Dezembro Vermelho: mês de conscientização e luta contra a AIDS - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 18 de dezembro de 2022

Dezembro Vermelho: mês de conscientização e luta contra a AIDS

 


O mês de dezembro movimenta ações internacionais de enfrentamento da AIDS com o objetivo de salientar os cuidados com a saúde das pessoas infectadas por HIV e das doenças da AIDS.

 

A conscientização sobre todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) tem um papel essencial para que as pessoas acessem e mantenham contato com os serviços de saúde, realizem exames ou busquem medidas que possam impedir que contraiam ou transmitam a doença.

 

No Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o que equivale a 0,6% da população adulta, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2021.

 

O médico patologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Raimundo Nonato, ressalta que há tratamentos que permitem de forma eficaz que portadores do HIV tenham uma vida saudável. “HIV é o vírus causador da AIDS, é importante explicar essa diferença para que a importância do uso de medicação seja destaca quando falamos do assunto. Isso porque, o uso regular dos medicamentos evita que a infecção evolua para AIDS, doença essa que pode causa sérios danos ao sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo na luta contra outros tipos de infecções. O portador do vírus pode não ter a doença, mas se não tiver os devidos cuidados (tratamento) poderá desenvolver a doença”, explica.

 

A infecção pode resultar em uma série de problemas de saúde. À medida que as pessoas envelhecem, as doenças não definidoras da AIDS estão se tornando mais comuns. Isso inclui doenças cardíacas, câncer e diabetes. Há cerca de 38 milhões de pessoas no mundo vivendo com HIV. Outras infecções comuns por HIV incluem hepatite B e C em algumas populações.

 

A prevenção continua sendo a melhor forma de proteção, destaca o especialista. “Mesmo diante de dúvidas, a coragem de realizar o teste para comprovar se há ou não a presença do vírus ainda é um problema. Mas, é importante lembrar que a medicina evoluiu e, com ela, as formas de combater os efeitos do vírus no organismo humano. No entanto, a relação sexual segura só é garantida com o uso de preservativos, tanto para homens como pra mulheres. É o método seguro para evitar a contaminação em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)”, orienta. O status de saúde também deve ser acompanhado por indivíduos com vida sexual ativa, portanto, a recomendação é a testagem periódica.

 

Em julho desse ano, médicos anunciaram o 4º caso de cura do HIV, no mundo. O histórico é de um homem de 66 anos que recebeu um transplante de medula óssea para tratar uma leucemia, e o doador era naturalmente resistente ao vírus. O homem ficou conhecido como o Paciente City of Hope ("Cidade da Esperança", em português) em homenagem ao hospital onde foi tratado em Duarte, na Califórnia. A equipe médica responsável pelo seu tratamento decidiu que ele precisava do transplante para substituir sua medula óssea doente por células normais. Por coincidência, o doador era resistente ao HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad