janeiro 2016 - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 30 de janeiro de 2016

TJ DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE RIBAMAR ALVES

10:00 0
O desembargador Froz Sobrinho, plantonista de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Maranhão deste fim de semana, decidiu em audiência de custódia realizada na noite de sexta-feira (29), determinar a prisão preventiva do prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves. Ele foi preso em flagrante pela polícia acusado de estupro contra uma jovem de 18 anos. Pelo cargo que ocupa, o prefeito tem prerrogativa de foro privilegiado, respondendo diretamente ao TJMA.
De acordo com a decisão, ficaram provados, neste momento, os indícios de autoria e materialidade da conduta delitiva do prefeito Ribamar Alves. “Os fatos relatados e as provas juntadas não trazem dúvida quanto à conduta delitiva do custodiado. […] Embora o custodiado sustente que tenha havido consentimento da vítima, os depoimentos da mesma e de uma testemunha seguem direção contrária”, pontuou o desembargador Froz Sobrinho durante a leitura de sua decisão. Durante a audiência, o custodiado ratificou o depoimento dado à polícia, no qual confirmou ter tido relação sexual com a vítima.
Segundo o magistrado, as medidas cautelares previstas no Artigo 319 do Código Penal “são insuficientes”, visto que o crime de estupro é de “hediondez extrema”, podendo ser efetivado não apenas com violência física, mas também moral. O desembargador Froz Sobrinho lembrou, ainda, juntando certidão aos autos, de condenação criminal já existente e transitada em julgado contra o prefeito José de Ribamar Alves, caracterizado pelo Artigo 61 da Lei de Contravenção Penal, ao ter tentado beijar à força uma juíza de Direito da Comarca de Santa Inês.
A prisão preventiva foi justificada, também, com o objetivo de evitar reiteração da prática delitiva do custodiado, em face do interesse público, sendo ela imprescindível. A decisão seguiu o parecer do Ministério Público, representado na audiência pela procuradora Terezinha de Jesus Anchieta.
O prefeito Ribamar Alves foi preso na manhã de sexta-feira (29), em sua residência na cidade de Santa Inês. Ele prestou depoimento em São Luís na Secretaria de Segurança Pública durante toda a tarde.
Blog do Gilberto Léda
Leia Mais

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ROBERTO COSTA LEVA GRUPO BICHO TERRA PARA O BLOCO VEM COM AS JADES

20:15 0
No próximo sábado, dia 06 de fevereiro, o deputado estadual Roberto Costa levará atrações artísticas para o 3º ano do bloco Vem com as Jades, de Bacabal. Com o apoio do parlamentar, o carnaval deste ano terá a participação especial do grupo Bicho Terra, Máquina de Descascar Alho e Banda Los Magos.

“Este ano, trarei para o bloco para homenagear os 5 anos de existência das Jades com a animação que elas merecem do Bicho Terra e Los Magos para este carnaval”, afirmou o deputado.

A concentração será às 16h, em frente ao Sesi. O percurso do bloco passará pelas ruas Nascimento Moraes, Maranhão Sobrinho e Cloves Miranda, encerrando a folia em frente ao Vanguard.

A coordenadora do projeto, Vanusa Bacelar, estava também comemorando o seu aniversário na confraternização e elogiou a iniciativa do padrinho do projeto. “O apoio do deputado Roberto Costa é sempre muito importante. Há quatro anos ele vem nos ajudando em tudo que precisamos e espero que esta parceria perdure”, disse.
Leia Mais

POLICIAIS MILITARES DO CPAM-3 PRENDE ACUSADOS DE ASSALTO, APREENDEM DUAS ARMAS DE FOGO NA BARREIRA DA ESTIVA E CAPTURAM FORAGIDO DA JUSTIÇA.

08:22 0
Mais uma arma de fogo é tirada de circulação por policiais militares do 21º BPM/Cpam-3. O fato mais uma vez ocorreu como parte da operação Malha Protetora. Por volta das 14horas, de ontem, 28, no Km-23 da Br-135 na barreira da Estiva.


Foi preso por porte ilegal de arma de fogo, Arias Penha Serra, 39, residente no povoado de Ilha Verde, Matinha. Em sua posse a PM encontrou um revolver, calibre. 38mm, Rossi, com 05 (cinco) munições intactas. Arias foi apresentado no plantão do 12º DP.


Por volta das 09h10 do dia 28, policiais militares do 21º BPM/Cpam-3, como parte da Operação Malha Protetora, quando faziam abordagens no Km 2, Bairro Estiva, encontraram em posse de Alex da Silva, um revólver, calibre .38, Taurus, sem munição.


Alex foi conduzido ao distrito policial para as providencias que o caso requer.

Policiais Militares do Tático Móvel (GTM/1º BPM/Cpam-3) faziam rondas pelo Bairro Mauro Fecury II, quando avistaram no interior de um coletivo duas pessoas suspeitas. De imediato retornaram e resolveram fazer uma abordagem ao mesmo. No ato foram informados por passageiros que os dois suspeitos ao perceberem a presença da viatura teriam descido e seguido em direção a Mauro Fecury II.

Que começaram a diligenciar no sentido do localizar e revistar os acusados. Que conseguiram localizar a dupla e que na revista foram identificados como CSF, 16, residente no Anjo da Guarda e EPS, 17. Com os mesmos foram encontradas 02 (duas) facas, 01 (um) relógio e 01 (um) pulseira.


Após vários dias de investigação e centenas de denuncias de tráfico de drogas, o Grupo de Serviço Avançado (GSA/1º BPM/Cpam-3), prendeu na noite do dia 26, na praça das Mangueiras, Gapara, Wedson Marcos Pereira, conhecido como “Negão”. No momento em que foi abordado, Negão, ainda tentou empreender fuga, pulando um muro, sendo em seguida capturado.


Após pesquisa, foi constatado que em desfavor de Negão, existem dois mandados de prisão em aberto, um por homicídio e outro por tentativa.
Leia Mais

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DEPUTADO JOÃO MARCELO SOUZA PRESTIGIA SOLENIDADE QUE ELEGEU OS NOVOS DIRIGENTES DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PMDB EM SÃO LUÍS

21:07 0

Em uma solenidade repleta de correligionários e lideranças, o Vereador Fábio Câmara assumiu o comando do diretório municipal do PMDB em São Luís, tendo como Vice o Superintendente da FUNASA, André Campos. Câmara substituiu o Deputado Estadual Roberto Costa, que transferiu seu domicílio eleitoral para Bacabal (MA).

A eleição aconteceu nesta quinta - feira (28.01) pela manhã, na sede do partido no bairro do São Francisco; no evento que contou com a presença de lideranças peemedebistas importantes, como os Senadores João Alberto Souza, Pres. Estadual do PMDB-MA, e Édson Lobão Filho; e o Deputado Federal João Marcelo Souza, além do Vice-Presidente do Diretório Estadual do partido, Remi Ribeiro.
De São Paulo, a ex-governadora Roseana Sarney falou por telefone, parabenizando os novos dirigentes.
Para o Dep. Federal João Marcelo Souza, o momento é de união em prol dos melhores projetos para o Estado e a capital maranhense:
"Viemos prestar nosso apoio ao novo dirigente Fábio Câmara, em demonstração do momento de união do nosso partido. Sobre a eleição municipal ainda é cedo para qualquer análise, mas teremos um projeto consistente e focado nas políticas públicas prioritárias para a cidade", ressaltou o Deputado.
Leia Mais

"O MARANHÃO TODO SE ARREPENDE" DIZ LOBÃO SOBRE ELEIÇÃO DE FLÁVIO DINO

17:49 0
O senador Edison Lobão Filho fez hoje (28), após a eleição do novo comando do PMDB em São Luís, novas críticas à gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) à frente do Executivo.
Adversário do comunista na eleição de 2014, o peemedebista disse que os maranhenses hoje se arrependem de ter eleito Dino governador.
“O Maranhão hoje todo se arrepende do que aconteceu há um ano. O destino do Maranhão teria sido outro se o PMDB estivesse no comando do Governo do Estado. Infelizmente o povo sofre no interior, na nossa capital, pela falta de um governo”, declarou.
Lobão Filho acrescentou que, com a derrota nas urnas, houve apenas uma “ruptura temporária” no protagonismo do PMDB na política local. Ele avalia que o partido volta mais forte em 2018, após o resultado das eleições municipais.
“Durante muitos anos demos nossa contribuição efetiva na condução do estado do Maranhão. Nas últimas eleições, houve uma pequena ruptura temporária nesse processo”, completou. (Blog Gilberto Léda).
Leia Mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ENCAMINHA A PREFEITURAS E CÂMARAS RECOMENDAÇÕES SOBRE PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

17:31 0
O Ministério Público do Maranhão emitiu, no mês de janeiro, Recomendações para que as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores do Maranhão adotem providências quanto ao funcionamento do Portal da Transparência.
As medidas visam a dar cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000), que determina que os entes da Federaçãodivulguem, em tempo real, por meio eletrônico de acesso ao público (internet), informações detalhadas de todas suas receitas e despesas efetuadas.
Para alguns entes, o documento do Ministério Público orienta que o Portal da Transparência seja criado, uma vez que nessas localidades eles não existem, e para outros que esse instrumento seja adequado à Lei 101/2000.
Nas Recomendações, os gestores são alertados para o fato de que, em caso de descumprimento, poderão ser adotadas medidas judiciais, inclusive com a responsabilização por ato deimprobidade administrativa.
Já receberam as Recomendações as Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios de Chapadinha, Mata Roma, Vitorino Freire, Altamira do Maranhão, Brejo de Areia, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, Buriti Bravo, Santo Antônio dos Lopes, Governador Archer, Capinzal do Norte, Santa Luzia, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Santana do Maranhão, São Domingos do Maranhão, São Pedro d’Água Branca, Arame, Tasso Fragoso, Barreirinhas e Sucupira do Norte.
TRANSPARÊNCIA
No documento, que é comum a todos os entes, os membros do Ministério Público enfatizam que “a transparência fiscal deve ser assegurada a todo cidadão e instituições da sociedade para que possam exercer o controle e fiscalização dos recursos públicos”.
Para que esse princípio da administração pública seja obedecido, observam que os portais devem conter informações sobre os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução das despesas, licitações realizadas, receitas das unidades gestoras, além dos planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias, entre outros documentos, que devem ser atualizados de forma permanente.

PROGRAMA INSTITUCIONAL

Essas providências dos membros do MPMA integram um conjunto de medidas do programa institucional "O Ministério Público na Defesa da Transparência Pública – Município Transparente, Garantia de Acesso à Informação", lançado pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, no dia 7 de janeiro.
Os promotores de justiça que atuam nas áreas da defesa do patrimônio público e da probidade administrativa foram orientados a emitir as Recomendações para a cobrança da implantação dos portais da transparência nos municípios maranhenses.
Durante o lançamento do programa foram apresentados os resultados da Escala Brasil Transparente (EBT), feita pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Ministério Público de Contas e o MPMA, nos 217 municípios maranhenses.
A avaliação verificou os portais da transparência e os serviços de informações ao cidadão, aferindo o grau de adesão à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Acesso à Informação.
Leia Mais

SENARC PRENDE MAIS UM TRAFICANTE NA GRANDE SÃO LUÍS

12:39 0
A Polícia Civil, por meio da SENARC prendeu em flagrante delito na manhã de hoje (28/01) o indivíduo ADILSON DE JESUS FREITAS LEITE, vulgo "PEDAÇO",44 anos de idade,pela prática do crime de tráfico ilícito de drogas.


 

A prisão ocorreu após cumprimento ao mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Central de Inquéritos, realizado na casa do autuado,localizada na rua principal do bairro Tibirizinho, nesta cidade, local onde foram encontradas várias pedras de crack,pesando aproximadamente um quilo, e também um revólver,marca Taurus, calibre 38,dez munições do mesmo calibre e uma balança digital de precisão. 

Durante a operação foi apreendido ainda um veículo Hilux, possivelmente adquirido como produto do crime, já que o preso em alusão não tinha fonte de renda lícita. ADILSON já foi preso por receptação qualificada,no ano de 2013,após adquirir uma pistola calibre .40,subtraída de um policial militar.
Leia Mais

ROBERTO COSTA DECLARA VOTO PELA REELEIÇÃO DE HUMBERTO COUTINHO

04:30 0
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) declarou hoje (28), em conversa com o titular do blog, que apoia a proposta de reeleição do presidente e do vice da Assembleia Legislativa, deputados Humberto Coutinho (PDT) e Othelino neto (PCdoB), respectivamente.

O peemedebista diz que também concorda com a proposta de antecipação da eleição da Mesa Diretora.
Segundo ele, já “existe um sentimento” consolidado entre os parlamentares quanto às duas propostas.
“Não vejo objeção entre colegas para a recondução do deputado Humberto e do deputado Othelino”, disse.
Costa acrescentou que tem conversado com outros deputados e colhido a impressão de que o processo se dará de forma tranquila.
“O sentimento dos colegas com quem tenho conversado é de total aceitação aos nomes dos dois e, por isso, não deve haver problemas para a antecipação, nem para a reeleição”, completou.(Blog Gilberto Léda).
Leia Mais

BANDIDOS FAZEM A FESTA NO INTERIOR E FLÁVIO DINO PASSEIA EM HELICÓPTERO DO GTA

04:00 0
Bandidos continuam a dar as cartas no interior maranhense, explodindo caixas eletrônicos e cometendo assaltos a bancos.
Em São Luís, ônibus são assaltados quase que diariamente.
Mas o governador Flávio Dino (PCdoB) prefere desfalcar o setor de Segurança Pública de um dos seus principais equipamentos; o helicóptero do GTA.
Mesmo com um contrato milionário de uso de aviões e helicópteros da empresa Heringer Taxi Aéreo, o comunista só se desloca ao interior a bordo do aparelho do GTA, como nesta viagem a Caxias.
Com atitudes como essa, soa cínica aos ouvidos da população declarações do governador de que “dará novos passos na segurança pública”.
E tome violência…
Blog Marco Deça
Leia Mais

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

PRÉ CANDIDATOS, FÁBIO CÂMARA E ANDRÉ CAMPOS COMANDARÃO O PMDB EM SÃO LUÍS

20:13 0
O vereador Fábio Câmara e o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Maranhão, André Campos, assumem amanhã (28) o comando do Diretório Municipal do PMDB em São Luís.
Câmara será o presidente; André Campos, vice.
Eles assumem em virtude da desconstituição da chapa originalmente eleita, que tinha o deputado Roberto Costa como presidente – este será candidato a prefeito em Bacabal – e o próprio Câmara como vice.
Companheiros na direção do partido, no entanto, Fávio e André Campos enfrentam uma guerra surda pelo posto de pré-candidato do partido a prefeito de São Luís.
O parlamentar já trabalha o projeto desde meados do ano passado, quando, no que tem o apoio declarado da ex-governadora Roseana Sarney (reveja).
André Campos, por outro lado, surgiu como opção de Roberto Costa ainda quando o partido discutia mais abertamente a possibilidade de aliança com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) – leia mais.
Com o arrefecimento desse debate, ele acabou permanecendo como alternativa à própria disputa majoritária.
Como a convenção que definirá o rumo do PMDB ocorrerá apenas em junho, cada um dos dois pré-candidatos terá pouco mais de quatro meses para se viabilizar.(Blog do Gilberto Léda).
Leia Mais

VÍDEO: POLÍCIA CIVIL COMBATENDO O TRÁFICO DE DROGAS EM BACABAL

18:47 0
Megaoperação de combate ao tráfico de drogas em Bacabal, desenvolvida e comandada pelo delegado de Polícia Civil Bruno Figueiredo Aguiar, e a investigadora Naiana Moura, realizada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27) cumpriu mandados de busca e apreensão em várias residências no bairro Trizidela que resultou na prisão em flagrante de  Raimundo Antonio Pereira, vulgo "Balanceiro", e sua esposa Rosilene Amorim da Conceição. Na residencia do casal foram apreendidas aproximadamente 800 cabeças de crack, a quantia de R$ 5.400,00, balança de precisão e outros objetos.  

Assista a reportagem completa de Romário Alves e André Luís da TV DIFUSORA canal 2 Bacabal.



Leia Mais

VÍDEO: APÓS PM AVERIGUAR INFORMAÇÃO EM RESIDÊNCIA QUE SERVIA PARA ABRIGO DE MARGINAIS 6 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS PARA O 1º DP

18:38 0
Policiais Militares de posse das informações repassadas pro Bruno Lima e Antônio Augusto, que na Vila Frei Solano teria uma residencia que servia de local para tramar ações delituosas, seguiram rumo ao local e na chegada foi constatada a veracidade da informação.

Francisco das Chagas, 23 anos; Francisco Rodrigues, 18 anos; Raimundo da Silva, 19 anos, e outros quatro menores de idade foram encontrados na residência consumindo drogas, todos eles foram conduzidos até a Delegacia do 1º Distrito Policial.

Veja todos os detalhes na reportagem abaixo:


Leia Mais

VÍDEO: PM PRENDE DOIS INDIVÍDUOS ACUSADOS DE ASSALTO

18:27 0
Policiais do 15º BPM prenderam na noite de ontem(26),na Br 316 próximo ao Bairro Alto bandeirantes os indivíduos identificados como Bruno Lima  e Antônio Augusto,após os mesmos praticarem assalto na cidade de Alto Alegre do Maranhão.

De acordo com informações dos policiais a dupla utilizava uma espingarda garruncha e que ainda efetuaram  disparos contra os PMs no momento da abordagem.

Bruno Lima e Antônio Augusto ainda no local informaram aos policiais que no bairro Frei Solano(Multirão) havia uma residência onde estariam omiziados outros elementos que também praticavam assaltos e que no mesmo local poderia ser encontrados objetos roubados.

Na delegacia do 1º DP o repórter Samuel David(O Pequeno Príncipe) entrevistou os dois elementos conduzidos, veja a reportagem abaixo:

Leia Mais

PAGAMENTO DE SERVIDORES ESTADUAIS SERÁ ANTECIPADO NESTE SÁBADO(30)

17:57 0
O Governo do Estado antecipará o pagamento do funcionalismo público estadual para o próximo sábado (30). A medida obedece determinação do governador Flávio Dino, de adiantar o pagamento dos servidores sempre que houver viabilidade financeira para o Estado.

O pagamento será realizado para mais de 110 mil servidores, entre ativos e inativos, que compõem a folha de pagamento do Estado. Conforme explica a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, apesar do calendário de pagamentos de 2016 apresentar sempre os dois primeiros dias úteis, do mês subsequente ao trabalhado, como referência para pagamento, as datas foram definidas como limite, contudo o Estado tem sempre atuado de acordo com a determinação do governador e vem antecipando sempre que possível.

Os contracheques são disponibilizados impressos para os servidores e, também, na versão digital, por meio do Portal do Servidor. Para acessar, é necessário apenas senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal do Servidor (localizada no Edifício ClodomirMilet, s/nº, térreo), ou pelos telefones (98) 3131-4191 ou 3131-4192.
Leia Mais

UFMA ABRE EDITAL PARA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

06:54 0
A Universidade Federal do Maranhão(UFMA) realizará concurso público para o preenchimento de cargos técnico-administrativos em educação para o quadro de pessoal permanente. As inscrições vão até o próximo dia quatro de fevereiro.
As vagas serão distribuídas entre os cargos de nível de classificação “D” e cargos de nível de classificação “E”. A taxa de inscrição para os cargos de nível de classificação “D” será no valor de R$ 54,00 e para os cargos de nível de classificação “E” a taxa será de R$ 91,00.
Para os candidatos que prestarem o seletivo para as vagas de nível de classificação “D” os cargos serão destinados aos profissionais de Assistente em Administração, Desenhista de Artes Gráficas, Técnico de Laboratório, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Som.
Os candidatos que decidirem prestar o concurso para as vagas de nível de classificação “E” os cargos serão voltados para os profissionais das áreas de Administrador, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário-documentalista, Diretor de Produção, Editor de Publicações, Engenheiro, Farmacêutico Bioquímico, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Químico, Regente, Secretário Executivo e Zootecnista.
Todos os candidatos aprovados serão deslocados nos campi situados em São Luís, Imperatriz, Chapadinha, Codó, Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e Balsas.
G1 MA
Leia Mais

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

LANÇADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DSTs/AIDS NO PERÍODO CARNAVALESCO

23:31 0
As festas momescas já se aproximam e para intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde, o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Saúde (SES), deu início à campanha de Carnaval 2016, com o tema: ‘Carnaval da prevenção acontece no Maranhão. Partiu, teste’, com ações voltadas ao público jovem entre 15 e 24 anos. A campanha será realizada em parceria com as regiões de saúde e prefeituras municipais por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Coordenações Municipais DSTs/AIDS e Hepatites Virais.

A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS) cerca de três milhões de preservativos (masculino e feminino) que já foram distribuídos em todos os municípios do estado. Nesse período de intensificação de ações de educação em saúde para a prevenção de DSTs/AIDS, o quantitativo é ampliado e distribuído em locais de maior vulnerabilidade.

Nesse sentido, o Departamento Estadual de Atenção às DSTs/AIDS estará nos dias 27 a 29 de janeiro nos municípios de Santa Helena e Vitória do Mearim para ressaltar a importância da prevenção contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e outras doenças sexualmente transmissíveis.

As ações envolvem palestras educativas, blitz com a distribuição de folders, e orientações da prática sexual segura para segmentos de maior vulnerabilidade nos municípios. A SES distribuirá cerca de 500 mil unidades de preservativos, além de fazer exposição de cartazes e banners, alertando para o tema. O material será distribuído em instituições parceiras, blocos carnavalescos e agremiações, prostíbulos, postos de gasolina, dentre outros.

A escolha dos municípios para intensificação da campanha no Carnaval foi devido à relevância de novos casos nos últimos anos. Em Santa Helena, ao todo, foram 30 casos notificados de AIDS em 2015, de acordo com o Sistema Nacional de Notificação (Sinan). Em Vitória do Mearim foram 12 casos no mesmo período.

Municípios vizinhos dessas duas localidades também serão visitados. “A mensagem geral que o Estado pretende passar vai além da prevenção. Precisamos reforçar a esse público que é necessário fazer a testagem rápida do HIV e, em caso positivo, iniciar o tratamento, destacando o conceito de prevenção combinada, ou seja, camisinha+teste+medicamento”, explica o coordenador do Departamento Estadual de Atenção às DSTs/AIDS, Orlando Frazão.

O Maranhão apresenta 14.286 casos de AIDS notificados no período de 1985 a 2015, sendo 62,4% em homens, e 37,6% em mulheres. A faixa mais infectada ainda é de 25 a 49 anos, com um percentual de 84,9% do total de casos. Na faixa etária entre 13 e 19 anos, a prevalência é nas mulheres desde o início dos anos 2000. Em 2014 foram registrados no Maranhão, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 1.200 casos de AIDS em todas as faixas etárias. Em 2015 foram 505 casos.

Desde o início da epidemia no país, até ano passado, foram registrados 798.366 casos no Brasil. Houve queda no percentual de casos novos na população heterossexual, enquanto há registro de aumento na população homossexual, reforçando a necessidade de intensificar as ações de prevenção nesse público.
Leia Mais

ACUSADO DE PRATICAR ASSALTOS A ÔNIBUS NA GRANDE SÃO LUÍS É PRESO PELA PM

22:53 0
WELLIGTON DE MORAIS SOUSA JUNIOR "CANGOTE"
Foi preso na noite desta terça feira(26), pelo Serviço de Inteligência do 1º BPM- CPAM 3 sob o comando do Coronel Egídio Amaral o principal marginal acusado de cometer assaltos a coletivos na capital São Luís, Welligton de Morais Sousa Júnior vulgo "cangote" foi preso no bairro do Gapara zona rural da região metropolitana. 
REPRESENTAÇÃO DE PRISÃO TEMPORÁRIA

"Cangote" era procurado por toda a força de segurança pública do estado, contra o mesmo tinha uma representação de prisão temporária devido um assalto praticado por ele e mais outro indivíduo no dia 16 de setembro do ano passado onde por volta das 13:30hrs  adentraram ao coletivo no terminal da Praia Grande, e ali praticaram o roubo ao ônibus que fazia linha JANAÍNA/ RIOD na grande São Luís.

Leia Mais

VÍDEO: DE NOVO!!! HOMEM É PRESO APÓS TENTAR ABUSAR SEXUALMENTE UMA MENOR

22:23 0
VANDERLEI ALVES AROUCHE
O indivíduo Vanderlei Alves Arouche foi conduzido para a delegacia do 1º DP de Bacabal mais uma vez pela prática de tentativa de estupro, a ocorrência foi registrada pela PM na tarde desta terça feira(26), na rua das Cordonas no Parque Santa Clara onde o mesmo teria invadido uma residência e que se encontrava uma garota de aproximadamente 10 anos.

Na semana passada Vanderley foi conduzido para a delegacia pela mesma prática no mesmo endereço,não sendo  autuado por não ter sido preso em flagrante. De acordo com informações que foram repassadas ao titular deste blog, o acusado há vários dias vinha rondando a residência com intuito de tentar abusar da garota.

Vanderlei Alves Arouche já tem várias passagens na polícia, desta vez ele deverá ser autuado em flagrante pela delegada Fernanda Chaves e ser transferido para a Penitenciária de Piratininga onde ficará a disposição da justiça.

Assista a reportagem completa:

Leia Mais

CASOS DE MICROCEFALIA ATUALIZADOS NO MARANHÃO

22:05 0
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, nesta terça-feira (26), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já foram notificados 119 casos de bebês com microcefalia em 56 municípios. Dos casos apresentados, 44 mães apresentaram sintomas do Zika Vírus em algum período da gestação.

Os casos ocorreram nos municípios de Açailândia (1), Aldeia Altas (1), Amarante do Maranhão (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (3), Barreirinhas (1), Buriticupu (7), Buritinara (1), Campestre (1), Carolina (1), Caxias (1), Chapadinha (1), Codó (1), Coroatá (3), Cururupu (1), Davinópolis (1), Dom Pedro (2), Esperantinópolis (1), Fortuna (1), Governador Edson Lobão (1), Grajaú (1), Humberto de Campos (1), Imperatriz (7), João Lisboa (1), Lajeado Novo (1), Lagoa Grande (1), Lima Campos (1), Loreto (1), Mata Roma (1), Miranda (1),  Paço do Lumiar (1), Paraibano (3), Pedreiras (1), Pio XII (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Rosário (1), Santa Inês (2), Santa Rita (1), Santa Luzia (1), Santo Amaro (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (2), São José de Ribamar (4), São Luís (39), Senador La Roque (2), Timon (2), Trizidela do Vale (1), Turiaçu (1), Urbano Santos (1) e Viana (1).

Dentre os casos apresentados, um óbito ocorreu em São José de Ribamar.
Leia Mais

"AMANHÃ NÃO SABEMOS ONDE VAI EXPLODIR", DIZ ANDRÉA MURAD SOBRE ASSALTOS A BANCOS

20:29 0
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) comentou hoje (26), por meio de suas páginas nas redes sociais, os mais recentes casos de assaltos e explosões a agências bancárias no interior do Maranhão (veja mais) e se mostrou preocupada com a ousadia cada vez maior dos criminosos.
Para a peemedebista, a realidade dos fatos tem contrariado o discurso dos governistas.
“São milhares de pessoas prejudicadas com a suspensão de serviços essenciais, microempresários, pequeno agricultor, aposentados e muitos outros usuários. É mais de 1 explosão por dia no estado, como não se preocupar? Ontem as vítimas foram Araguanã e Maranhãozinho, hoje foi a vez de Paraibano, amanhã não sabemos onde a bomba vai explodir e, com certeza, nem a segurança pública do nosso Estado sabe, porque isso não a preocupa. Esse é o ‘Maranhão de Todos Nós’, dos assaltos, das explosões e da cidade [São Luís] na lista das mais violentas do mundo, é o Maranhão de Flávio Dino com seu discurso contrariado pela realidade dos fatos”, afirmou Andrea Murad.
Capital

Também por meio das redes, o deputado Sousa Neto (PTN) comentou a presença da capital maranhense, São Luís, entre as 50 cidades mais violentas do mundo – ocupando atualmente a 21ª colocação.
“Não adianta o governador tentar criar dados que só ele e o seu secretariado acreditam, a violência que assola o nosso Estado é nítida e pode ser comprovada em matéria publicada em vários portais de notícias nacionais, São Luís é a 21ª cidade MAIS VIOLENTA DO MUNDO e a 6ª cidade mais violenta do Brasil”, escreveu o deputado. (Blog do Gilberto Léda).
Leia Mais

EMPRESÁRIOS COMEMORAM REATIVAÇÃO DA ROTA DAS EMOÇÕES

20:08 0
A reativação da Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) foi recebida com comemoração por empresários do turismo do Maranhão.

Com atividades paralisadas desde 2012, a Agência foi retomada por meio do contrato assinando entre os governadores Flávio Dino, do Maranhão; Wellington Dias, do Piauí e Camilo Santana, do Ceará. A iniciativa vai garantir um conjunto de ações voltadas para o incremento do turismo nos 14 municípios nordestinos que integram a Rota das Emoções nos três estados.

A apresentação do destino turístico e a assinatura do consórcio entre os três estados aconteceram, nesta terça-feira (22), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Além de autoridades, também estiveram presentes empresários e representantes de entidades do setor. Um deles, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de São Luís, Paulo Coelho, estava feliz com a iniciativa. Para ele, a retomada dos trabalhos é a realização de um sonho.

“A gente sempre quis e lutou por isso há muito tempo. O apoio do poder público é um elo, uma engrenagem que vai ligar importantes pólos do turismo e todos os negócios relacionados ao setor. A reboque, ganhamos qualificação, desenvolvimento econômico, social. Sonhávamos com isso há muito tempo e agora é realidade”, declarou o presidente.

A Agência será composta por uma comissão formada por um integrante do Sebrae de cada estado, um representante das secretarias estaduais de turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, e um integrante que represente a esfera municipal dos envolvidos na Rota. Também ficou definido que cada um dos três estados ficará responsável pelo investimento de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,5 milhão, para investimentos em promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, qualificação da mão de obra do setor e o fortalecimento os municípios integrantes da rota.

Entre as primeiras ações, foram destacadas as divulgações da Rota em dois dos mais importantes eventos turísticos nos âmbitos internacional e nacional, a ITB Berlim e uma ação de promoção em São Paulo (SP). A diretora de receptivos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Ana Carolina Medeiros, avaliou positivamente as ações.

“A Feira de Berlim é uma das três mais importantes do mundo. Lá, agentes de todo o mundo apresentam novos destinos melhorias, avanços e estar lá vai trazer visibilidade internacional. É um avanço muito grande ter a Rota das Emoções na Alemanha, fazendo esse papel de promover o Brasil e obviamente os nossos três estados”, destacou a diretora.

Sobre a ação em São Paulo, Ana Carolina apontou o fato de o estado ser um dos principais polos de emissão de turistas como um dos acertos na estratégia adotada para divulgação. “São Paulo é o principal estado de onde recebemos turistas e estar lá é um apoio que certamente vai fazer toda a diferença”, avaliou.

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Leia Mais

PROGRAMA MAIS SEMENTES: INICIADA A DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE ARROZ E MILHO A AGRICULTORES MARANHENSES

20:03 0
O Governo do Maranhão iniciou a entrega de sementes de arroz e milho na segunda-feira, 25, como parte do Programa Mais Sementes. A Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural é a responsável pela distribuição aos agricultores, a partir dos dados coletados por meio do pré-cadastro de produtores realizado pela internet, iniciado no final do ano passado.

Os agricultores interessados em receber sementes de arroz, feijão, milho, hortaliças ou frutas acessaram o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e preencheram com seus dados pessoais e da propriedade em que será feito o cultivo, selecionando as variedades de cada cultura.

A distribuição será feita priorizando quem primeiro se cadastrou e as regiões onde já se iniciou o plantio e está sujeita à disponibilidade para cada região/município. Para os produtores que não puderam fazer o pré-cadastro, será possível fazê-lo nos pontos de distribuição e garantir assim as sementes. Todos os 217 municípios serão contemplados, com atenção especial aos pertencentes aos 30 menores IDH do estado, que receberam maiores quantidades.

“Estamos mobilizando os efetivos da Agerp em todo o estado para agilizar a entrega das sementes. O processo está encaminhado e os produtores podem começar a procurar as unidades regionais”, disse o presidente da Agerp, úlio César Mendonça.

Além de ter contribuído com o planejamento da aquisição e logística de distribuição das sementes, de maneira mais adequada às necessidades de cada região, o pré-cadastro de produtores permitirá um melhor acompanhamento e avaliação, já que cada agricultor apresentará os resultados obtidos a cada safra. “O Mais Sementes foi lançado pelo Governo do Maranhão para melhorar nosso abastecimento, levando mais comida para a mesa dos maranhenses e demonstrando nossa preocupação em pensar e gerir a agricultura no estado com o objetivo de aumentar a nossa produtividade, combatendo a pobreza e gerando renda”, reforçou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.
Leia Mais

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO COMPLETA 42 ANOS DE HISTORIA

19:59 0
A história do Estado do Maranhão está guardada e preservada no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O APEM foi fundado em janeiro de 1974, há exatamente 42 anos, com a finalidade de recolher, organizar, preservar e divulgar os documentos de valor histórico dos órgãos integrantes da administração direta e indireta do estado.

