2019 - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Idoso é vítima de assalto em Bacabal

19:58 0
O idoso identificado apenas como "Nego Oziel", foi vítima de assalto por dois elementos. Na oportunidade conseguiram roubar da vítima, a quantia de R$ 250. O fato ocorreu na noite de sábado nas imediações do parque Manoel Lacerda.

Saiba os detalhes na reportagem abaixo:
Leia Mais

Vídeo: Assista o caso sobre o assassinato do menor "pato roco" exibido no programa Cidade Viva na Tv Mearim dia 09.12.2019

Vídeo:Nesta sexta feira 13 de dezembro tem Forró das antigas com Banda Líbanos e Forrozão Tropikália em Bacabal

Vídeo: Show do padre Alessandro Campos na cidade de Bacabal

domingo, 8 de dezembro de 2019

Casamento Comunitário reúne quase 100 casais em Olho Dágua das Cunhãs

19:48 0


Na última quinta-feira (5), a comarca de Olho D´Água das Cunhãs sediou uma edição do projeto Casamentos Comunitários, proporcionando a regularização da união civil de quase 100 casais das zonas urbana e rural do município. O casamento comunitário foi organizado pelo juiz titular da comarca, Galtieri Mendes de Arruda, em parceria com a Prefeitura Municipal e instituições religiosas da cidade.
Na ocasião, participaram da cerimônia comunitária, realizando individualmente o casamento de cada um dos 96 casais, os juízes de Direito Mirella Cézar Freitas, titular da 2ª Vara de Itaperucu-Mirim – representando o idealizador do projeto, desembargador Jorge Rachid; Jairon Ferreira de Moraes (auxiliar da capital); Jorge Sales Leite (Vara da Família de Bacabal); Rômulo Lago e Cruz (1º Vara de Vitorino Freire); Selecita Locatelli (São Luiz Gonzaga); Bernardo Luiz de Melo Freire (Poção de Pedras); Cristina Leal Meireles (2ª Vara de Lago da Pedra); Marcelo Frazão Pereira (1ª Vara Criminal de Bacabal) e Gláucia Helen Maia de Almeida (2ª Vara Criminal de Bacabal).
Casal mais idoso da cerimônia, aos 75 anos e 66 anos de idade, os noivos José Tereza Linhares e Maria Francisca da Silva Souza foram os primeiros a afirmarem o “sim” perante o magistrado Galtieri Mendes de Arruda, recebendo a certidão de casamento das mãos do prefeito Rodrigo Oliveira. Em seguida, foi a vez do casal mais jovem, Renato Silva Costa (24 anos) e Alexandra Barros Carvalho (18 anos), cuja união foi celebrada pela juíza Mirella Freitas e a certidão entregue pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Bacabal).
O juiz Galtieri Mendes de Arruda ressaltou a relevância da edição do projeto na cidade de Olho D´Água das Cunhças, onde há vários anos não acontecia e a população relata carência de eventos e políticas públicas, apresentando um índice de uniões estáveis não formalizadas por falta de condições financeiras. O magistrado ressaltou a parceria das instituições religiosas e líderes religiosos, assistentes sociais e sociedade civil. “Verificamos um número relevante de casais interessados em formalizar a união civil, realizando uma cerimônia bem organizada e decorada para oferecer um momento especial a todos os casais da nossa comarca, com a participação de vários magistrados que se deslocaram voluntariamente de suas comarcas”, ressaltou.
A juíza Mirella Freitas ressaltou que somente na gestão do desembargador Marcelo Carvalho Silva já foram realizados mais de 7 mil uniões por meio do projeto Casamentos Comunitários, o que demonstra o empenho da Corregedoria Geral da Justiça em aproximar o Judiciário da população, por meio dessa importante iniciativa que reforça o compromisso com a estruturação da família, ampliando garantias previdenciárias, patrimoniais e sucessórias. “É com muita alegria que participo desta cerimônia na comarca onde atuei por dois anos, e representando o desembargador Jorge Rachid, que implantou esse projeto em 1998”, frisou.
“É com grande alegria que participamos deste projeto, que beneficia muitas pessoas que vivem em união estável e não possuem condições de arcar com os custos do casamento”, avaliou o juiz Jorge Leite.
Leia Mais

Pato Roco morre após ser atingido com tiro no pescoço

19:35 0
O menor identificado como João Vieira Marinho, o "Pato Roco" foi assassinado com um tiro no pescoço na madrugada de domingo(8), na Avenida Chico Marques no centro da cidade de Bacabal. 

De acordo com informações colhidas no local pela polícia, "Pato Roco" estaria na companhia de outras pessoas com destino a sua residência na avenida Mearim quando foi abordado por indivíduos que acabaram efetuando disparos contra o mesmo. Logo depois, um dos irmãos de pato roco abordou o suspeito do crime identificado apenas como "Rodolfo" e efetuou disparos lhe atingindo no braço.

"Pato Roco" tinha passagens na delegacia, e já teria sido por várias vezes vítima de tentativa de homicídio. 



No mês de agosto deste ano, um tiroteio foi registrado na casa de "Pato Roco", por conta de uma disputa de gangues rivais, onde testemunhas relataram que a casa foi cercada por um grupo armado com dez pessoas que estavam a procura do mesmo. 

No local estavam a mãe de "Pato Roco" e seus três irmãos, todos menores de idade.  Cauã Vieira, de 13 anos, foi baleado ao tentar fechar a porta da casa no momento da invasão. Ele foi atingido com três tiros nas costas e morreu na hora. A outra criança foi baleada na perna esquerda e na costela e conseguiu se salvar ao se esconder debaixo de uma cama. 

Todos os detalhes, na reportagem completa de Rayana Bruna e Cesar Almeida que será exibida nesta segunda(9), na programação da TV Mearim Band Bacabal. 

Assista abaixo uma entrevista que foi exibida no programa Cidade Viva ao vivo,direto da casa de familiares de "Pato Roco", após o tiroteio ocorrido em agosto deste ano. Na oportunidade conversamos com Pato Roco e sua mãe Edileuza Marinho após o ocorrido com seus dois filhos.

Leia Mais

Cartórios de Registro Civil do Maranhão passarão a emitir carteiras de identidade

18:44 0

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), o Estado do Maranhão – por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN-MA), celebraram, nesta quinta-feira (5), convênio estabelecendo cooperação para implementar, nas serventias extrajudiciais de Registro Civil do Maranhão, a emissão de Registro Geral – RG (carteira de identidade). O documento conjunto foi assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva; pelo coordenador estadual da ARPEN no Maranhão, Devanir Garcia; e pelo diretor do Instituto de Identificação do Maranhão, órgão ligado à SPP, Lúcio Flávio Cavalcante, que no ato representou o Governo do Estado.
Os cartórios extrajudiciais de Registro Civil do Maranhão passam a atuar como “Ofícios da Cidadania”, em conformidade com a Lei 13.484/2017, que alterou a Lei 6015/1973, e com o Provimento n.º 66/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a prestação de serviços pelos ofícios de registro civil das pessoas naturais mediante convênio, credenciamento e matrícula com órgãos e entidades governamentais e privadas.
A juíza Jaqueline Caracas, auxiliar da CGJ e responsável pelas Serventias Extrajudiciais, explica que todo o procedimento, desde a solicitação até o recebimento do RG serão feitos a partir de agora também nos cartórios, o que significa a ampliação das oportunidades e o maior acesso a um direito que leva cidadania para a população. “É um avanço que resulta de uma importante parceria entre o Judiciário, o Executivo e os oficiais de Registro Civil do Maranhão”, frisa a magistrada.
Pelo documento, os cartórios precisam aderir ao convênio e cumprir uma série de exigências para iniciarem a emissão das carteiras de identidade. As serventias realizarão todo o trâmite, desde o recebimento do protocolo de solicitação do RG; autuação do pedido em primeira ou segunda via registral, com posterior análise e digitalização dos documentos apresentados; coleta dos dados biográficos no Sistema de Informação de Segurança Pública – SISP; e preenchimento de alterações, quando for o caso de segunda via.
As serventias também farão a coleta biométrica, composta de foto facial, impressões digitais e assinatura, em conformidade com o padrão internacional da ICAL, e entregarão o documento impresso ao cidadão em periodicidade mínima semanal. A 1ª Via da carteira de identidade, por lei (n.º 12.687/2012), é gratuita.
Na assinatura do convênio, o desembargador Marcelo Carvalho Silva ressaltou a dimensão do projeto, que pretende ampliar o rol de serviços disponíveis nos cartórios de Registro Civil, e proporcionar à população mais um espaço para a emissão do RG. “Muitos cidadãos, principalmente aqueles residentes nos mais longínquos municípios, por vezes possuem apenas a certidão de nascimento, por não terem, na localidade, um órgão que faça a emissão da carteira de identidade, e os cartórios, presentes em todos os municípios do Estado, vão ajudar a suprir essa carência a partir de agora”, pontua o corregedor.
Para Devanir Garcia, a assinatura do convênio fixa um momento histórico, e amplia de tal modo a oferta de um serviço tão básico de cidadania, que certamente resultará na melhoria da qualidade de vida dos moradores de todo o Estado. “A parceria entre a Corregedoria, o Estado e os registradores por meio da ARPEN nos coloca diante de um novo momento, que não é possível mais retroceder, só avançar na melhoria dos serviços cartorários à população maranhense”, finalizou.
Participaram da assinatura, as dirigentes da ARPEN-MA, Gabriela Caminha (serventia de Igarapé Grande) e Caroline Brasil (serventia do 2º Ofício de Paço do Lumiar).
Leia Mais

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

João Alberto confirma pré candidatura a vereador em Bacabal

16:45 0
Durante encontro de lideranças do MDB nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa, o ex-senador João Alberto anunciou, oficialmente, que será candidato a vereador em Bacabal. “Declaro publicamente que disputarei uma vaga de vereador em Bacabal”, afirmou João Alberto.
Alberto incentivou também que lideranças  e ex-prefeitos do MDB concorram ao cargo de vereador e pediu que a ex-governadora Roseana Sarney aceite o desafio e seja candidata a prefeita de São Luís.
Blog Jhon Cutrim
Leia Mais

sábado, 30 de novembro de 2019

Incêndio atinge casa no Residencial José Lisboa

19:34 0
No início da madrugada deste sábado(30), foi registrado um incêndio na quadra 14, no Residencial José Lisboa na cidade de Bacabal. De acordo com informações de populares, não se sabe o que provocou o incêndio. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu conter as chamas, populares conseguiram salvar vários móveis e objetos de uma residência que foi atingida. No momento não tinha ninguém na casa. O local foi isolado para que uma perícia fosse feita com o objetivo de descobrir o que ocasionou o incêndio.



A equipe da Tv Mearim Band Bacabal, André Luís e Felipe Carlos, esteve no local e a reportagem completa assista na segunda feira ás 12hrs no programa Cidade Viva.
Leia Mais

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Vídeo: Cardiologista Maurício Carvalho explica as causas do coração grande

21:54 0
O médico cardiologista Dr. Maurício Carvalho esteve concedendo entrevista ao vivo no programa Cidade Viva na TV Mearim Band Bacabal, dia 28.11.2019, para esclarecer dúvidas sobre o problema de Cardiomegalia que popularmente é conhecida como "coração grande" que atinge pessoas de várias idades.
Leia Mais

Caminhoneiro é preso pela PM com caminhão roubado

21:43 0

Uma equipe da Polícia Militar do destacamento da cidade de Alto Alegre do Maranhão, prendeu no início da noite desta sexta-feira(29), o indivíduo identificado como Marcos Rodrigues, 38 anos, natural do estado do Ceará.

De acordo com informações da polícia,o mesmo foi encontrado com um caminhão que teria sido roubado por volta das 3hrs da madrugada de ontem(28), na cidade de Miranda do Norte.  

Durante a passagem do caminhão pela cidade de Alto Alegre, foi abordado por uma equipe da PM e constatado que se tratava de um veículo roubado. Marcos Rodrigues era quem estava dirigindo o caminhão, de imediato foi dada a voz de prisão ao mesmo e foi indagado pela polícia como teria conseguido,ele alegou que dois homens teriam lhe contratado para levá-lo até a cidade de Peritoró.

Os policiais militares conduziu Marcos Rodrigues para delegacia regional de Bacabal para ser apresentado ao delegado de polícia plantonista para se explicar sobre a situação.

Todos os detalhes acompanhe na reportagem completa de André Luís e Felipe Carlos na TV Mearim Band Bacabal, que será exibida na segunda feira às 12hrs no Programa Cidade Viva.
Leia Mais

Judiciário de Bacabal abre inscrições para casamento comunitário em Bom Lugar

21:00 0
O Poder Judiciário abriu nova edição do projeto "Casamento Comunitário" na cidade de Bacabal. A cerimônia é destinada à união civil gratuita de casais da comunidade, que residem no Município de Bom Lugar - termo judiciário da comarca.
A solenidade será realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, em horário a ser definido. As inscrições estão abertas e os casais interessados podem ser inscrever até o dia 6 de dezembro, no cartório de Bom Lugar (Rua Coronel Hosano Gomes Ferreira- s/nº. Bom Lugar.), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Contribuirão para o evento a sociedade local, as congregações religiosas e o cartório extrajudicial da cidade. Até o dia 18 de dezembro, o cartório deverá enviar os editais de proclamas à diretoria do fórum de Bacabal, para que sejam publicados no Diário da Justiça Eletrônico.
A Portaria nº 3699/2019, assinada pelo juiz Jorge Sales Leite, destacou o objetivo do projeto de converter a união estável em casamento, conforme orientação da constituição Federal.

Leia Mais

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Assalto ao Banco do Brasil em Bacabal completa 1 ano

10:09 0
O roubo de cerca de R$ 100 milhões do Banco do Brasil da cidade de Bacabal ocorrido em 25 de novembro de 2018, completará na semana que vem 1 ano. De acordo com a polícia do Maranhão, o roubo foi arquitetado por José Francisco Lumes "Zé de Lessa", considerado foragido da justiça brasileira. Na ação criminosa, o grupo que realizou o assalto incendiou carros e entrou em confronto com a polícia. Com isso, uma parte do dinheiro ficou pelas ruas da cidade, e muitas pessoas aproveitaram para pegar os pacotes de dinheiro após o crime. A reportagem completa de André Luis e Felipe Carlos será exibida nesta sexta feira(22), no programa Cidade Viva na TV MEARIM BAND BACABAL
Leia Mais

MP pede construção de delegacia em Alto Alegre do Maranhão

07:50 0
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado do Maranhão pedindo a construção de delegacia no município de Alto Alegre do Maranhão, a 205 km de São Luís.
A ACP que foi formulada por Alessandra Darub Alves, promotora titular da Promotoria de Justiça de São Mateus, da qual Alto Alegre do Maranhão é termo judiciário, se baseia em um procedimento administrativo instaurado após diligências realizadas no prédio onde funciona a delegacia de polícia de Alto Alegre do Maranhão.
Na inspeção, o órgão ministerial constatou que o prédio onde funciona a delegacia possui rachaduras e infiltrações nas paredes, banheiros quebrados com sérios problemas hidráulicos e mau cheiro, instalações elétricas apresentando risco de incêndio, fios expostos por diversos cômodos, telhado com goteiras, portas e janelas quebradas, entre outros.

De acordo com o Ministério Público, foram enviados expedientes ao secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, informando a situação precária em que se encontra a delegacia, bem como a necessidade de colocar um delegado de carreira no município. Atualmente, apenas um investigador de polícia atende à demanda altíssima da comarca.

O Município de Alto Alegre informou que já realizou a doação de um terreno de 3.360m² para o Estado com a finalidade de edificação da delegacia de Polícia Civil. No entanto, o Estado não apresentou perspectiva nem prazos para realizar a lotação de novos profissionais de polícia em Alto Alegre.

G1 MA
Leia Mais

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Comarca de Bacabal conclui digitalização de processos e virtualização da Vara da Família

21:25 0
As unidades judiciais da comarca de Bacabal que atuam com as classes já contempladas pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) – 1 e 2 ª Varas Cíveis e Vara da Família – concluíram a digitalização de mais de 6 mil processos em papel em tramitação nas três unidades, com a migração de todos os 1.315 processos físicos da Vara da Família para o sistema PJe, que passam a tramitar exclusivamente de forma eletrônica para todos os atos processuais.
O trabalho é feito pelos servidores do quadro de pessoal com o auxílio de estudantes da Faculdade Pitágoras, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que firmaram Termos de Cooperação com o Poder Judiciário para esse fim.
Na 1ª Vara Cível, titularizada pela juíza Vanessa Ferreira Pereira Lopes, foram digitalizados quase 2 mil processos físicos, com a migração de aproximadamente 600 até o momento. Na 2ª Vara Cível, da qual é titular o juiz João Paulo Mello, foram digitalizados cerca de 2.700 processos físicos, que também estão sendo migrados para o PJe.
Na Vara da Família, os trabalhos de digitalização tiveram início na primeira quinzena de agosto. Segundo o juiz titular, Jorge Sales Leite, a virtualização completa da unidade, com a realização de todos os atos de processamento exclusivamente pelo PJe, representa um grande avanço na desburocratização e no aumento da celeridade processual, gerando diversas vantagens como economia de papel; redução de riscos de extravios; redução de gastos com Correios; menor tempo de atendimento presencial; realização de citações e intimações eletrônicas; eliminação de tarefas como juntadas, envio de autos; ampliação do teletrabalho, entre outras.
Ele ressalta que, da ótica do gabinete, a tramitação eletrônica implica na desnecessidade de cadastrar e movimentar os atos judiciais proferidos, além da possibilidade de despachos simples e similares serem exarados em lote e visualizar processos que não estejam conclusos. Do ponto de vista da Secretaria Judicial, ele aponta como vantagens a realização de expedientes similares em lote; conclusão em lote; desnecessidade de cadastro manual de partes e atos; simplificação da notificação das partes; envio de processos em lote para órgãos como Defensoria Pública e o Ministério Público e a contagem automática de prazos. “O trabalho dos advogados também é facilitado pela desnecessidade de deslocamento ao fórum para visualização do processo; peticionamento sem necessidade de acesso físico aos autos; peticionamento a qualquer tempo e em qualquer lugar; juntada de documentos mais rápida, entre outras”, observa.
VIRTUALIZAÇÃO – O Poder Judiciário do Maranhão lançou o projeto “Digitalizar Já”, criado com o objetivo de ampliar a virtualização dos processos físicos do Poder Judiciário maranhense, para que sejam digitalizados e migrados para o sistema de tramitação eletrônica Processo Judicial eletrônico (PJe).
A iniciativa dá continuidade ao processo de modernização do Poder Judiciário, a partir da Portaria Conjunta Nº 52019, que autorizou a ampliação da virtualização dos processos judiciais que tramitam em autos físicos relativos às classes judiciais que já são processadas em formato digital nas unidades jurisdicionais das comarcas que utilizam a plataforma do Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) do 1º Grau do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, e dá outras providências.
Os procedimentos de digitalização e migração dos processos em papel para o PJe estão descritos em Cartilha publicada pela Corregedoria Geral da Justiça, disponível na página www.tjma.jus.br/cgj.
Entre os benefícios buscados pela iniciativa estão a otimização dos recursos físicos, humanos e orçamentários; maior celeridade no cumprimento dos comandos judiciais; ampliação da transparência e da publicidade na tramitação processual; satisfação do servidor com o ambiente de trabalho totalmente digital; novas metodologias que possibilitem melhorar as rotinas de trabalho, a partir da utilização de um único sistema de acompanhamento processual – PJe; ampliação da utilização do regime do teletrabalho; mais agilidade na tramitação dos processos e reforço ao compromisso com a sustentabilidade.
Leia Mais

Vídeo: Homem sofre tentativa de homicídio na Vila Coelho Dias

20:29 0
O indivíduo Jalderlan Pereira Farias 24 anos, foi vítima de dois disparos de arma de fogo na noite de ontem(18). O crime aconteceu na Vila Coelho Dias na cidade de Bacabal.

Saiba os detalhes, na reportagem de André Luis e Felipe Carlos da TV MEARIM BAND BACABAL:
Leia Mais

Vídeo: Jovem é executado a tiros no bairro Juçaral em Bacabal

20:25 0
O indivíduo identificado como Ivanildo Alves dos Santos,vulgo "bebê", 18 anos, foi executado a tiros na madrugada desta quinta feira(19), na Rua Raimundo Correia no Bairro Ramal na cidade de Bacabal.

Saiba os detalhes na reportagem de André Luiz e Felipe Carlos da TV MEARIM BAND BACABAL: 
Leia Mais

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo

Jovem é preso na Vila São João com vários frascos de "loló"

PM apreende armas de fogo em Bacabal

Princípio de rebelião na Unidade Prisional de Piratininga em Bacabal

Suspeito de participação em crime de homicídio é preso em Bacabal

Moto é encontrada incendiada no Parque Santa Clara na cidade de Bacabal

Bandidos morrem em tentativa de assalto à ônibus próximo ao povoado Zé Chicão

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Vídeo: Suspeito de praticar assalto em loja é preso na cidade de São Mateus do Maranhão

Vídeo: Homem é preso por descumprir medida protetiva

Servidores do polo judicial de Bacabal recebem treinamento sobre digitalização de processos

09:59 0
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou na última semana, no Fórum da comarca de Bacabal, treinamento sobre o procedimento de digitalização de processos físicos para secretários judiciais titulares e substitutos do polo judicial. Participaram cerca de 20 servidores das comarcas de Bacabal, Coroatá, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Pedreiras, Poção de Pedras e São Mateus.
A capacitação teórica e prática aconteceu na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), realizada por servidoras da CGJ-MA, acompanhada pela corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, e pelos juízes de Bacabal e de outras comarcas, que participaram de mutirões de sentenças em Bacabal. A medida faz parte do projeto “Digitalizar Já”, instituído pelo Poder Judiciário por meio das Portarias Conjuntas N° 15/2019 e N° 16/2019, assinadas pelo presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e pelo corregedor-geral da Justiça.
As servidoras Thaís Muniz, Hayla Castelo Branco e Karliane Fontenele esclareceram aos servidores sobre os procedimentos teóricos e práticos para a digitalização de processos físicos, que passa pela seleção dos autos físicos, preparação de caixas, digitalização dos documentos, procedimentos de sistema e migração para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), no qual, após a devida migração, os processos passam a tramitar de forma exclusivamente eletrônica. A migração permite que juízes, servidores, advogados e partes tenham acesso facilitado aos autos do processo judicial, com a realização de atos, despachos, pedidos e consultas por meio do sistema PJe.
A servidora Hayla Castelo Branco apresentou sobre a estrutura, funcionamento e vantagens da Secretaria Judicial Única Digital da Fazenda Pública da capital (SEJUD), demonstrando a elevada produtividade que a secretaria digital alcançou desde sua implantação. Em 2018, a SEJUD registrou mais de 580 mil atos realizados e somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados mais de 357 mil tarefas. “O exemplo da SEJUD demonstra que a virtualização dos processos e a implantação das secretarias judiciais representa um crescimento nos números da produtividade e melhoria na celeridade”, ressaltou.
Na ocasião, o desembargador Marcelo Carvalho Silva explicou aos servidores os objetivos das campanhas “Digitalizar Já” e “Sou Amigo do Judiciário”, que buscam ampliar a virtualização de processos no âmbito da Justiça maranhense sem elevação de custos, por meio de cooperações, atuação do pessoal do quadro e contribuição de advogados. Ele frisou que, além de representar um ganho para a sociedade, a virtualização facilita o trabalho de juízes e servidores, que deixam de manusear processos em papel e podem ampliar o teletrabalho. “O esforço dos servidores que estão participando desse trabalho deve ser reconhecido pelo Poder Judiciário, tendo em vista a contribuição para a melhoria dos serviços prestados”, observou.
O juiz Jorge Sales Leite (Vara da Família) falou da relevância desse trabalho para a melhoria dos serviços jurisdicionais, frisando o avanço da digitalização de processos na comarca de Bacabal, com a virtualização dos processos físicos da Vara da Família, 1ª e 2ª Varas Cíveis. “Os magistrados de Bacabal têm interesse não apenas na virtualização como na instalação da Secretaria Judicial na comarca”, disse.
A servidora Elaine Lima Cruz, secretária judicial da 2ª Vara de Lago da Pedra, avaliou que a virtualização representa um ganho de tempo tanto para os servidores e juízes como para a sociedade. “Com a migração dos processos para o PJe, vários atos que demandam tempo com os processos físicos deixarão de ser necessários, aumentando a celeridade”, observou.
AMIGO DO JUDICIÁRIO – O treinamento também abordou a campanha “Sou Amigo do Judiciário: quero digitalizar”, por meio da qual o Poder Judiciário do Maranhão propõe a participação de advogados na digitalização dos processos físicos da Justiça maranhense. Os interessados podem acessar o link “Digitalizar Já” na página da CGJ (www.tjma.jus.br/cgj), onde estão disponíveis as informações, formulário e QR Code para envio dos dados ao Poder Judiciário. “Os advogados podem trazer seus processos digitalizados para serem migrados para o PJe, facilitando o acesso das partes de qualquer lugar onde estejam e melhorando a celeridade processual”, observou o corregedor-geral.
Leia Mais

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Vídeo: Homicídio em Santo Antônio dos Vieiras zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão

17:05 0
A vítima do homicídio registrado na madrugada de domingo(15), foi identificada como  Genison dos Santos Prado, 41 anos, que foi assassinado no povoado Santo Antonio dos Vieiras, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão.  Veja mais detalhes na reportagem abaixo:
Leia Mais

Assaltante morre em confronto com a PM após roubar moto em Bacabal

16:38 0
Uma dupla de assaltantes da cidade de Lago da Pedra do Maranhão, roubaram uma moto broz na noite de sábado(14), na rua Magalhães de Almeida no centro de Bacabal. Os dois assaltantes foram perseguidos por viaturas da PM e alcançados na avenida João Alberto. 

Um dos assaltantes que é menor de idade foi apreendido, o outro identificado como Francineide da Silva vulgo Loirinho ou Vitinho acabou sendo baleado e vindo a óbito no local.

Assista abaixo, todos os detalhes sobre o caso na reportagem completa de Rayana Bruna e César Almeida da TV MEARIM BAND BACABAL. 

Leia Mais

Vídeo: Jovem é linchado por populares após praticar assalto em Bacabal

16:12 0
O jovem identificado pela polícia como Júlio César Azevedo, foi agarrado pela população e linchado após praticar assalto por volta das 22 horas de sexta feira nas imediações da BR 316 na cidade de Bacabal. 

Júlio César estava na companhia de outro comparsa que acabou escapando da população, ambos são suspeitos de praticar assalto a uma pessoa e subtrair um aparelho celular. 

Informações repassadas à polícia é que eles estavam armados com 1 revólver, o segundo acusado não foi identificado, os mesmos são moradores da cidade de Alto Alegre do Maranhão. 

Maiores informações na reportagem abaixo da repórter Rayana Bruna e César Almeida da TV MEARIM BAND BACABAL:

Leia Mais

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Vídeo: Programa Cidade Viva na Tv Mearim Band Bacabal, edição 08.07.2019

Detentos integrantes de facção participam de audiência criminal

17:29 0
Dezesseis detentos da Penitenciária de Pedrinhas participaram esta semana (06.08) de audiência por videoconferência na 1ª Vara Criminal de São Luís. Eles e mais nove pessoas são acusados de integrarem facção criminosa, de dois homicídios e uma tentativa de homicídio. Dos 25 denunciados, quatro respondem ao processo em liberdade e os demais estão foragidos e com prisões decretadas. Foram ouvidas presencialmente 18 testemunhas e no dia 22 deste mês haverá continuidade da audiência para interrogatório dos acusados.
Participaram da audiência no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) o promotor de Justiça, Willer Siqueira; 12 advogados dos denunciados; 18 testemunhas; e quatro acusados que respondem ao processo em liberdade. Da sala de videconferência, na Penitenciaria de Pedrinhas, os 16 presos acompanharam os depoimentos das testemunhas arroladas pela defesa e acusação, presentes no Fórum.
A audiência foi presidia pelo juiz Ronaldo Maciel, titular da 1ª Vara Criminal do Termo de São Luís, Comarca da Ilha, privativa para processamento e julgamento dos crimes de organização criminosa de todo o Estado do Maranhão.
O Ministério Público Estadual, por meio de membros designados em força tarefa, ofereceu denúncia contra 25 pessoas, todas do sexo masculino, sob a acusação da prática dos crimes previstos no art. 121, §2º, I e IV (homicídio consumado) e art. 121, §2º, I e IV c/c Art. 14, II (tentativa de homicídio), todos do Código Penal; e art. 244-B da Lei 8.069/90 (corrupção de menores); e art. 2º da Lei 12.850/13 (organização criminosa).
Denunciados – o órgão ministerial denunciou Cláudio Júnior Mota Goés, conhecido como "Chacau, Júnior Preto e JP"; Weliardson da Cruz Pereira; Marco Vinícius de Sousa Goulart, o "Zarolho"; Breno de Sousa Goulart; Joélio Bogea Lobo, o "Camarão"; José de Ribamar Silva Vila, o "Maresia"; Brian D´Guare Correia dos Santos, o "Mano do Babado"; Adailton dos Santos Pereira Júnior; Denilson dos Santos Júnior, conhecido por "Clima"; José Roberto Penha Ribeiro, conhecido por "Pretinho ou Madruga"; Jeanderson de Sousa Vieira, o "Jean Loko"; Danillo Sílvio Sousa Magalhães, o "Dantas"; Raylson dos Santos Serpa, o "Ray"; Lucas Gonçalves Moreira, o "Luquinha"; Francisco Pereira Rodrigues; e Eldomir Silva Barros, o "Barbeirinho", que estão presos.
Também foram denunciados Mauro César Pereira Lavra; Luís Henrique Nunes Costa, o "Titan da Sapinho"; Alison Silva da Cruz, o "Orelha"; e Rodrigo de Oliveira Brito, o "Roy", que respondem o processo em liberdade; além de Jean Paulo Andrade Medeiros, o "Complexo"; Alberto Jackson Araújo de Sousa; Uberlan Rodrigues Sousa, o "Cheira Cola"; Bruno da Silva Goulart, o “Gemeo da GX"; e Alexsandro Marinho Diniz, o "Smaik", que estão com prisões decretadas.
De acordo com o Ministério Público, os 25 acusados já integravam “estável e inequivocadamente, e de modo pessoal, a organização criminosa, constituída pela associação estável e permanente dos ora denunciados e de outros numerosos indivíduos, ainda não identificados, ou identificados no bojo de outros processos criminais em andamento, ou já conclusos, sob a forma estruturalmente ordenada, cuja estabilidade está caracterizada pela divisão de tarefas entre seus integrantes, com o objetivo de obterem vantagem econômica com a prática de infrações penais, principalmente, contra a saúde pública e incolumidade pública”, consta nos autos.
Segundo a denúncia, os acusados, todos integrantes da mesma facção, se comunicavam por meio de um grupo de WhatsApp. Eles, “em unidade de designos e com intervenção direta ou indireta individual, quer por ação, quer por omissão, participaram da engendração, planejamento, direção e execução da morte de Leandro Nascimento Veras e Júlio Caio Pereira Lopes e da tentativa de homicídio de Cláudio Cardoso Lopes”, afirma o MP. Os crimes teriam ocorrido por deliberação da organização criminosa, com conversações realizadas através do aplicativo de WhatsApp.
Ainda, conforme os autos, a vantagem decorrente da ação dos denunciados consistia na manutenção da soberania, supremacia exclusiva e domínio no território de atuação da facção criminosa, notadamente no bairro onde as vítimas moravam e se declaravam alinhados a outra facção, afirma o MP.
A denúncia do Ministério Público foi recebida pela Justiça em 19 de novembro de 2018, na 1ª Vara Criminal.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa
Leia Mais

Homem vai a delegacia registrar boletim de ocorrência e acaba preso, em Bacabal

17:21 0

Foi preso na tarde desta quinta feira(8), por força de um mandado de prisão, Álvaro Galdino Alencar conhecido pela alcunha de Alvim, 58 anos, natural de Juazeiro do Norte. 

De acordo com informações da Polícia Civil de Bacabal, Alvim procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência e foi constatado que havia um mandado de prisão preventiva contra o mesmo, por conta de um crime de furto qualificado praticado por ele no ano de 2004 na cidade de Codó. Na ocasião, a acusação foi o furto de uma arma de fogo pertencente a um PM.

Todos os detalhes acompanhe na reportagem completa de André Luís e Felipe Carlos,  às 12hrs no programa Cidade Viva com Randyson Laércio 

Leia Mais

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Vídeo: Programa Cidade Viva na Tv Mearim Band Bacabal, edição 25.07.2019

Suspeito de praticar homícídio é preso pela Polícia Civil

14:40 0
Wilson da Costa(meu peixe) suspeito de homicídio

A Polícia Civil do Maranhão por intermédio da 16ª Delegacia Regional de BACABAL, deu cumprimento ao mandado de prisão temporária em desfavor de Wilson da Costa de Sousa, vulgo (meu peixe), pela prática do crime de homicídio qualificado praticado no dia  13 de abril deste ano.

A vítima foi Leandro Gonzales Vieira de Sousa, 30 anos, que foi assassinado a tiros e facadas por vários indivíduos. O crime aconteceu na rua 7, na Vila Frei Solano na cidade de Bacabal.
Leandro Gonzáles (vítima de homicídio)

Wilson foi preso por volta das 13hrs de hoje(25), no Bairro Novo Bacabal.
Leia Mais

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Vídeo: Programa Cidade na Tv Mearim Band Bacabal, edição dia 24.07.2019

Vídeo: Programa Cidade Viva na Tv Mearim Band Bacabal, edição dia 23.07.2019

Polícia prende homem portando munições

21:23 0

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, juntamente, com a Polícia Militar da cidade de Paulo Ramos/MA, efetuaram a prisão em flagrante delito em desfavor do nacional Wanderson Lima Dos Santos (Nem), pela prática dos crimes de posse ilegal de munição e corrupção ativa. 

A prisão ocorreu na cidade de Paulo Ramos na data de ontem, 23/07/2019. O preso está de tornozeleira eletrônica pela prática de um assalto a mão armada no ano de 2017. Wanderson ofereceu dinheiro aos policiais para ser solto,momento em que foi dado voz de prisão pelo Delegado Rildo Portela.
Leia Mais

Post Top Ad