Uma parceria entre AGED, STTR-Bacabal, INPEV, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura do Município de Bacabal resultou em um projeto de grande importância para o nosso Meio Ambiente. Trata-se do recolhimento de embalagens de agrotóxicos utilizadas por agricultores na zona rural de Bacabal.
Devidamente equipados com luvas e máscaras, os coletores recolhem, armazenam e orientam os agricultores sobre a destinação correta desses recipientes que podem causar danos irreparáveis ao homem ou animais já que são extremamente tóxicos.
Nesta primeira etapa foram feitas coletas nos povoados: Bomba, Boa Vista da Tábua, Barraca do Açude, Brejinho, Centro dos Tomés, São Paulo Apóstolo, e Alto Alegre do Acelino.
Além do recolhimento das embalagens, os técnicos também orientam os agricultores sobre o uso adequado dos agrotóxicos evitando prejudicar a lavoura e o solo.
Por ser o Ponto de Recebendo mais próximo de Bacabal, todo o material recolhido será encaminhado a titulo de doação para a cidade de Imperatriz região tocantina.
“Aqui na região não há Ponto de Recebimento desse material, por isso tudo o quer recolhido será encaminhado para Imperatriz. Mas o que mais importa é que estamos retirando do solo, do Meio Ambiente, recipientes prejudiciais a natureza e mostrando aos agricultores a forma correta de utilizar produtos agrotóxicos” afirmou Anderson Viana Secretário Municipal do Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário