INMEQ INICIA VERIFICAÇÃO DE BARREIRAS E RADARES NAS BR'S DO MARANHÃO - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 12 de setembro de 2017

INMEQ INICIA VERIFICAÇÃO DE BARREIRAS E RADARES NAS BR'S DO MARANHÃO

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, iniciou hoje a verificação metrológica periódica de 92 radares e barreiras eletrônicas instaladas ao longo das rodovias federais no Maranhão.

Os trechos a serem fiscalizados são os das BRs  135, 316, 010, 222 e 230, compreendendo um total de 21 municípios. A verificação, que será realizada ao longo do mês de setembro, tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente, visando atender ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria 115/1998 do Inmetro.

Os equipamentos estão instalados ao longo das rodovias em trechos nos municípios de Bom Pedro, Bacabal, Codó, Santa Antônio dos Lopes, Caxias, Timon, Peritotó, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Buriticupu, Estreito, São João dos Patos, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras, Barão de Grajaú, Balsas e Riachão.

Os radares e barreiras eletrônicas foram instalados e são operados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que solicita ao Inmeq-MA a verificação metrológica anual.

“O trabalho do Inmeq-MA é constatar as condições de uso dos equipamentos para verificar a exatidão das medições”, explica o presidente do INMEQ-MA, Geraldo Carvalho Júnior. Após a verificação metrológica, o equipamento recebe selo, lacre e o laudo do órgão delegado do Inmetro comprovando que as marcações de velocidade estão corretasA instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estadas do Maranhão onde possuem povoados e cidades, e por consequência, reduzir o número de acidentes. As velocidades, dependendo do trecho, variam de acordo com estabelecido pelo DNIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad