GOVERNADOR INAUGURA VIVA EM BACABAL E AMPLIA ACESSO A DIREITOS PARA A REGIÃO DO MÉDIO MEARIM - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

GOVERNADOR INAUGURA VIVA EM BACABAL E AMPLIA ACESSO A DIREITOS PARA A REGIÃO DO MÉDIO MEARIM



Dando continuidade aos serviços de ampliação e descentralização do Viva em todo o Maranhão, o governador Flávio Dino esteve em Bacabal, na manhã desta quinta-feira (13) para inaugurar mais uma unidade do órgão, que também abrigará o Procon e o SINE. Com capacidade para 800 atendimentos diários, seis postos de serviços e 11 guichês, o novo prédio do Viva de Bacabal substitui uma estrutura que estava degradada e que não oferecia condições mínimas para os usuários e servidores.





Em apenas oito meses, o Governo do Estado já inaugurou 15 novas unidades do órgão e reformou sete já existentes. Atualmente, são 23 unidades distribuídas pelo Maranhão com o mesmo padrão de qualidade no atendimento. Situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 115A, Centro, o novo posto vai atender, além de Bacabal, outros 15 municípios da Região do Médio Mearim.

Para o governador Flávio Dino, é muito importante interligar todos os serviços de acesso a direitos civis e sociais, e é isso que o Viva propicia, pois no local estão ainda o Procon e o SINE. “Nós temos feito um processo de expansão dessa rede de serviços, praticamente dobramos. Modificamos a estrutura de muitas dessas unidades exatamente para propiciar um melhor atendimento ao cidadão, e melhores condições de trabalho aos funcionários”, ressaltou.

Entre os serviços disponibilizados no Viva Bacabal estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, além de um ponto de atendimento da Junta Comercial do Maranhão (Jucema). O público terá, ainda, a chance de encaminhamento ao mercado de trabalho; emissão de boletim de ocorrência, de faturas e boletos; consultas do NIT, PIS/PASEP; Bolsa Família; inscrições em concursos; e informações sobre a Junta Militar.

Em seu discurso, Flávio Dino enfatizou que um dos maiores objetivos da expansão dessa rede de serviços é afastar os obstáculos econômicos ao exercício de direitos. Ele lembrou que quando assumiu o Governo existiam apenas 13 unidades do Viva e 5 do Procon, números que em 20 meses saltaram para 23 e 24, respectivamente. “Eram poucas unidades do Viva, quase nenhuma do Procon e tinham caminhões de atendimento. Nós mudamos essa lógica. É claro que é importante o serviço itinerante. Mas o certo é ter ponto fixo. Aqui é uma porta de entrada para direitos”, reiterou o governador.

O diretor-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) e do Viva, Duarte Júnior, explicou que a antiga unidade do órgão em Bacabal funcionava em um local degradante, sem condições sequer para atender a população, muito menos de trabalho para os servidores. O antigo prédio não possuía climatização e era dividido com outros órgãos do Estado, o que dificultava o acesso dos bacabalenses aos serviços de cidadania, que costumavam encarar filas que chegavam a dobrar a rua.

“Há dois meses eu estive aqui em Bacabal e me comprometi com os servidores sobre essas novas instalações. É possível sim fazer muito com pouco e fazer rápido. Em menos de dois meses nos comprometemos e estamos aqui entregando essa nova unidade, que foi completamente reformada, garantindo atendimento com qualidade, conforto, comodidade e segurança, unificando serviços, porque o Viva é exatamente isso, é um grande balcão de serviços”, ressaltou Duarte Júnior.

O secretário de Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, realçou que, em Bacabal, já existem trabalhos na área, só que agora houve a integração de diversos serviços púbicos para oferecer qualidade e facilidade. “E vamos aqui continuar fazendo a intermediação de mão de obra, a qualificação profissional, seguro desemprego, carteira de trabalho, enfim, vamos oferecer aquilo que há de melhor para a população para que ela possa se organizar e planejar o seu futuro”, afirmou.

Servidores comemoram nova estrutura

Servidora do Viva de Bacabal desde 2013, Isabel Cristina mostrou muita felicidade com o novo local de trabalho. Climatizado, mais amplo e organizado, o novo prédio acomodará melhor os usuários e os servidores, segundo ela. “O outro espaço era muito apertado, havia aglomeração de pessoas. O Governo prometeu essa nova estrutura e está cumprindo”, comemorou.

A servidora Rafaella Cristiane estava há três anos desempregada, e, com a inauguração da nova unidade do Viva e a abertura de postos de trabalho, aproveitou a oportunidade. “A minha intenção é trabalhar para manter os meus estudos. Faço faculdade à noite. É uma boa oportunidade. Quero ficar até me formar. Apesar de trabalhar na limpeza, aqui respeitam a gente. O ambiente é muito bom”, disse.

Investimentos em Bacabal

O prefeito de Bacabal, Zé Alberto, participou da solenidade de inauguração do novo Viva e agradeceu o governador Flávio Dino pela quantidade de ações que o Governo do Estado tem realizado na cidade.

“Temos conseguido aqui em Bacabal mostrar a presença do Governo. Já entregamos a UEMA. Inauguramos o Hospital Laura Vasconcelos, que tem 50 leitos, mas até o fim do nosso Governo vamos ampliar para 100.

Temos a parceria com o município para abertura da UPA. Hoje, Bacabal tem mais policiais e viaturas. Todos os nossos compromissos nós estamos honrando. Temos investimento em todas as áreas”, completou o governador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad