GOVERNADOR DIALOGA COM BISPOS DO MARANHÃO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 10 de julho de 2017

GOVERNADOR DIALOGA COM BISPOS DO MARANHÃO SOBRE QUESTÕES SOCIAIS

O governador Flávio Dino recebeu os bispos do Maranhão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante toda a manhã desta segunda-feira (10), no Palácio dos Leões. O diálogo contou com a presença de vários secretários de Estado e teve como objetivo a reflexão acerca dos problemas sociais e propostas para a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

A reunião teve início com uma extensa apresentação sobre as ações do Governo voltadas para o desenvolvimento social e diminuição das desigualdades. O governador Flávio Dino expôs resultados de programas como Escola Digna, Bolsa Escola, e todo o conjunto de iniciativas na área da educação, além dos vultuosos investimentos em saúde – construção de hospitais, aquisição de mais de 100 ambulâncias e implantação da Casa Ninar – segurança, sistema penitenciário e agricultura familiar.

Flávio Dino classificou o diálogo como “longo e produtivo” e enfatizou a importância dos bispos do Maranhão na reflexão sobre os problemas sociais e na construção de propostas. A reunião faz parte da política do Governo do Estado de interlocução com os mais diversos setores da sociedade para elaboração das políticas públicas.



O arcebispo de São Luís e presidente da CNBB Regional Nordeste, Dom José Belisário da Silva, disse que essa foi uma importante oportunidade para os bispos conversarem com o Governo do Estado sobre as questões do Maranhão. “Para nós interessa toda essa situação e sabidamente. Temos grandes problemas sociais e econômicos e nós da Igreja Católica acompanhamos essas questões. Então da nossa parte estamos abertos a um diálogo franco, objetivo”, pontuou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, reiterou que o governador tem mantido diálogo permanente com diferentes setores da sociedade. “E um desses que ele considera importante são os bispos da Igreja Católica, pelo compromisso que eles tem com as questões sociais do nosso estado, com a opção preferencial pelos mais vulneráveis, mais pobres, que coincide com o ponto de vista do Governo”, afirmou.

Maranhão Solidário

O secretário de Relações Institucionais, Luis Carlos Porto, apresentou aos representantes da CNBB o programa Maranhão Solidário, que consiste na confecção de Editais de Chamada Pública com o objetivo de auxiliar as entidades sociais do Maranhão, em especial as ligadas às igrejas católicas e evangélicas. “Nossa intenção é criar unidade para a realização de projetos comuns”, explicou.

Participaram da reunião os bispos diocesanos de Bacabal, Dom Armando Gutierrez; Pinheiro, Dom Elio Rama; Balsas, Dom Enemésio Lazzaris; Carolina, Dom José Soares; Brejo, José Valdeci Mendes; Grajaú, Rubival Cabral Britto; Viana, Dom Sebastião Duarte; Imperatriz, Dom Vilson Basso; além do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, do bispo emérito de Viana, Dom Xavier Gilles, da secretária executiva da CNBB Nordeste, Martha Bispo, e do administrador da Diocese de Caxias, padre José Marques
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad