HOSPITAL DE CÂNCER DO MARANHÃO COMPLETA DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HOSPITAL DE CÂNCER DO MARANHÃO COMPLETA DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO


Com uma programação voltada, principalmente, para a conscientização sobre formas de prevenção dos principais tipos de câncer diagnosticados no Estado, o Hospital de Câncer do Maranhão - Dr.Tarquínio Lopes Filho (HCTLF), comemorou nessa quinta-feira (25), dois anos funcionando. A unidade é considerada referência no atendimento especializado de pacientes oncológicos dentro da Rede Estadual de Saúde.



A ‘1ª Ação de Combate ao Câncer’, alusiva ao aniversário do hospital, aconteceu de 9h às 17h, na Praça do Sol, no Tropical Shopping. Uma equipe multiprofissional de diferentes setores da unidade esclareceu a população a respeito do câncer de colo de útero e próstata – de maiores incidências no Maranhão - câncer de mama, pênis e pulmão. “Atuamos no tratamento de alta complexidade, mas sabemos que o mais eficaz e custo-efetivo é a prevenção. Por isso, pensamos nessa ação para alertar a respeito dos tipos de câncer, principalmente, os mais recorrentes e que podem ser prevenidos”, alertou o médico oncologista e diretor-geral do HCTLF, José Maria Assunção.

Segundo o médico, 80% dos casos de câncer ocorrem devido a fatores como o tabagismo, obesidade, dieta rica em alimentos industrializados, sedentarismo, exposição inadequada ao sol, e apenas 10% dos cânceres são decorrentes de fatores hereditários. “Qualquer pessoa pode ser orientada sobre como as mudanças de estilo de vida e de alguns hábitos nocivos à própria saúde tem enorme impacto e reduz a possibilidade de adquirir a doença”, completou o diretor.

Na ação, foram expostas algumas telas produzidas na terapia ocupacional por pacientes em tratamento na unidade. Também foram realizados exames de testagem rápida de hepatites, em parceria com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, imunização, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), avaliação e orientação nutricional, em parceria com a Coordenação de Estágio do Curso de Nutrição da Faculdade Estácio e cadastro de doadores de medula óssea, coordenado pela equipe do Hemomar. A Fundação Antônio Brunno também esteve presente como apoiadora da ação.

A estudante universitária Jamille Oliveira, de 27 anos, aproveitou a oportunidade para se cadastrar no banco de doadores de medula óssea. “É maravilhoso poder comemorar fazendo o bem para outras pessoas, que podem ser alguém da minha família, ou um desconhecido. Vemos muita gente doente precisando do pouco que podemos doar e que pode fazer toda a diferença na vida deles”, disse Jamille.

A dona Maria Zizi dos Santos, de 63 anos, também fez questão de ouvir as orientações e usufruir dos serviços oferecidos. “Todos que estão passando por aqui param para entender um pouco sobre o câncer e aproveitar para fazer uma checagem na saúde. Espero que eles sempre escolham comemorar dessa forma, ajudando a quem precisa”, pontuou. 

Comemoração
A data é significativa por marcar o início de uma nova história para os pacientes em tratamento do câncer no Maranhão. “Toda a equipe do HCTLF está empenhada em realizar um tratamento eficaz no combate ao câncer, não só na parte técnica, como a cirurgia minimamente invasiva, ou a quimioterapia de última geração, mas, sobretudo, oferecendo um atendimento humanizado, capaz de dispensar mais atenção ao paciente e fazer com que ele possa aderir melhor o tratamento, potencializando os resultados”, ressaltou o diretor.

Nos últimos dois anos foram realizadas no hospital 11.076 sessões de quimioterapia, 2.502 cirurgias, 52.765 consultas ambulatoriais e 11.689 internações. O hospital realiza por mês mais de 1.700 tomografias computadorizadas, além de outros procedimentos diagnósticos, como mamografias, biópsias de próstata, mama e tireóide. Dentre os avanços recentes na assistência, estão a Neurocirurgia Oncológica e a Cirurgia Oncológica Minimamente Invasiva, realizada através de videolaparoscopia e videotoracoscopia, com incisões mínimas e rápida recuperação do paciente portador de câncer.

O HCTLF oferece todas as especialidades envolvidas no tratamento do câncer, com uma experiente equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais, dedicados à assistência integral ao paciente oncológico e que garantem os excelentes resultados obtidos. Para suprir ainda a demanda dos pacientes que precisam do serviço de radioterapia, está prevista para o mês de setembro, a construção de um bunker para instalação de um acelerador linear de última geração que viabilizará o procedimento na unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad