MARANHÃO SEDIARÁ CONFERÊNCIA E ASSEMBLÉIA MUNDIAL DA PAZ - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 15 de novembro de 2016

MARANHÃO SEDIARÁ CONFERÊNCIA E ASSEMBLÉIA MUNDIAL DA PAZ



Debater, refletir e atuar ativamente em busca de uma cultura de paz entre os povos e nações são objetivos fundamentais do Conselho Mundial da Paz (CMP) que lançou hoje (14), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a Conferência e Assembleia Mundial da Paz e a 4ª Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) que acontecerá de 17 a 20 de novembro, paralelamente à programação do ‘Novembro Pela Paz’.

O Maranhão foi o destino escolhido para sediar as discussões por ser uma localidade estratégica para debater questões latentes como direitos humanos, racismo, desigualdades sociais e econômicas, religião entre outros assuntos. As assembleias e conferência têm como objetivo fortalecer a paz, amizade e solidariedade entre povos. Representantes de todos os estados brasileiros e de todos os continentes estarão no estado para colaborar com o diálogo e construção do Conselho Mundial da Paz.

De acordo com o Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o estado receber um evento como este torna o Maranhão uma referência no debate sobre a paz mundial. “O governo do Estado do Maranhão e as comitivas que estarão aqui presentes durante as assembleias e conferência irão somar e acolher pautas e discussões importantes para o mundo. Nosso objetivo é atingir o respeito entre os povos e criar uma cultura de paz mundial por meio do diálogo”, reiterou o secretário.

As atividades do Conselho Mundial da Paz acontecem em São Luís concomitantemente à programação do ‘Novembro Pela Paz’, um mês destinado a promoção da cultura de paz entre as comunidades, em que o governo do estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e parceiros desenvolvem diversas ações e atividades visando estimular uma melhor convivência e respeito entre os maranhenses.

Para Francisco Gonçalves, Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, a iniciativa da Cebrapaz em promover a Conferência Mundial da Paz no Maranhão ressalta como o estado está inserido no debate nacional e internacional de questões como a paz mundial. “Todas as atividades que estão acontecendo no Maranhão, neste momento, irão somar. A nossa ideia não era apenas acolher o evento nacional e internacional, mas aproveitar o momento para pautar temas importantes para nós maranhenses”, destacou o secretário da pasta.

O lançamento da Conferência e Assembleia Mundial da Paz e a 4ª Assembleia Nacional do Cebrapaz reunirá representantes de todo o país e de diversos países. Segundo o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro a presença de comitivas nacionais e internacionais no momento em que o estado do Maranhão está discutindo e buscando uma cultura de paz entre os maranhenses é de suma importância.

“Durante todo o mês de novembro, o Maranhão vem promovendo uma vasta programação cultural, esportiva, com a semana da consciência negra e uma série de outros eventos importantes com o intuito de garantir a paz entre as pessoas no estado que tem sofrido com a violência. O objetivo é buscar pela igualdade e paz entre os maranhenses, mas mostrar que também estamos preocupados com questões internacionais, como os conflitos que estão acontecendo em todo o mundo”, refletiu o secretário.

Pela primeira vez o Brasil irá sediar um evento como a Conferência Mundial da Paz que tem como lema “Fortalecer a solidariedade entre os povos, contra o imperialismo”. Para Socorro Gomes, Presidente da Cebrapaz, entidade parceira ao Conselho Mundial da Paz, a luta pela paz mundial é contínua. “Nós temos como objetivo fortalecer a cultura de paz entre os povos. Durante a conferência, vamos discutir desafios e buscar soluções para os problemas entre as nações porque é de extrema importância fortalecer a cultura de paz e solidariedade em todo mundo”, garantiu a presidente.

Programação

Dia 20/11 das 8h às 15h30 – Conferência Mundial da Paz. Local: Teatro Arthur Azevedo, São Luís, Maranhão, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad