janeiro 2017 - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ALUNA DO COLÉGIO REIS MAGOS TIRA NOTA 1000 NO ENEM 2016

18:03 0
O Colégio Reis Magos comemora mais um grande feito na formação de seus alunos, pois a aluna Ana Caroline dos Santos Araújo é a primeira aluna bacabalense a receber nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), exame que viabiliza a entrada dos estudantes no ensino superior, e no ano de 2016 abordou como temática da redação “A intolerância religiosa no Brasil”. Tal feito é impressionante, ao ponto que poucos alunos conseguiram adentrar no grupo seleto dos que obtiveram nota 1000 nas redações propostas pelo Enem. E de acordo com dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) na quarta-feira, 25/01, somente 77 alunos, dentre os 5,8 milhões que realizaram a prova, conquistaram a nota máxima (1000) no ENEM 2016 em todo o Brasil. 

E essa conquista foi possível devido às práticas didático-metodológicas do Colégio Reis Magos, que durante todo o ano letivo, com a contribuição substancial do corpo pedagógico, trabalha com seus alunos a importância da prática de leitura e escrita, mesmo porque elas são essenciais para a formação  de cidadãos críticos, que saibam interpretar conceitos, conteúdos, contextos, e transformá-los intencionado melhorar a realidade no qual estão inseridos, bem como realizar seus sonhos.

O Colégio Reis Magos promove ações no decorrer do ano letivo visando o melhor desenvolvimento de seus alunos em textos escritos. E um grande exemplo disso é a Olimpíada d Redação realizada anualmente na escola, onde os alunos que produzem os melhores textos  recebem troféus e medalhas como forma de premiação, além disso, os alunos possuem  orientação adequada dos professores, que juntamente coma prática incessante da redação, tornam-se cruciais para almejar notas brilhantes nas redações de vestibular.

Parabenizamos nossa aluna Ana Caroline dos Santos Araújo, campeã e redação nota 1000 no Enem! Parabenizamos também toda a família Reis Magos, que colabora imensamente na formação de alunos campeões e com poderio para se destacar em todo o Brasil. Parabenizamos todos os familiares da aluna, especialmente seus pais, a quem também agradecemos pelo imenso apoio e acompanhamento substancial no desenvolvimento educacional da nossa aluna nota 1000.

Estamos orgulhosos pela conquista da nossa aluna e extremamente felizes por oportunizar aos nossos alunos as realizações de seus sonhos!


Texto: Cristiane Lopes(redatora CRM)
Leia Mais

VIGILANTE QUE TEVE MOTO TOMADA DE ASSALTO FAZ APELO PARA TENTAR RECUPERAR SEU VEÍCULO

SAINDO DO SEU HABITAT! "JACARÉ DO PAPO AMARELO" APARECE NO BAIRRO DA AREIA E MORADORES ACIONAM CORPO DE BOMBEIROS

VEREADOR CÉSAR BRITO TENTA ADIAR ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE BACABAL

08:46 0


VEREADORES CÉSAR BRITO E EDVAN BRANDÃO
O vereador César Brito (PPS) autorizou a sua assessoria jurídica a dar entrada com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), cujo propósito é suspender, ou adiar, a eleição da Mesa Diretora determinada pelo juiz Marcelo Moreira, marcada para a próxima sexta-feira (3).
Brito sustenta a aliados que se sente prejudicado pela decisão do magistrado, que anulou a votação que o definiu como um dos dois presidentes da Casa eleitos no mesmo dia, 1º de janeiro. O outro escolhido foi Edvan Brandão (PSC). O juiz Marcelo Moreira anulou as duas eleições por considerá-las eivadas em vícios e determinou a realização do novo pleito, que agora César Brito quer suspender ou adiar.
No processo eleitoral que aconteceu no último dia 1º, César Brito obteve apenas oito votos isso com a excepcional ajuda do voto de um vereador suplente empossado de maneira considerada ilegal pela Justiça.
Edvan Brandão, em votação paralela, foi votado por outros oito vereadores, perfazendo um total de nove sufrágios com o seu próprio voto.
Em razão do impasse criado com as duas eleições o caos político-administrativo-constitucional se instalou no município de Bacabal, que teve contas bancárias e transferências financeiras bloqueadas, hospitais e outras instituições públicas fechadas e o ano letivo escolar adiado.
Por isso a decisão por nova eleição para a Câmara Municipal. O presidente eleito no dia 3 deverá comandar o município até que a Justiça Eleitoral decida por novas eleições majoritárias para os cargos de prefeito e vice.
O Estado do Maranhão
Leia Mais

MORADORES DO RESIDENCIAL TERRA DO SOL E BAIXADA SOFREM TRANSTORNOS DEVIDO A CHUVA DO FIM DE SEMANA

00:54 0
Quem precisou passar na estrada da Bela Vista rumo ao residencial Terra do Sol e Povoados da Baixada nesse fim de semana, teve dificuldades e muitos acabaram não arriscando. O problema foi por conta da grande chuva que caiu durante todo o fim de semana e que devido a serviços  de terraplanagem realizados em um terreno acabou prejudicando o escoamento da água, que tomou conta de toda a passagem na pista.

A reportagem da Tv Difusora de Bacabal esteve no local, registrando os transtornos e a revolta da comunidade:







Leia Mais

SENADO ELEGE NOVO PRESIDENTE NA QUARTA FEIRA(1º)

00:16 0
Por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta dos senadores (41), o Senado elege na próxima quarta-feira (1º) seu novo presidente. A eleição ocorre em reunião preparatória marcada para as 16h, no Plenário da Casa e será comandada pelo atual presidente, Renan Calheiros.
Os candidatos ao cargo de presidente podem se apresentar previamente ou apenas no momento da sessão. As candidaturas podem ser formalizadas por ofício encaminhado à Mesa antes da sessão, manifestação oral antes da votação, indicação de bancada ou de forma avulsa, por um senador independente.
Em caso de candidatura única, a votação, secreta, se dá no painel eletrônico do Senado. Para disputas com mais de um candidato há duas opções: utilizar a urna eletrônica, como ocorre nas comissões da Casa; ou cédulas de papel, com os nomes de todos os postulantes à vaga.
Neste caso, cada senador recebe uma cédula de votação, devidamente rubricada pelo presidente, marca seu escolhido e deposita a cédula na urna de votações.
Para dar início à eleição é necessária a presença de 41 senadores em Plenário. Ao longo do processo de votação não há possibilidade de discursos ou apartes, a não ser para intervenções relacionadas ao assunto ou para que os próprios candidatos defendam suas candidaturas.

Maior bancada

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a presidência da Casa, mas são comuns candidaturas alternativas.  Nas últimas quatro eleições, por exemplo, o indicado do PMDB, que contava e ainda conta com o maior número de senadores, saiu vencedor.
Em 2015, Renan Calheiros (PMDB-AL) venceu a disputa contra o ex-senador Luiz Henrique, também do PMDB. Seu colega de partido se lançou na disputa com apoio do DEM, do PSDB e de outras legendas.
Dois anos antes, Renan foi eleito ao derrotar o então senador Pedro Taques (PDT-MT).
Em 2011, José Sarney (PMDB-AP) saiu vencedor no pleito contra Randolfe Rodrigues (REDE-AP), então no PSOL.  Sarney era  o presidente em exercício da Casa e vinha de uma vitória em 2009 contra Tião Viana, do PT.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Leia Mais

ASSALTANTE É BALEADO APÓS ROUBAR MOTO EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO

00:01 0
Policiais da 2ª CIA de São Mateus do Maranhão receberam denúncia na noite de  ontem(30), dando conta de que um indivíduo teria sido alvejado por disparo de arma de fogo após roubar uma motocicleta Honda/Pop 100 de cor vermelha, no povoado Santa Fé,  e que de imediato a equipe policial compostas pelo Cap. Araújo, Cb Rogério, Sd Hesrom, Sd Frazão, conseguiu chegar até o local do fato efetuando a prisão do assaltante identificado como: Ildevan de Jesus Silva, sendo que seu comparsa conseguiu obter fuga levando uma moto Honda Pop 100 de cor vermelha, placa OIY-9147 e uma bolsa contendo documentos pessoais da vítima  e Elayne Oliveira de Almeida, além de um celular Samsung J5 de cor preta. 



Com o indivíduo Ildevan de Jesus Silva foi encontrado um revólver Taurus, calibre 38, de numeração HH 67858 e uma moto Honda Pop 100, de cor azul e placa OXU-5093 que o mesmo confessou ser também  produto de roubo. O mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia de polícia de São Mateus do Maranhão para serem realizados os procedimentos que o caso requer.

Leia Mais

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ESQUADRÃO ÀGUIA TIRA DE CIRCULAÇÃO MENOR QUE COMERCIALIZAVA DROGAS NA VILA SÃO JOÂO

22:29 0
Durante abordagens realizadas pela equipe do Esquadrão Àguia  do 15º BPM, conseguiram apreender na área da Vila São João na noite desta segunda(30),  um menor das iniciais R.C.S, identificado como Rodrigo, 17 anos, que ao avistar a guarnição tentou empreender fuga e ao ser abordado foi encontrado com 19 pedras de crack.


O menor afirmou aos policiais que estava comercializando a droga e que cada pedra custava R$ 5, o mesmo iria lucrar R$ 95, se caso conseguisse vender todas as pedras. Ele não soube declinar quem seria o dono da droga.  Rodrigo disse em entrevista  ao repórter Samuel David da Tv Difusora, que largou os estudos e que sua família sempre dar conselhos para ele largar esse ramo, porém, o mesmo nunca deixou. Ele disse ainda, que já tem os seus clientes que compram droga diariamente em sua mão. O menor foi apresentado na delegacia de polícia para as providências que o caso requer. 
Leia Mais

21 MORTES FORAM REGISTRADAS PELA PRF EM JANEIRO NO MARANHÃO

21:42 0


Policial federal durante fiscalização em rodovia que corta o MaranhãoO ano de 2017 começou preocupante nas estradas do Maranhão. Os primeiros 25 dias de janeiro já registraram 21 mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a grande quantidade de chuvas quem vem caindo no estado desde dezembro vem contribuindo para ocorrências de acidentes acima da média neste início de ano, inclusive, com feridos graves e óbitos. Falta de atenção do condutor e do pedestre foram responsáveis por mais de 30% dos óbitos nas rodovias no primeiro mês de 2017.
Os dados foram revelados na sexta-feira, 27, pela PRF, que também divulgou a quantidade de acidentes, mortos e feridos ocorridos nas estradas maranhenses entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016. No geral, houve redução nos números em relação ao ano anterior ( 2015). De acordo com a PRF, os resultados confirmam a tendência de queda de acidentes e de óbitos nas BRs e, por outro lado, o aumento dos números da fiscalização e dos trabalhos educativos.
No total, a quantidade de acidentes em 2016 foi de 1.464, número bem menor comparado com o ano de 2015, que foi de 1.978. O mesmo aconteceu com a quantidade de óbitos nas rodovias, que diminuiu de 292 para 223 no mesmo período. Já no número a redução de 205 para 2016 foi de 8%. Para a PRF, a redução no número de feridos foi menor em decorrência de acidentes envolvendo ônibus, que geralmente geram um número maior de vítimas não fatais.
Fiscalização
O balanço destacou também o número de fiscalizações e ações educativas realizadas pela PRF, com um destaque para a entrada em vigor da lei do farol baixo aceso durante o dia; maior rigor na legislação de trânsito e melhor conservação e sinalização das rodovias.
No ano inteiro de 2016 foram fiscalizados 195.192 veículos e foram aplicadas 56.974 multas. A maioria delas por excesso de velocidade (7.342), seguido por ultrapassagens irregulares (6.839). Sessenta pessoas foram detidas por estarem dirigindo sobre o efeito de álcool.
Quadro
MAIS NÚMEROS
ANO 2015
Acidentes - 1.978
Feridos - 1.495
Mortos - 292
ANO 2016
Acidentes - 1.464
Feridos - 1.369
Mortos - 223
Fiscalização - 2016
Veículos fiscalizados - 195.192
Pessoas fiscalizadas - 248.862
Multas aplicadas - 56.974
Multas por alcoolemia - 215
Multas por ultrapassagem irregular - 6.839
Multas por não uso do cinto de segurança (condutor / passageiro) - 2.871
Multas por não uso do capacete (condutor / passageiro) - 3.145
Multa por criança sem dispositivo de segurança (cadeirinha, outros) - 404
Multa por excesso de velocidade (radar móvel) - 7.342
Multas por transporte de produtos perigosos - 530
Veículos recolhidos - 2.358
Crimes de trânsito - 162
Crimes ambientais - 112
Pessoas detidas (alcoolemia) - 060
Pessoas detidas (crime ambiental) - 100
Veículos recuperados - 139
Pessoas detidas (mandado de prisão) - 029
Pessoas detidas (uso de documento falso) - 080
Pessoas detidas (total) - 521
Fonte: Polícia Rodoviária Federal
Leia Mais

JOVEM É EXECUTADO A TIROS NA VILA COELHO DIAS

20:44 0
O crime aconteceu na noite de sábado(28), na rua São José na Vila Coelho Dias e teve como vítima de três tiros na cabeça o jovem Tiago Santos da Rocha 18 anos, que segundo informações de testemunhas dois homens não identificados chegaram numa motocicleta e fizeram os disparos.

Saiba todos os detalhes na reportagem de Romário Alves e André Luís da Tv Difusora, Bacabal:
Leia Mais

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO ANUNCIA APOIO À SAÚDE DE BACABAL

20:01 0
O Secretário Estadual de Saúde Carlos Lula esteve hoje(30), visitando o município de Bacabal e na oportunidade o mesmo garantiu ajuda do Governo junto a secretaria de saúde do município para melhorar o atendimento nos hospitais.

Veja a reportagem completa:
Leia Mais

ACUSADOS DA MORTE DO ADVOGADO BRUNO MATOS SERÃO JULGADOS NESTA QUINTA

19:53 0

BRUNO EDUARDO MATOS SOARES
Será realizado nesta quinta-feira (02.02), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o julgamento dos três envolvidos na morte do advogado Brunno Eduardo Matos Soares e tentativa de homicídio do irmão dele, Alexandre Matos, e do amigo Kelvin Kim Chiang, crimes ocorridos na madrugada do dia 06 de outubro de 2014, no bairro do Olho d'Água, em São Luís. Serão julgados pelo 2º Tribunal do Júri os acusados Carlos Humberto Marão Filho, Diego Henrique Marão Polary e João José Nascimento Gomes.

Consta na denúncia do Ministério Público que o homicídio e as duas tentativas de homicídio foram resultados de uma discussão, decorrente de quebra de retrovisores de alguns veículos que estariam obstruindo o acesso à garagem da residência do acusado Marão Filho, localizada na Rua dos Magistrados, no bairro do Olho d'Água. Brunno Matos foi morto a golpe de faca. Alexandre Matos e Klevin Chiang também foram feridos com arma branca.

Carlos Marão Filho foi pronunciado pela suposta participação na morte do advogado Brunno Matos; o vigilante João José Nascimento Gomes, pela suposta prática de homicídio do advogado e tentativa de homicídio contra Kelvin Chiang; e Diego Polary, pela suposta prática de crime de homicídio de Brunno Matos e tentativa de homicídio contra Alexandre Matos.

A sessão de julgamento, no próximo dia 02 de fevereiro, será presidida pelo juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Gilberto de Moura Lima, e ocorrerá no auditório do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Atuarão na acusação o promotor de justiça Rodolfo Soares dos Reis, com os assistentes da acusação advogados Meihem Ibrahim Saad Neto e Rafael Moreira Sauaia. A defesa dos acusados ficará com o defensor público Marcus Patrício Soares Monteiro e os advogados Ítalo Leite e Benevenuto Serejo.

O julgamento está marcado para começar às 8h30, sem previsão de horário para terminar. Serão ouvidas as duas vítimas e 13 testemunhas de defesa e de acusação e interrogados os três réus. Serão ouvidos também o delegado Márcio Fábio Dominici, responsável pelo inquérito policial do caso; os médicos legistas do Instituto Médico Legal (IML), Fábio Antônio Costa Alves Magalhães e Giuliano Peixoto Campelo; a perita criminal Michelle Rose Santos Almeida (ICRIM); o perito em criminalística forense, Sérgio Andrés Hernandéz Saldias; além dos policiais militares Júlio César Sousa Pereira e Maikon Fontes da Silva.

O crime - conforme a denúncia feita pelo promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior, a discussão iniciou após o advogado Brunno Matos tomar satisfação com Marão Filho acerca do dano que esse teria causado no seu veículo. Ambos teriam ido às vias de fato, situação que atraiu para o local as vítimas Alexandre Matos, Kelvin Kim Chiang e a testemunha Wesley Carvalho, no intuito de defenderem o advogado, resultando no envolvimento deles na briga.

Segundo se depreende da denúncia, no momento das agressões mútuas, chegou ao local o vigilante João José Nascimento, que partiu para cima das vítimas com a intenção de defender Marão Filho que continuou com as agressões mesmo após os rapazes terem sido esfaqueadas. Dessa briga generalizada, Brunno Matos faleceu e Alexandre Matos e Kelvin Chiang sobreviveram após serem submetidos a intervenções cirúrgicas.

Pronúncia dos acusados – em sua decisão proferida em agosto de 2015,a juíza Samira Barros Heluy, que na época respondia pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, afirmou que havendo prova da existência de crimes dolosos contra a vida, com indícios da autoria, e inexistindo prova inquestionável de qualquer excludente de criminalidade, os acusados seriam submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular. Os réus recorreram da decisão, mas em março de 2016 a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão de pronúncia dajuíza para que eles fossem submetidos a júri popular. O colegiado seguiu entendimento do desembargador Joaquim Figueiredo, relator do processo.

A juíza Samira Barros Heluy afirmou, em sua decisão de pronúncia, que deixou de determinar a prisão dos três acusados antes do julgamento, em razão de terem eles comparecido a todos os atos processuais, sem embaraçar a instrução, não havendo elementos, naquele momento, apontando que a liberdade deles seja fator de risco para a sociedade.

A magistrada ressaltou que a peça inicial mencionou a conduta de cada réu e as circunstâncias em que ocorreram os crimes, embasando a imputação contra Diego Polary nas declarações prestadas pelas vítimas sobreviventes e pela testemunha ocular Wesley Carvalho, na fase inquisitorial, declarações que foram ventiladas durante a instrução do processo, permitindo o pleno exercício da ampla defesa do referido acusado.
Leia Mais

TRF DERRUBA LIMINAR DE ZÉ VIEIRA, QUE DEVE DEIXAR PREFEITURA DE BACABAL

18:28 2
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a liminar que até hoje garantia a posse de Zé Vieira (PP) como prefeito de Bacabal.
Por unanimidade, os desembargadores da Sexta Turma rejeitaram embargos de declaração opostos pelo progressista – em face de decisão anterior do colegiado, que manteve válida rejeição de contas pelo TCU – e ainda tornaram sem efeito a liminar que o favorecia.
“O que pretende o embargante é rediscutir questões já decididas por este Tribunal, com nítido propósito infringente, o que é incabível por essa via processual, diante da ausência de omissão a ser sanada”, destacou o relator do caso, desembargador Kassio Marques.
Ele foi acompanhado por todos os demais membros da turma.
Com a decisão, Zé Vieira deve deixar a Prefeitura de Bacabal, que deve ser comandada, a partir do dia 3 de fevereiro, pelo presidente da Câmara, ainda a ser eleito (saiba mais).
Entenda o caso
Zé Viera entrou na disputa pela Prefeitura de Bacabal sabendo que era ficha suja. Ele foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que, em tomadas de contas especiais, proferiu três acórdãos rejeitando prestações de contas do então candidato.
O TRF-1 já havia confirmado a validade dos julgamentos do TCU, mas Vieira ainda conseguiu uma liminar para suspender os efeitos dos três acórdãos – o que lhe foi concedido apenas até o julgamento final do caso, que já ocorreu.
Foi com essa liminar agora derrubada, por exemplo, que ele conseguiu uma segunda liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo-lhe o direito de se diplomado prefeito (releia).
Blog Gilberto Léda
Leia Mais

MORTE DE NADILENE APOLIANO COMOVE OS BACABALENSES

12:04 0
Teve fim a luta incessante pela vida de Nadilene Mesquita Apoliano, que  faleceu em Teresina onde se submetia a tratamento de câncer, doença que inicialmente foi diagnosticada em um dos seios, chegando a ser curada, porém, há cerca de 1 ano e meio, reapareceu na cabeça e em outros órgãos.

A morte de Nadilene está sendo bastante lamentada nas redes sociais por pessoas que tiveram a oportunidade de conviver ao seu lado e também presenciar sua batalha, pois, mesmo enferma, manteve sua autoestima elevada e fazia questão de demonstrar.

Com carisma e religiosidade Nadilene sempre soube cativar amizades e manter a família confiante em sua recuperação. Casada com Jodson Apoliano, com quem administrava a padaria do casal, ela deixa o esposo e filhos.

Seu corpo está sendo velado no bairro Cohab II.

Pesar

O vereador Melquiades Neto, que não se encontra na cidade, entrou em contato com o titular do blog e pediu que nesta postagem fosse repassado seu sentimento de profundo pesar [assim também como de toda sua família] pela morte da amiga.

Informações Blog Sérgio Matias
Leia Mais

sábado, 28 de janeiro de 2017

O IMBRÓGLIO EM BACABAL

11:25 1
Não há dúvidas de que a decisão tomada sexta-feira pelo juiz Marcelo Moreira, que responde pela 1ª Vara da Comarca de Bacabal de validar a posse de Zé Vieira (PP) como prefeito do Município e suspender o bloqueio das contas da Prefeitura para que ele possa movimentá-las para manter os serviços públicos e, de quebra, determinar que a Câmara Municipal coloque ponto final na opereta da dupla presidência e realize uma eleição definitiva para o comando da Casa deu força ao prefeito empossado. Mas não há também dúvidas de que se trata de apenas mais um lance desse complicado jogo político, eleitoral e judicial em que foi metido um dos dez mais importantes municípios maranhenses, situação que faz com que sua população, superior a 100 mil habitantes, esteja pagando um preço alto e inaceitável pelo imbróglio que não criou.
Mais um ato na opereta de Bacabal II
O “Caso Bacabal” tem ações em andamento no Tribunal Superior Eleitoral, onde a validade dos votos dados a Zé Vieira está sendo questionada; no Tribunal Superior de Justiça, onde está sendo discutida a decisão do Tribunal de Contas da União de tornar Zé Vieira ficha suja e, por isso, inelegível; e no Supremo Tribunal Federal; onde as pendências geradas pelas outras ações serão resolvidas, sendo a mais importante delas a invalidação do registro da candidatura do prefeito empossado. Até agora, Zé Vieira perdeu em todas as instâncias da Justiça Eleitoral, já que as duas primeiras instâncias disseram que ele não poderia ter sido candidato e que por isso seus votos não valem. O que tem o favorecido até aqui são decisões liminares a recursos habilmente impetrados por seus advogados, que integram um dos melhores e mais caros escritórios de Brasília. Com exceção das duas tomadas pela Justiça Eleitoral implodindo sua candidatura e anulando seus votos, nenhuma outra decisão é definitiva, o que significa que as decisões que estão a caminho podem consolidar o que está em curso ou provocar uma reviravolta radical, que poderá desembocar numa nova eleição.
Por Ribamar Correia
Leia Mais

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NOVA MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TOMA POSSE EM 1º DE FEVEREIRO

23:33 0
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, eleita para o biênio 2017/2018, será empossada na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Por conta do recesso parlamentar, a cerimônia será realizada no Salão Nobre do Palácio Manuel Beckman, às 10h, e deve contar com a presença de diversas autoridades convidadas e imprensa.
A Mesa Diretora terá mandato de 1º de fevereiro de 2017 até 31 de janeiro de 2018. Os atuais presidente e vice-presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), foram reeleitos.
Para os demais cargos foram eleitos Fábio Macedo (PDT) – segundo vice-presidente; Josimar de Maranhãozinho (PR) – terceiro vice-presidente; Adriano Sarney (PV) – quarto vice-presidente; Ricardo Rios (PEN) – primeiro secretário; Stênio Rezende (DEM) – segundo secretário; Zé Inácio (PT) – terceiro secretário; e Nina Melo (PMDB) – quarto secretário.
A chapa única – intitulada “União e Progresso” – foi eleita com o voto de 38 dos 42 deputados. Apenas quatro parlamentares estavam ausentes no dia da eleição, sendo eles Graça Paz (PSL), César Pires (DEM), Sousa Neto (Pros) e Edson Araújo (PSL).
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2 / 17 TVN) e com acompanhamento, em tempo real, pelas redes sociais do Legislativo.
Já a solenidade de abertura da 3ª sessão legislativa da 18ª Legislatura acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 9h30, no Plenário Nagib Haickel.
Leia Mais

MUNICÍPIOS DE PAULO RAMOS E VITORINO FREIRE ESTÃO ISOLADOS

23:06 0

Isolados
Os municípios de Paulo Ramos e Vitorino Freire estão isolados um do outro, com a destruição - provocada pelas chuvas - de uma estrada vicinal que antes atendia à população.

A via ligava os dois municípios e permitia o tráfego de veículos leves e pesados. A destruição, contudo, deu lugar a canoas e balsas, que navegam em trecho de cerca de 20 metros de extensão, onde deveria existir asfalto, sinalização, iluminação pública e infraestrutura.
Pelo menos foi o que prometeu o governador Flávio Dino (PCdoB) na campanha eleitoral de 2014.

Dino afirmou que construiria uma estrada pavimentada para ligar os dois municípios, mas não o fez até então.

No fim do ano passado, logo quando começaram as chuvas, a população de Paulo Ramos cobrou do governador serviço emergencial para conter uma erosão no solo e alagamento na via.
Não houve respostas do Palácio dos Leões.

Resultado: o trecho foi destruído pelas chuvas e o local se transformou numa lagoa, que só permite acesso a pequenas embarcações.
Pedestres, motociclistas e ciclistas só conseguem atravessar o local embarcados em balsas e canoas.

Veículos pesados precisam buscar caminhos alternativos para cumprir suas escalas.

E o impacto é gigantesco, sobretudo na economia, educação e desenvolvimento dos municípios de Paulo Ramos, Marajá do Senna, Arame e Vitorino Freire.

O Estado do Maranhão
Leia Mais

SENADO: SERÁ DIFÍCIL A FLÁVIO DINO E O GRUPO SARNEY ACOMODAR TANTOS ASPIRANTES ÀS DUAS CADEIRAS EM 2018

22:54 0
Não há registro na história política recente do Maranhão de um momento pré-eleitoral em que se apresentaram tantas e diferentes personalidades  interessadas em se credenciar para disputar as duas vagas que serão abertas no Senado da República em 2018. Estão em pré-campanha, por enquanto os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Sarney Filho (PV), José Reinaldo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Waldir Maranhão (PP), o deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), o suplente de senador Lobão Filho (PMDB), o ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB), a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), o senador João Alberto (PMDB) e o ex-juiz estadual Márlon Reis (Rede); e existe outro grupo, dos que são citados apenas como possibilidades remotas, mas que ninguém descarta que possam entrar na briga: os prefeitos Luis Fernando Silva (PSDB), de São José de Ribamar, e Hilton Gonçalo (PCdoB), de Santa Rita, e o ex-ministro Gastão Vieira (PROS). São todos políticos credenciados, com diferentes lastros, mas potencialmente cacifados para entrar na briga, que se desenha, pelo menos até aqui, para ser a mais renhida do próximo pleito.

Tradicionalmente, a eleição de senador ocorre diretamente associada à de governador. Via de regra, os candidatos a governador, principalmente os favoritos, costumam “puxar” os candidatos a senador, formando “dobradinhas” que sempre resultam bem sucedidas, como aconteceu em 2010, com a eleição da pemedebista Roseana Sarney para o Governo, e a de João Alberto e Edison Lobão, ambos do PMDB, para a Câmara Alta; e em 2014, com a vitória acachapante de Flávio Dino (PCdoB) para o Palácio dos Leões, e a eleição de Roberto Rocha (PSB) para o Senado. Esse aspecto da corrida senatorial indica que esse número elevado de candidatos será depurado com a formação de chapas governista e oposicionista, abrindo caminho para algumas candidaturas em chapas que expressem outras vias, como a ultraesquerda e candidaturas independentes.

O governador Flávio Dino certamente enfrentará dificuldades para definir dois candidatos a senador na montagem da sua chapa. No seu campo estão em clima de pré-campanha os pedetistas Weverton Rocha e Humberto Coutinho, o socialista José Reinaldo e o pepista Waldir Maranhão. Todos lhe são estreitamente ligados, integram a linha de frente da base política do seu Governo e – com exceção de Humberto Coutinho, que enfrenta problemas de saúde -, não parecem dispostos a abrir mão dos seus projetos senatoriais. E nesse contexto entraria também Eliziane Gama, que se entrar para valer e não for acomodada na barca governista, poderá fazer uma campanha paralela com um discurso nada simpático ao Governo – caso também de Hilton Gonçalo, e até mesmo de José Reinaldo, se vier a ser preterido em favor de Waldir Maranhão. A se manterem esses cinco pré-candidaturas, e tudo indica que elas serão mantidas, o governador Flávio Dino se verá numa tremenda encrenca doméstica, tendo de usar toda sua habilidade para encontrar uma saída sem maiores traumas.

No campo oposicionista a situação é parecida, e a pergunta que se faz é a seguinte: como serão acomodados Sarney Filho e Roseana Sarney? A resposta é muito complicada, começando pelo fato de que uma definição implica em rifar um dos dois. Se Roseana for candidata ao Governo, Sarney Filho não poderá ser candidato ao Senado, e vice versa – um deles, portanto, terá de ir para o sacrifício. A outra vaga de candidato a senador numa chapa do Grupo Sarney será disputada pelo senador João Alberto e o suplente Lobão Filho. Diante de um impasse, o grupo poderá negociar um acordo interno que mande Roseana para disputar o Governo, Lobão Filho e João Alberto para disputar as cadeiras do Senado e Sarney Filho se conformando com mais um mandato na Câmara Federal.

Os demais pré-candidatos dificilmente formarão chapas compostas. Sebastião Madeira se movimenta para que o PSDB lance chapa própria ao Senado, pretendendo ter Luis Fernando Silva na outra vaga. Luis Fernando é nome lembrado em todas as conversas, mas disse à Coluna que seu projeto é reconstruir São José de Ribamar, indicando que só deixaria a Prefeitura daqui a dois anos para disputar vaga no senado numa situação excepcional, o mesmo acontecendo com Hilton Gonçalo. Gastão Vieira não descarta ser candidato ao Senado numa chapa independente, mas o projeto que cultiva no momento é voltar á Câmara Federal. E Márlon Reis só aguarda uma definição de Marina Silva para resolver se disputará a senatória ou o Governo do Estado.
Esse é o quadro de agora. Outros desenhos podem estar a caminho.
Ribamar Correia
Leia Mais

JUDICIÁRIO EM BACABAL ANULA ELEIÇÕES DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES

22:34 0


Uma decisão proferida pelo juiz Marcelo Moreira, titular do Juizado Especial Cível e Criminal e respondendo pela 1a Vara de Bacabal, declarou nulas as duas eleições realizadas no dia 1o de janeiro para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Bacabal. A decisão judicial determina que uma nova eleição seja realizada para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Antes dessa eleição, o vereador que estiver na presidência da casa deverá dar posse, caso preenchidos os requisitos legais, aos vereadores eleitos João Garcez Filho e João da Cruz Rodrigues.

Os autores – Edvan Brandão de Farias e outros - alegaram na ação que em 1o de janeiro deste ano foi realizada uma sessão de instalação e posse dos vereadores na Câmara Municipal de Bacabal, bem como a eleição da Mesa Diretora da casa. Eles disseram que esta sessão foi marcada por diversas confusões, incluindo discussões, agressões, sumiço de cópias de documentos, intervenção polícia, e outros fatos que resultaram em ilegalidades praticadas pelos reús, lista encabeçada por Cézar Antônio da Costa Brito.

Os autores explicam que a sessão de instalação deveria ser presidida pelo vereador eleito Francisco Leal da Silva, mas ele, utilizando de prerrogativa do regimento interno da Câmara, atribuiu a presidência para João Garcez Filho. Afirmam, porém, que João Garcez estaria impedido de tomar posse naquele momento e impedido de presidir a sessão, por estar em situação de incompatibilidade constitucional para exercer o cargo de vereador.

“Mesmo sem condições de presidir a solenidade, João Garcez deu continuidade à sessão e alegou que os vereadores eleitos Natália Silva e João da Cruz Rodrigues não estavam munidos de toda a documentação necessária, situação apenas resolvida na hora por Natália, tendo, por conseguinte, negado a posse a João da Cruz”, diz a ação. Por causa dessas supostas irregularidades, nove vereadores deixaram a sessão, ocasionando em perda de maioria absoluta, quorum exigido para escolha da Mesa Diretora da Câmara, conforme Lei Orgânica do Município.

João Garcez, então, teria dado posse de forma indevida ao suplente de vereador Cleudo Braga Feitosa no lugar de João da Cruz, na intenção de dar número mínimo de vereadores para que se prosseguisse com a eleição. Ao final, foram empossados nessa sessão o Prefeito, o Vice-prefeito, e escolhido como Presidente da Câmara o vereador Cézar Antônio da Costa Brito. Ainda na ação, os autores ressaltaram que os vereadores que deixaram a sessão, foram a outro local, o Real Palace, e lá tomaram posse e elegeram para presidir a câmara o vereador Edvan Brandão de Farias. Para os autores os trabalhos do Poder Legislativo em Bacabal estão sob sério risco, haja vista a possibilidade virem a ser conduzidos de forma indevida pelos réus.

Eles requereram junto à Justiça, com efeito de cumprimento imediato, medida liminar para que sejam suspensos e declarados nulos todos os atos praticados pelos réus, inclusive no que se refere à posse do Prefeito e Vice-prefeito. Requereram que fosse declarada válida a reunião realizada no Real Palace. Os réus, quando notificados, apresentaram contestação alegando que não havia impedimento algum em relação à posse de João Garcez, que presidiu a instalação e posse dos eleitos. Para os réus, a eleição presidida por Garcez foi legítima.

Ao decidir, o magistrado ressaltou que “a manifestação judicial que segue, portanto, decorre da incapacidade daqueles que foram escolhidos para trabalhar em busca da satisfação dos anseios da população de Bacabal, de iniciarem a legislatura em um cenário de normalidade democrática. O controle que se faz no caso, destarte, é de legalidade”. Para o juiz, as duas eleições realizadas na referida data estão marcadas por ilegalidades, falhas de procedimentos, e manobras indevidas.

Ao analisar a situação de João Garcez, o Judiciário destaca o fato de ele estar em exercício de dois cargos públicos: o de vereador e o de professor. “Para que ele pudesse assumir como vereador, deveria se afastar do cargo de professor”, entendeu o juiz, explicando que se ele não poderia tomar posse como vereador, logo não poderia presidir a sessão, tampouco dar posse ao vereador Cleudo Braga.

No que se refere à sessão realizada no Real Palace, o magistrado entende que essa teria violado o princípio constitucional da Publicidade, tornando-a inválida. Sobre a posse do Prefeito e do vice, o juiz explicou que foi válida haja vista a ‘teoria da aparência’, a qual equipara em certas circunstâncias e em atenção a certas pessoas o ‘estado de fato’ ao ‘estado de direito’, bastando a suposta competência daquele que se apresentava como Presidente da Câmara Municipal.

A decisão judicial declara, portanto, como devidamente empossados o Prefeito e o Vice-prefeito de Bacabal. Declara, ainda, como empossados todos os vereadores eleitos na eleição de 2016, à exceção dos vereadores João Garcez e João da Cruz Rodrigues. A posse do suplente Cleudo Braga foi tornada nula pela decisão que determina, ainda, que ate´que se realiza nova eleição, a Câmara de Vereadores de Bacabal seja presidida pelo mais idoso entre os eleitos.
Leia Mais

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SOLIDARIEDADE! MORADOR DE BACABAL COM CÂNCER PRECISA DE SUA AJUDA PARA TRATAMENTO

00:09 0
Morador de Bacabal, o pintor de automóvel Ricarte de Normandia Rodrigues de Castro, 51 anos, conhecido como "Viega", luta pela vida desde dezembro de 2015 quando foi diagnosticado com câncer no fígado.

Desse tempo para cá ele aguarda na fila do Sistema Único de Saúde a oportunidade de ser submetido a um transplante de órgão, porém, como o caso requer a máxima urgência, já que Ricarte se encontra cada dia mais debilitado, seus familiares e amigos iniciaram uma campanha para angariar recursos financeiros visando arcar com os custos da quimioterapia e outras despesas, algo em torno de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Ricarte de Normandia reside na rua Maranhão Sobrinho, n° 1286, centro de Bacabal e, atualmente, se encontra internado no Hospital Aldenora Bello, em São Luís.

Quem puder colaborar com qualquer valor deve fazer depósito ou transferência bancária para a conta corrente de Francisco Rogério Rodrigues Morais, irmão de Ricarte.

CONTA CORRENTE: 14771-0
AGÊNCIA: 0528-2
BANCO DO BRASIL

Qualquer outra informação pode ser obtida através dos telefones: (99) 3627-4114 / 98101-7755. Ou ainda no seguinte endereço: Rua Frei Felix, nº 60, Bairro São Francisco, em Bacabal.

Blog Sérgio Matias
Leia Mais

Post Top Ad