O acervo do Arquivo Público ou Arquivo da Secretaria Geral, como era anteriormente conhecido, passou por vários prédios antes de ser transportado para um casarão do século XIX que foi reformado para justamente acomodar documentações ligadas ao estado para sua atual sede, em 1978, localizado na Rua Nazaré, 218, Centro Histórico de São Luís.

O APEM atualmente tem sob sua guarda o maior acervo documental do estado, pois possui aproximadamente 2 km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

O acervo é dividido por dois setores o de Códices e Avulsos. O Setor de Códices reúne milhares de documentos encadernados como:  registro de patentes, registro gerais, alvarás, carta de datas e sesmarias, provisões, passaporte, leis e decretos, obras públicas, registros de terras entre outras documentações. Já o Setor de Avulsos reúne as documentações “soltas” que é constituída, em grande parte, de correspondências enviadas por autoridades aos governantes do Maranhão, Chefe de Polícia. Além da correspondência, destacam-se as séries: cartas de datas e sesmarias, cartas patentes, passaportes, mapas de nascimento, batismos, casamento entre outras.

O Arquivo Público do Estado do Maranhão também possui uma biblioteca de apoio com aproximadamente seis mil volumes, onde reúne livros, periódicos e outras publicações, incluindo publicações das áreas de Arquivologia. Além disso o APEM possui alguns conjuntos documentais incorporados ao acervo como os de: Arquidiocese, Câmara Municipal de São Luís, Delegacia de Ordem Política e Social e João Mohana.

Para facilitar a pesquisa de estudantes, pesquisadores, professores e de curiosos o APEM possui o programa de preservação dentro das técnicas e metodologia da conservação preventiva, controlando diversos fatores de deterioração de documentos provocadas por agentes biológicos, físicos, químicos e ambientais.

Hoje o arquivo possui um laboratório moderno e eficiente, onde realiza procedimentos de conservação dos documentos garantindo sua preservação para a posteridade. Os trabalhos de conservação e descrição dos documentos são realizados interruptamente. À medida que se realizam as descrições dos documentos, vão sendo produzidos os instrumentos de pesquisa: inventários, listagens, índices, catálogos, repertórios, edição de fontes e guias, os quais auxiliam e favorecem as pesquisas. Através do seu plano editorial, tem brindado a sociedade com publicações que se constituem em preciosas fontes para a historiografia maranhense.

Acervo Digital é a mais nova novidade do APEM, pois é maneira de facilitar o modo de pesquisa abrangendo o maior número de interessados possíveis, sendo eles pesquisadores ou simples curiosos. Foram digitalizados mais de 700 documentos com livros, editais e correspondência e 327 mil imagens. Equipamentos de altíssimas qualidades foram utilizados durante todo o processo de digitalização principalmente para dá clareza no momento da leitura, pois a maioria dos documentos são manuscritos e muito antigos.

No primeiro momento os arquivos serão disponíveis em Formato Portátil de Documento (PDF), que podem ser acessados de forma direta, através de links para cada conjunto de dos livros digitais ou simplesmente por meio do uso da ferramenta de busca.

No aniversário de 42 anos do Arquivo Público pretende-se evidenciar os seus feitos no decorrer dos anos. Está sendo realizada, em sua sede, uma exposição de banners especificando e descrevendo os setores constitutivos, folders institucionais e de eventos realizados, certificados, fotos e recortes de jornais.
Leia Mais

VÍDEO: DOIS HOMENS SÃO PRESOS COM CÉDULAS FALSAS NO POVOADO CAXUXA

08:44 1
Na manhã de ontem(25) foram apresentados na delegacia do 1º DP de Bacabal por Policiais Militares do 15º BPM, destacamento de Alto Alegre do Maranhão : Rafael Matos Correia e Jhonatan Ribeiro, com eles foram encontrados cédulas de R$ 100 falsas.

De acordo com a Polícia eles teriam repassado notas falsas na cidade de Bacabal, após receberem as informações Pms de Alto Alegre formaram uma barreira policial no Povoado Caxuxa local onde os mesmos foram abordados.  Rafael Matos Corrreia e Jhonatan Ribeiro relataram aos policias que estavam na região a negócio e que já iriam retornar para capital São Luís onde os mesmos residem.

Saiba mais na reportagem completa da Tv Diifusora canal 2 SBT Bacabal:

Leia Mais

OPOSIÇÃO DEVE IR À JUSTIÇA PARA GARANTIR EMENDAS DO CARNAVAL

08:21 0
Os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa estudam entrar com uma ação na Justiça para ter garantido o direito de indicar emendas ao orçamento do Governo do Estado para o Carnaval.
Diante das noticias de que o governador Flávio Dino (PCdoB) acordou com os aliados que cada um dos parlamentares terá direito a R$ 200 mil para ajudar as festividades carnavalescas nas suas bases, os deputados Adriano Sarney (PV), Andrea Murad (PMDB), Edilázio Júnior (PV) e Sousa Neto (PTN) devem recorrer mover um processo judicial para que lhes seja garantido o direito de também indicar municípios onde o recurso será investido.
O objetivo, revelam, é garantir isonomia de tratamento por parte do Executivo e evitar que se repita situação ocorrida em 2015, quando o governo liberou emendas de R$ 150 mil apenas para os deputados aliados.

“Ainda não decidimos. Estamos estudando, sim, essa possibilidade, em virtude das notícias de que o governo vai liberar essa ajuda para o Carnaval, de R$ 200 mil, segundo noticia a própria imprensa, mas contemplará apenas os aliados, aqueles que rezam na cartilha do governo”, declarou o deputado Edilázio Júnior.
No ano passado ele inaugurou esse tipo de ação, quando conseguiu na Justiça uma liminar obrigando o governador a pagar as emendas que ele indicou ao Orçamento de 2015. A decisão foi do juiz Clésio Coelho Cunha, respondendo pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.
Edilázio recorreu à Justiça após ter constatado tratar-se do único deputado reeleito no legislativo estadual, a não ter as suas emendas pagas pelo governo. A liminar  foi derrubada pelo desembargador Cleones Cunha, do Tribunal de Justiça, mas o deputado já recorreu ao plenário.
Isonomia
A O Estado, o deputado Adriano Sarney também avocou o princípio da isonomia para confirmar que pode recorrer à via judicial para garantir seu direito de indicar as emendas do Carnaval.
Segundo ele, o tratamento igualitário de lideranças políticas por parte do Governo do Estado foi uma das bandeiras do discurso de Flávio Dino até o dia da posse.
“Só o que pretendemos é garantir a prerrogativa de tratamento isonômico. Em um governo autointitulado republicano não deve existir diferenciação entre deputados”, comentou.(O Estado).
Leia Mais

VÍDEO: TRAFICANTE É PRESO COM 36 PEDRAS DE CRACK EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇÚ

00:13 0
Policiais Militares do 15º BPM do destacamento da cidade de Conceição do Lago Açu: Cabos Reizinho, Morais e Leucídes,  prenderam e apresentaram ontem(25) na delegacia de Bacabal, o  traficante Sebastião Martins  Silva, vulgo "Fubuí, com ele foram encontradas cerca de 36 pedras de crack.

De acordo com os policias o traficante já vinha sendo monitorado já algum tempo. O comandante do destacamento Cabo Reizinho falou à nossa reportagem:

Leia Mais

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

DELEGADO DA SEIC FALA SOBRE PRISÃO DE BANDO QUE ASSALTAVA AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO INTERIOR DO MARANHÃO

23:59 0
A Polícia Civil divulgou detalhes da operação que tirou de circulação suspeitos de explodir caixas eletrônicos do Banco do Brasil na cidade de Igarapé Grande, no início de janeiro desse ano. Por meio da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC), na manhã da sexta-feira (22), foram presos em Bacabal e Lago da Pedra: Francisco de Jesus Silva , vulgo “Titico”, de 24 anos; Marcos de Jesus Silva, vulgo ”Peba”, de 20 anos; Hilton Carlos Rodrigues da Silva, vulgo “DJ”, de 21 anos; Felipe Santos Silva, de 25 anos; Antônio de Macedo Brandão Filho, vulgo ”Lorão”, de 30 anos; e Antônio Henrique Marque de Sousa ,vulgo ”Chorin”, de 19 anos.
Toda a ação da Polícia Civil foi coordenada pelo delegado Tiago Bardal, o mesmo ainda destacou que logo após o crime, o bando se dividiu no objetivo de despistar as investigações da polícia, porém o plano não obteve êxito, pois equipes da SEIC e do Grupo de Resposta Rápida (GRT), estavam cientes que o bando se escondia nas cidades de Bacabal e Lago da Pedra, onde foram feitas as prisões.
Em entrevista por telefone concedida ao repórter Romário Alves da Tv Difusora canal 2 de Bacabal, o delegado da SEIC Tiago Bardal falou da desarticulação da quadrilha: ouça a entrevista completa

Leia Mais

LIDERANÇAS DO PMDB-MA REUNIDAS NA REGIÃO TOCANTINA

20:43 0
A Câmara Municipal de Imperatriz foi palco na última sexta - feira (22.01) de uma ampla reunião de lideranças políticas e correligionários do PMDB-MA, reunidos para a escolha do Delegado Assis Ramos como pré-candidato do PMDB-MA à Prefeitura de Imperatriz.

Entre as lideranças políticas do PMDB-MA estavam presentes o Senador João Alberto, o deputado federal João Marcelo Souza, o deputado estadual Roberto Costa, o primeiro vice-presidente do PMDB-MA Remi Ribeiro, além do Prefeito de Estreito Cicin e do Presidente do PMDB municipal de Imperatriz Dr. Antônio Leite, entre outros



Após discursos e uma coletiva de imprensa, o Delegado Assis Ramos, que tem um legado de trabalho importante contra o crime organizado na região, foi indicado como pré-candidato da legenda para disputar as próximas eleições municipais.


Para o Deputado Federal João Marcelo, o evento mostrou a união do PMDB no Maranhão e a importância que a região tocantina possui, como segunda maior cidade do Estado e de economia representativa:

"Imperatriz é uma região muito importante, e que  conta com um pré-candidato jovem e dinâmico para disputar o pleito municipal. Estamos trabalhando em prol dessa candidatura com muita convicção sobre a qualidade política, técnica e administrativa do Delegado Ramos", declarou João Marcelo Souza.

Em seu discurso, o pré-candidato Assis Ramos agradeceu a presença de todos e prometeu honrar essa indicação. O delegado elogiou também a atuação do Senador João Alberto quando este foi Governador do Estado e que, segundo Ramos, comunga dos mesmos ideiais em prol do combate contra a criminalidade.

"Me senti honrado em ter a nossa atuação elogiada e lembrada pelo Delegado Assis Ramos, que com certeza é uma excelente indicação do nosso partido para a futura disputa municipal. Os cidadãos de Imperatriz só têm a ganhar com esse jovem que está com muita vontade de trabalhar em prol do povo de Imperatriz, caso eleito futuramente", disse o Senador João Alberto.

No sábado (23.01) lideranças e correligionários se confraternizaram em um evento promovido pelo PMDB Jovem de Imperatriz, sob o comando do presidente Fábio Melo. O evento aconteceu no clube da FACIMP, com diversas atividades esportivas e de lazer.  
Leia Mais

Post Top Ad