MP REPRESENTA CONTRA ADVOGADO QUE OFENDEU NORDESTINOS - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 14 de setembro de 2013

MP REPRESENTA CONTRA ADVOGADO QUE OFENDEU NORDESTINOS

A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, encaminhou, na tarde desta quinta-feira, 12, duas manifestações contra o advogado Gustavo Zanelli Ferreira, que emitiu, por meio de seu perfil na rede social Facebook, opiniões de caráter racista e preconceituoso contra a população maranhense e nordestina. À Procuradoria da República do Maranhão foi apresentada notícia-crime e à seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, uma representação.


Paranaense radicado no Maranhão, Gustavo Zanelli, entre outras mensagens depreciativas ao Nordeste, disse: Quando eu digo que o Brasil não vai para frente em razão do nordeste vocês ficam nervosos, mas infelizmente é assim. Eu nessa minha vinda para cá, tento constantemente ver alguma qualidade nesse povo, mas vejo que de fato é impossível infelizmente”.

Na notícia-crime, a procuradora-geral de justiça tomou como base a Lei nº 7716/89, que considera crime quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Se qualquer um dos crimes for praticado por intermédio dos meios de comunicação, a pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão mais multa. “Compete à Justiça Federal processar e julgar o feito, eis que trata do cometimento de delito por meio eletrônico que se refere às infrações previstas em tratados ou convenções internacionais, cujo acesso se dá além das fronteiras do território nacional”, argumentou Regina Rocha.

Na representação junto à OAB, a procuradora-geral observa que o advogado violou o Código de Ética e Disciplina inserido no Estatuto da Advocacia, por ter se utilizado de “conduta incompatível” com a profissão. “O representado violou seus deveres éticos e disciplinares, ofendendo a toda a coletividade da localidade em que atua profissionalmente e perpetrando, em tese, infração penal a merecer a devida apuração e responsabilização”. Fonte: MPMA


2 comentários:

  1. Eu nasci e me criei no maranhão e continuo morando aqui em bacabal numa parte eu concordo e entendo o que esse advogado quis dizer quem conheci o estado do maranhão sabe que as terra do maranhão ta sendo exploradas no cultivo de soja por famílias que ta vindo do sul mora aqui, e não foi por falta de oportunidade para o povo maranhense, eu me lembro que no segundo mandato de roseana sarney essas terra que hoje esta na mãos das pessoas do sul do país foi oferecida pela governadora aos agricultores maranhense e nenhum teve coragem de encara esse desafio , eu tenho um amigo que mora em balsas e ele disse que os agricultores que lá tem grandes plantações de soja são do sul e que muitos chegaram aqui pobres e hoje tão rico e essa é a realidade não adianta tampa o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  2. Se muitos Maranhenses não tem visão de futuro, é mais um motivo pra eles erguerem as mãos pro céu e agradecer, pois está dando oportunidades a muitos que vem matar a fome aqui no Maranhão, inclusive ele. Pois no Brasil existem milhares de advogados fora do mercado de trabalho por falta de oportunidade.

    ResponderExcluir

Post Top Ad