Em todas as regiões, o Governo do Maranhão tem investido para fazer do Viva um órgão mais presente, mais acessível e com mais capacidade de atendimento. As reestruturações mais recentes nas unidades instaladas nos municípios de Balsas, São Bento e Bacabal têm contribuído para melhorar o acesso da população aos serviços da cidadania. Anteriormente, as unidades de Viana, Santa Inês, Carolina, Imperatriz e Açailândia também foram totalmente reformadas para melhor atender e garantir um ambiente digno para os servidores.
Em Bacabal, maior cidade da região do Médio Mearim, a unidade do Viva ganhou uma nova estrutura mais moderna e confortável, que oferece os serviços de emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), encaminhamento ao mercado de trabalho, com o suporte do Sistema Nacional de Emprego(Sine) e seguro desemprego, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas do NIT, PIS/PASEP, bolsa família, inscrições em concursos, informações sobre a Junta Militar e ponto de atendimento da Junta Comercial do Maranhão (Jucema).
Além dos novos serviços, a mudança do Viva em Bacabal para um novo prédio de propriedade do Estado, representa economia de recursos públicos ao extinguir os gastos com aluguel.
Para a coordenadora do Viva em Bacabal, Samara Morais, a reforma da unidade contribuiu tanto para a melhoria do ambiente de trabalho dos servidores e para o bem estar dos cidadãos. “Na antiga unidade, chegamos a passar mais de dois anos sem água e sem ar-condicionado. Agora, temos um novo ambiente, climatizado, que comporta todos os cidadãos sentados com conforto dentro da unidade. Todo mundo gostou da nova estrutura, muito mais adequada”.
Também a unidade em Balsas, que atende a população de 21 municípios da Região Sul e cidadãos do Piauí e do Tocantins, foi reestruturada para oferecer um atendimento com mais qualidade e eficiência. No local, são oferecidos diversos serviços à população, entre os quais a emissão de 1ª e 2ª vias do RG, CPF, Antecedentes Criminais, Balcão do Cidadão, Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego.
A unidade de Balsas disponibiliza ao público, também, serviços da Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz), Jucema, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Pag Fácil. “Somente este ano que a nossa unidade passou a ter excelência no atendimento, com qualidade e conforto, depois da reforma. Nós agradecemos a essa gestão que olhou com carinho para essa unidade que tem uma demanda tão extensa”, disse a coordenadora do Viva em Bacabal, Delma Coelho.
Já a unidade em São Bento, também reformada, auxilia a não sobrecarregar as unidades em Pinheiro e Viana, descentralizando o atendimento na região da Baixada. Lá, a população tem acesso a serviços básicos como emissão de 1ª e 2ª vias do RG, CPF, Antecedentes Criminais, Balcão do Cidadão, Sefaz, Junta Militar e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Todas as unidades receberam nova pintura em todos os ambientes e, na parte externa; limpeza e manutenção das instalações hidrossanitárias; revisão do sistema de iluminação, parte elétrica, lógica e telefonia, banheiros e copa, com troca e reposição de utensílios; e ainda instalação de novas placas de fachada para facilitar a identificação do órgão e de rampas de acesso para garantir acessibilidade.
De acordo com o diretor geral do Viva, Duarte Júnior, a reestruturação do Viva pretende resgatar a qualidade no serviço prestado pelo órgão em todo o Estado. “Agora, os cidadão de Balsas, Bacabal e São Bento também poderão ter acesso aos serviços da cidadania mais perto de casa, sem precisar viajar a outros municípios. Assim, o Governo do Estado atende prontamente à demanda histórica da população local, oferecendo serviços com mais qualidade, segurança e comodidade a todos os maranhenses”, destacou.
As reformas fazem parte do plano de ampliação e reestruturação do Viva em todo o estado, Já foram entregues 14 unidades e reformadas oito, somente este ano. Até o final do ano, todas as unidades receberão reforma a fim de assegurar um melhor atendimento em todas as unidades, facilitando o acesso aos serviços oferecidos.
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