Agroindústria – 100
PRODUÇÃO INDUSTRIAL
· Análises químicas – 50 vagas
· Química – 50
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
1) Manutenção e suporte em informática – 100 vagas
2) Redes de computadores – 150
3) Informática para internet – 150
4) Informática – 700
GESTÃO E NEGÓCIOS
· Administração – 50 vagas
· Finanças – 50
· Logística – 50
· Qualidade – 50
· Cooperativismo – 250
CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
· Automação industrial – 50 vagas
· Eletrônica – 50
· Eletroeletrônica – 50
· Eletrotécnica – 50
· Eletromecânica – 50
· Manutenção de sistemas metroviários – 100
TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
· Agenciamento de viagem – 200 vagas
· Guia de turismo – 200
· Lazer – 200
· Cozinha – 300
· Restaurante e bar – 350
· Hospedagem – 450
· Eventos – 450
O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad