CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 13 de maio de 2015

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA) recebeu nesta terça-feira (12) a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. Durante a visita o deputado reafirmou o apoio do Poder Legislativo às ações e projetos do Governo do Estado.

O encontro aconteceu no quartel do Comando Geral (Bacanga), em São Luís, onde estiveram presentes o comandante geral, coronel Célio Roberto de Araújo; o comandante adjunto, coronel Joabe Pereira; o prefeito de Parnarama, Davi Carvalho; o chefe da coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e de Programas Sociais, tenente-coronel Izac Matos; os chefes do Centro Médico e Odontológico, tenentes-coronéis Elismar Albuquerque e Áurea Feitosa; além de assessores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), diretores e chefes de departamentos e seções do CBMMA.

O comandante geral agradeceu, em nome do governo, a atenção dispensada aos Bombeiros pelo Poder Legislativo Estadual. “Gostaria de agradecer ao deputado Humberto Coutinho, presidente da Alema, em nome do governador Flávio Dino e do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, pela visita à nossa Corporação. Para nós, é uma honra recebê-lo em nossas instalações. Essa visita materializa a junção de esforços para que possamos construir uma Instituição Militar mais forte e mais presente em todo o Maranhão”.

O comandante-geral ressaltou ainda que “o Corpo de Bombeiros jamais esteve tão bem posicionado no cenário estadual, quanto no governo Flávio Dino, tendo seus pleitos aprovados e sancionados, o que, para nós, representa o reconhecimento aos militares que tem atuado com empenho no cumprimento do dever nos mais diversos municípios maranhenses”. Ele destacou a articulação do deputado Humberto Coutinho na aprovação da Lei de Organização Básica (LOB), que vai dar legitimidade e amparar os serviços dos bombeiros, corrigindo uma falha deixada há quase 20 anos. De acordo com o coronel Roberto, o reconhecimento da Assembleia Legislativa é compartilhado com todos da tropa.

O presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, disse que foi muito bem recebido pela tropa e reafirmou o apoio, em nome de todos os parlamentares, à Instituição. “É compromisso da Casa atender bem os dirigentes e integrantes de órgãos do Estado. Temos total respeito e reconhecemos o trabalho que os bombeiros desempenham em proteção à vida do cidadão e ao patrimônio. Vivemos, recentemente, um momento histórico, quando, em menos de 24 horas, conseguimos aprovar a certidão de nascimento dos bombeiros, fato que merece ser comemorado por todos nós”.

Bombeiro Mirim

Na oportunidade foi apresentada aos presentes a nova estrutura da instituição, os serviços prestados, os programas sociais, com destaque para o Bombeiro Mirim, bem como a projeção do órgão para os próximos 15 anos.

O tenente-coronel Izac Matos mostrou ao chefe do legislativo e sua comitiva, os benefícios, resultados e o alcance que o Bombeiro Mirim tem obtido nesses 18 anos de existência, atendendo aproximadamente 72 mil crianças e adolescentes em todo o Estado.

“O Bombeiro Mirim é um trabalho de apoio pedagógico e complementação educacional, voltado para jovens com idades entre 10 e 16 anos, que moram em regiões socialmente vulneráveis. Nas aulas, trabalhamos a disseminação de técnicas de primeiros socorros, combate a incêndio, além da busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano, abordando valores como disciplina, respeito ao próximo, ao meio ambiente e a prática da solidariedade”, frisou.

Atualmente são 5.098 alunos inseridos nos cursos. O projeto passa por uma ampla reformulação em sua aplicação, visando aumentar os municípios atendidos e o número de beneficiados. Ainda este ano deve chegar às cidades de Alcântara, Bacabal, Lima Campos, Monção, Pedreiras e São Luís Gonzaga.

“Essa é uma visita de cortesia para estabelecermos um intercâmbio permanente entre o legislativo e o comando dos Bombeiros. Queremos, aqui, destacar os projetos e programas da entidade, em especial o Bombeiro Mirim, que tem um largo alcance social, coibindo o uso de drogas e a violência, formando cidadãos conscientes e responsáveis”, avaliou o deputado Humberto Coutinho.

Interiorização

Dentro da política do governo Flávio Dino no sentido de expandir os serviços em todo o Maranhão, o Corpo de Bombeiros trabalha para a construção de novos quartéis nestes quatro anos. Até 2016, serão iniciadas atividades em Trizidela do Vale, Açailândia, Presidente Dutra, Santa Inês e Bacabeira. Além destes, o governo deve entregar, neste primeiro semestre, a nova sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, em Imperatriz e o Batalhão de Bombeiros Ambiental, em São Luís.

“Nosso planejamento foi definido estrategicamente com o governador Flávio Dino e com o secretário Jefferson Portela, para atender a regiões importantes do estado que ainda não possuem a presença de uma tropa permanente. É nosso propósito que possamos prestar assistência cada vez melhor às famílias maranhenses”, anunciou coronel Roberto.

Dentre as ações já desenvolvidas pela corporação nestes primeiros quatro meses do governo Flávio Dino, merece destaque a instalação das unidades no Porto do Itaqui, em São José de Ribamar, na Avenida Litorânea, o posto no Estádio Castelão e a reativação do serviço de combate a incêndio.

De acordo com o tenente-coronel Marcos André Veras, diretor de Apoio Logístico, no primeiro trimestre de 2015, os bombeiros atenderam a 1.457 ocorrências em todo o Maranhão. No mesmo período, foram contabilizados 1.338 atendimentos de prevenção e segurança. “Com a nova estrutura prevista na LOB, o CBMMA terá cinco comandos operacionais, 13 Batalhões e 13 Companhias Independentes, além das Diretorias (Pessoal, Ensino e Pesquisa, Finanças, Planejamento e Modernização, Apoio Logístico, Atividades Técnicas), Coordenadorias, Seções e Departamentos Administrativos”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad