UNIDADE PRISIONAL DE COROATÁ RECEBE MUTIRÃO DA SAÚDE - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 18 de junho de 2015

UNIDADE PRISIONAL DE COROATÁ RECEBE MUTIRÃO DA SAÚDE

O Programa de Saúde na Unidade Prisional de Coroatá, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), teve início na terça-feira (16). Pela manhã desta quarta-feira (17), mais de 30 detentos já haviam sido vacinados contra hepatite, tétano e gripe. O mutirão já beneficiou 140 internos em dois dias. “O resultado é um ambiente carcerário bem mais saudável com baixo risco de doenças”, afirmou o diretor da unidade, Ederson da Silveira Costa.

Além das vacinas, o mutirão levou testes rápidos de HIV/Aids e Sífilis, fez aferição da pressão arterial e consultas médicas. Segundo o clínico geral Wesley Fontenele, os casos mais frequentes são infecção urinária, estomatite, escabiose e dor de dente. “Dependendo do caso eu prescrevo o medicamento ou solicito exames mais detalhados. Os remédios são cedidos pelo estado”, afirmou o médico. Em situações mais delicadas, o interno é encaminhado ao médico especializado para encaminhá-lo a exames mais específicos.

Depois de Coroatá, a equipe do mutirão – enfermeiras, técnicas em enfermagem e clínico geral – segue para as cidades de Pedreiras e Bacabal. A meta é atender no mínimo 80% dos cerca de 3,4 mil internos  das 20 unidades prisionais do interior do Maranhão. E, na próxima semana, também na Unidade Prisonal de Coroatá, a Sejap vai promover o mutirão jurídico presencial para detentos que não podem contratar advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad