HOJE É COMEMORADO O DIA DO VETERINÁRIO - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

HOJE É COMEMORADO O DIA DO VETERINÁRIO

No Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) destacam a diversidade da atuação desse profissional, e mostram que o trabalho desempenhado por eles é responsável por garantir a qualidade de vida de toda a população, dos animais e também do meio ambiente.


Além de trabalhar com a clínica e a cirurgia de pequenos animais, os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação no país se dedicam também a mais de 80 áreas de atuação, como a consultoria ambiental, a saúde pública, a análise de alimentos, a reprodução animal e as pesquisas científicas. O trabalho desses profissionais é essencial para a segurança da fauna selvagem, para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos e para a produção de alimentos, refletindo de forma direta na saúde humana.

Inspeção de alimentos

Depois da produção do alimento, entra em cena o trabalho de inspeção e fiscalização, etapas importantes para a comercialização do produto final, em que o médico veterinário também está presente.

 “Nós controlamos todas as fases do processo produtivo. Se tiver algum problema, nós tomamos ações corretivas imediatas para que esse produto não seja comercializado”, explica a médica veterinária MariliGramolini, que trabalha como consultora de análise de alimentos.

O trabalho do médico veterinário está presente na produção de diversos produtos de origem animal, como carne, ovos, peixe, leite, queijo e até mesmo o mel. 

Saúde Única

Além de garantir a saúde animal e ambiental, o médico veterinário também é um importante agente no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para uso humano. Neste trabalho desafiador, estão, por exemplo, pesquisas científicas que buscam tratamento para doenças como o câncer, a leishmaniose, a malária e a toxoplasmose.

O médico veterinário precisa zelar pelo bem-estar animal durante os procedimentos cirúrgicos, a anestesia e a eventual eutanásia dos animais usados em pesquisas científicas. 
“A área de animais de laboratório é focada na biossegurança, na ética e no bem-estar animal. O médico veterinário também orienta outros profissionais que fazem pesquisas”, afirma o médico veterinário Carlos Alberto Muller, presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV.

Todo animal é importante

É do médico veterinário a prerrogativa para cuidar da saúde dos animais de estimação, de produção, de pesquisas científicas e também dos selvagens -- uma atuação que essencial, devido à expansão urbana e ao tráfico de animais.

Além de prestar o atendimento clínico, os médicos veterinários atuam em conjunto com os órgãos fiscalizadores em ações de resgate de animais selvagens, para reintroduzi-los na natureza e amenizar o impacto global da ação humana sobre o meio ambiente.

Programação no Maranhão

Para conferir programação completa em alusão ao Dia do Médico Veterinário, São Luís e Imperatriz, acesse: http://www.crmvma.org/dia-do-medico-veterinario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad