Servidores da URCB participam de palestra do Dezembro Vermelho - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 17 de dezembro de 2022

Servidores da URCB participam de palestra do Dezembro Vermelho


No mês de dezembro é desenvolvida a campanha Dezembro Vermelho, uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.


A palestra na URCB foi realizada pela equipe do CTA -  Centro de Testagem e Aconselhamento de Bacabal. A coordenadora do CTA, Ana Paula, explicou: “Neste mês nós intensificamos a campanha para chamar a atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a aids, a síndrome da imunodeficiência humana”.



A enfermeira Janete Sousa, destacou a importância do evento: “O dezembro vermelho é só para relembrar, mas a importância da conscientização deve ser durante todo o ano. A orientação para todos os funcionários é a de que se cuidem. Esta Unidade disponibiliza todo mês testes rápidos para os funcionários, assim como orienta constantemente como eles devem informar os pacientes a respeito do tema. Essa palestra é um reforço importante nessa disposição de combatermos o HIV. O principal recurso para evitar o HIV é o uso do preservativo, a camisinha. As pessoas devem ter um parceiro fixo. Quanto às pessoas que já foram infectadas, o sus oferece o tratamento e a nossa orientação é também sobre o fim do preconceito”.  

Para Jarcelis Feitosa, diretor da URCB, duas atitudes são importantes: a prevenção e o fim do preconceito. “É importante que a sociedade tome consciência que a prevenção, o diagnóstico precoce ajuda em muito no combate ao HIV. Estamos no dezembro vermelho, mês para trabalharmos mais essa conscientização. O fim do preconceito é outro fator importantíssimo na sociedade, a fim de que as pessoas sejam amparadas e sejam tratadas. A intenção dessa palestra é para que os profissionais desta unidade possam levar essas informações para a população de forma a ajudar no combate ao HIV”.

O QUE É A URCB

Funcionando no prédio que originalmente era para ser a UPA, a Unidade  Retaguarda Clínica Bacabal é uma extensão do Hospital Regional Laura Vasconcelos e atende pacientes de clínica médica e ortopedia.  A URCB conta com cinco leitos de UCI e 30 leitos de enfermaria e recebe pacientes que são regulados em toda a região do Médio Mearim.  


Por Louremar Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad