Mais de quatro mil condutores do Maranhão receberam em casa este mês carta-alerta sobre o fim da validade de suas carteiras de habilitação. O novo serviço, desenvolvido em parceria pelo Detran-MA e Correios, foi iniciado há uma semana e tem como objetivo ajudar os motoristas a não perderem o prazo de renovação do documento.
As primeiras correspondências começaram a ser entregues pelos Correios na residência dos usuários na segunda-feira, 01. De acordo com o Detran-MA, mais de 16 mil motoristas maranhenses com CNH e PD(permissão para dirigir) a vencer entre 20 de junho e 31 de julho serão alertados só nesta primeira etapa do serviço. Até dezembro deste ano mais de 53,5 mil motoristas no estado vão precisar renovar a CNH.
As cartas-alertas são impressas pelos Correios, após o Detran-MA encaminhar as informações dos usuários para a instituição. Em seguida, as correspondências são encaminhadas para os 08 Centros de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios, responsáveis por entregá-las aos condutores residentes na região metropolitana de São Luís. Nas cidades do interior do estado as cartas-alertas também são entregues pelos Correios.
O aposentado George Smith Júnior recebeu na manhã desta segunda-feira, 8, a carta alerta destinada ao seu filho, e elogiou a iniciativa do Detran maranhense. “É um serviço muito importante, uma excelente ideia. O Detran está realizando um ótimo trabalho ao se preocupar em lembrar os motoristas do vencimento da carteira”, ressaltou.
A própria assessora de Comunicação dos Correios, Fernanda Coelho, já foi vítima do esquecimento de renovar a CNH. “Só descobri que minha carteira de motorista havia vencido quando a atendente do aeroporto disse que eu não poderia usá-la como documento no embarque, pois CNH vencida não tem validade nenhuma.”
“Esse novo serviço do Detran-MA de alerta do vencimento da CNH demonstra o compromisso do governo Flávio Dino em aprimorar os serviços públicos oferecidos à população, tornando-os melhores e mais eficientes”, destaca o diretor geral do órgão, Antonio Nunes. “A carta alerta é um serviço simples, eficaz que pode evitar muitos transtornos aos condutores”.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista só pode utilizar a CNH até 30 dias após o fim da validade. Dirigir com Permissão para Dirigir (PD) ou carteira vencida é considerado infração gravíssima, gerando sete pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
Assessoria de Comunicação Detran-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário