EM DEFESA DAS MULHERES - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EM DEFESA DAS MULHERES

Quase 17 mil mulheres foram mortas vítimas de agressões, entre 2009 e 2011, por causa de conflitos de gênero, ou seja, apenas por ser do sexo feminino, segundo o estudo Violência Contra a mulher: Feminicídios no Brasil, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).  

O número representa uma média de 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia ou ainda um óbito a cada hora e meia. O feminicídio ou femicídio é a morte de mulher em decorrência de conflitos de gênero, ou seja, pelo fato de ser mulher.

A região Nordeste lidera o ranking com a maior taxa de feminicídios do País entre 2009 e 2011, com 6,9 mortes violentas a cada 100 mil mulheres. O segundo lugar pertence ao Centro-Oeste, onde houve 6,86 casos para cada 100 mil mulheres. Depois, vem a região Norte, com 6,42. O Sudeste e o Sul têm as melhores taxas, com 5,14 e 5,08, respectivamente

Mas a violência contra as mulheres assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. Essas formas de violência se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento até a velhice. As mulheres que experimentam a violência sofrem uma série de problemas de saúde, e sua capacidade de participar da vida púbica diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade.

(Fonte Secretaria Geral das Nações Unidas)

Em Bacabal o atual governo abraçou a luta contra a violência feminina e uma das primeiras medidas foi a criação da Secretaria da Mulher. Ao longo do ano muitas ações foram desenvolvidas em defesa da mulher bacabalense. 

A Lei Maria da Penha tem sido uma forte bandeira da secretaria coordenada por Doralice Veloso que periodicamente promove palestras educativas, reuniões e outras atividades com objetivo de difundir a lei e suas vantagens. Disponibilizar todas as condições para que as mulheres quebrem as amarras da submissão é outra luta da Secretaria da Mulher. 

Esta semana o organismo ganhou um reforço importante. Numa solenidade realizada em são Luís, o prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso acompanhado do deputado federal Alberto Filho e da secretária Doralice Veloso recebeu uma viatura que será utilizada no enfrentamento à violência contra as mulheres bacabalenses. A ação encerrou a Campanha dos 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad