Aconteceu no prédio da Igreja Santana na cidade de e Bacabal na tarde de sexta-feira (24), a solenidade de Formatura de 611 (seiscentos e onze) alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Foram formados alunos das Unidades de Ensino Fundamental 17 de Abril, Alice Mendes, Cleômens Falcão, Francisco Vieira Lins, Governador Sarney, José Vieira Lins, Maria Helena Cassiano, Manoel Alves de Abreu, Nadir Abreu, Romeo Neto, Sagrada Família e São João Batista. Todas as turmas tiveram como instrutores o Sargento PM Brito, Cabo Ivanildo e Soldados PM Letícia e Alana. A mesa das autoridades foi composta pelo Tenente-coronel Rômulo (comandante do 15º BPM e coordenador setorial de Proerd), a delegada Especial da Mulher, dra. Maria Augusta, Sargento PM Brito, professora Erinalda (representando a secretaria municipal de Educação de Bacabal) e o diácono Marcone de Oliveira, que ministrou a palavra de Deus aos presentes.
O Proerd é um programa de prevenção primária aplicada pela Polícia Militar nas escolas a alunos do 5º ano do ensino fundamental e consiste num esforço cooperativo entre Polícia, Escola e Família, visando através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso de drogas (lícitas e ilícitas) e a prática de atos de violência entre os estudantes, além de ensinar aos alunos maneiras de reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir as pressões dos companheiros e da mídia e a desenvolverem ações de civilidade.
O Proerd nasceu em Los Angeles, Estados Unidos e 1983 e foi introduzido no Brasil pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no ano de 1992, chegando ao Maranhão em 2002, inicialmente na cidade de Santa Inês com 240 (duzentos e quarenta) alunos, e, a partir daí, expandindo-se a mais de 170 cidades do Estado, sendo que no município de Bacabal, iniciou-se no ano de 2003.
Um dos momentos de maior descontração foi quando o Sargento PM Brito, que também é instrutor do Proerd, dançou e cantou fazendo a coreografia da música “o meu sangue ferve por você” de Sidney Magal.
O Tenente-coronel PM Rômulo, comandante do 15º BPM e Coordenador Setorial do Proerd, enfatizou que o programa é uma dos mais importantes da polícia militar, pois, conscientiza os jovens sobre os males causados pelo uso das drogas, onde estas têm como principal consequência a violência gerada nas ruas e na entidade familiar. “O projeto tem como objetivo salvar vidas, pois conforme estatística da polícia militar a maioria dos crimes que acontecem na sociedade tem relação direta com o tráfico e consumo de drogas”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário