ESTUDANTES DE VITORINO FREIRE FAZEM TOUR EDUCATIVO EM SÃO LUÍS - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ESTUDANTES DE VITORINO FREIRE FAZEM TOUR EDUCATIVO EM SÃO LUÍS

Um passeio educativo e cheio de descobertas pelas ruas do Centro Histórico e espaços culturais de São Luís é a proposta do Tour Jovem Cidadão, que nesta sexta-feira (15) levou 40 estudantes do município de Vitorino Freire para conhecer mais sobre a cultura e história maranhenses. 

Em sua quarta edição, o Tour Jovem Cidadão teve início às 9h, com um passeio pelas ruas, praças e mercados do Centro Histórico, embalado por muita música e informações sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. 

Após o passeio, os estudantes assistiram a um filme sobre a história e cultura do Maranhão. Depois, o grupo seguiu o roteiro do tour e visitou o Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural.



 

A segunda visita da manhã foi à Biblioteca Benedito Leite, onde os alunos conheceram o acervo bibliográfico e aprenderam um pouco sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas.

Cada espaço visitado era uma descoberta para os jovens de Vitorino Freire, caso da estudante Viviane Machado. “Estou muito feliz pela oportunidade de estar vivendo esse momento de conhecer todas essas histórias e esses lugares”, comentou. 

A estudante Júlia Oliveira também se mostrou encantada pelo que viu no passeio. “Já vim a São Luís outras vezes, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer esses espaços. Com certeza vai ficar na minha memória”, disse.

No período da tarde, os jovens visitaram a Casa do Maranhão e a Casa de Nhozinho, onde fizeram uma verdadeira viagem no tempo por meio dos objetos históricos que os dois equipamentos culturais guardam. 

Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. 

A quarta edição do Tour Jovem Cidadão 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

Tour Jovem Cidadão
O projeto, voltado para alunos da rede estadual de ensino, é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Juventude (Seejuv), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Cultura e Turismo (Sectur) e Desenvolvimento Social (Sedes). 

A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira explicou que o principal objetivo do projeto, ao aliar turismo e educação, é democratizar o acesso a equipamentos culturais aos jovens.

“O nosso objetivo maior é criar essa relação dos estudantes com o turismo educativo e esse sentimento de pertencimento dos mesmos com a história do Maranhão. Temos percebido, a cada edição, a agregação de valores da educação, da inclusão e da valorização da cultura e história do nosso estado”, destacou Tatiana.

Visitantes
Com a edição de Vitorino Freire, chega a mais 960 o número de jovens já beneficiados com o turismo educativo proporcionado pelo Tour Jovem Cidadão em 2017. 

Até o fim do ano, serão realizadas mais 13 edições. Com 40 jovens por município, serão atendidos até o final de 2017, mais de 2 mil jovens maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad