OS ONZE ACUSADOS DA MORTE DO JORNALISTA DÉCIO SÁ IRÃO PARA JÚRI POPULAR - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

OS ONZE ACUSADOS DA MORTE DO JORNALISTA DÉCIO SÁ IRÃO PARA JÚRI POPULAR

O Juiz Osmar Gomes de Santos, titular da 1° Vara do Tribunal do Júri de São Luís informou na tarde desta segunda-feira (26) que os onze acusados de envolvimento na morte do jornalista Décio Sá em Abril do ano passado, serão julgados pelo júri popular.
JUIZ OSMAR GOMES
Os envolvidos são: Shirliano Graciano de Oliveira; Jhonathan de Sousa Silva (executor); Marcos Bruno Silva de Oliveira; José Raimundo Sales Chaves júnior, o “Júnior Bolinha”; os policiais Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros; Elker Farias Veloso; o capitão PM, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o “Fábio Capita”; Fábio Aurélio do Lago e Silva, o “Bochecha”; os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho, são acusados pelo crime de homicídio e formação de quadrilha.

Os suspeitos a partir de hoje terão cinco dias para recorrer da decisão do Juiz.

Além destes o advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro que também foi denunciado pelo Ministério Público, mas teve o caso desmembrado dos demais acusados. No dia 9 de setembro ele vai participar da audiência de instrução do processo na 1° Vara do Tribunal do Júri que deveria ter acontecido no este mês, mas foi suspensa por liminar expedida pelo desembargador José Luiz Oliveira de Almeida.

O Crime


O crime aconteceu no início da noite do dia 23 de abril do ano passado, logo após a chegada de Décio Sá ao Restaurante Estrela do Mar, na Avenida Litorânea (Praia de São Marcos), como costumeiramente fazia. Ele havia sentado a uma mesa quando foi surpreendido pela chegada de um homem que se dirigiu ao banheiro e quando voltou, ficou de frente para o jornalista e sacou de uma pistola PT-380. 

Ao ver o homem empunhando a arma, o jornalista Décio chegou a perguntar: "O que é isso rapaz?". O jornalista foi morto com cinco tiros disparados pelo pistoleiro. O assassino fugiu subindo uma duna onde foi visto por alguns evangélicos, que ali faziam uma vigília de orações. Chegou à avenida na parte superior e desapareceu.

As polícias Civil e Militar deram início imediato às investigações. Dois dias depois o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, anunciou a criação de uma comissão de delegados especializados para proceder as investigações, composta por Jeffrey Furtado, Maymone Barros, Guilherme Sousa Filho, Roberto Wagner, Roberto Larrat e Augusto Barros.

Tramitação


O Ministério Público fez denúncia contra os 12 acusados da morte do jornalista e blogueiro  Décio Sá que foi recebida pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís em 28 de agosto de 2012, sendo iniciada a instrução no dia 28.01.2013, com a presença das testemunhas e de oito dos 12 acusados, sendo suspensa em virtude da medida liminar concedida em habeas corpus, posteriormente confirmada, garantindo à defesa do acusado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro aditar a resposta à acusação. 

As audiências foram resignadas para o mês de maio de 2013. No primeiro dia (06) o juiz Márcio Castro Brandão, que respondia na época pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, e que presidiu a audiência, decidiu pelo desmembramento do processo em relação ao acusado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro. De 06 a 17 de maio foram ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação dos outros 11 acusados. De 03 a 07 de junho, interrogados os acusados, exceto Shirliano Graciano de Oliveira (réu foragido) e Ronaldo Henrique Santos Ribeiro (responde a processo separado dos demais acusados).

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad