O Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), está realizando, até esta quinta-feira (27), o ciclo de palestras “Controle emocional no contexto profissional”, voltadas aos jovens de 18 a 30 anos que buscam atendimento na agência do órgão no município de Bacabal. O evento teve início na segunda-feira (24).
Realizadas em parceria com o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), as palestras acontecem no auditório do Sine, das 8h às 9h, e têm conteúdos específicos e objetivos, com possibilidade de serem colocados em prática no cotidiano do trabalhador e incrementar o currículo profissional.
A iniciativa tem como objetivo refletir sobre o controle emocional no contexto profissional como fator inerente para o sucesso profissional e pessoal. As palestras são ministradas por acadêmicas do curso de Psicologia, da Uniplan, que levam aos jovens participantes, discussões atuais sobre trabalho, emprego e geração de renda.
O secretário de estado de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a importância da atividade, a fim de preparar profissionais preparados para as possíveis vagas oportunizadas no mercado de trabalho.
“Essa é uma das primícias do governo Flávio Dino: atuar nas duas pontas da inserção de profissionais no mercado de trabalho, ou seja, além de buscar a geração de novos postos de trabalho, temos também a sensibilidade de oportunizar qualificação aos nossos trabalhadores, para que, quando surgirem às oportunidades, eles estejam preparados”, ressaltou.
Para a professora Raimunda Santos, coordenadora do projeto, as palestras levam à reflexão sobre a importância das questões subjetivas de cada profissional, para a obtenção de sucesso em um futuro emprego ou empreendimento.
“Diante da realidade em que se encontram os jovens que buscam emprego, cabe a universidade, junto ao Sine, levar a futuros profissionais, discussão e formação sobre seu papel e espaço na sociedade, a partir do entendimento que o bom profissional deve desenvolver sua capacidade de controlar impulsos, administrar suas emoções e agir com coerência, contribuindo para o bom relacionamento em equipe e o bom desenvolvimento do trabalho”, ressaltou Raimunda Santos.
Palestras
Na segunda-feira (24), o tema foi “Relacionamento entre vendedor e cliente em tempos de mídias sociais”. Nesta nesta terça-feira (25), os jovens tiveram informações e discutiram o tema “Comunicação: a chave na resolução de conflitos”. Na quarta-feira (26) será abordado “O papel do líder em tempos de crises e incertezas”.
O projeto será encerrado na quinta-feira (27), com o tema “O comportamento intrapessoal como fator fundamental para o sucesso profissional no século XXI”.
Ao final do projeto, cada jovem participante das palestras receberá uma declaração de participação, possibilitando o registro da atividade no seu currículo, como curso de formação adicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário