Curso preparou candidatos para a adoção em Bacabal - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Curso preparou candidatos para a adoção em Bacabal


A 2ª Vara Cível de Bacabal realizou, entre os dias 3 e 5 de maio, o Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção - etapa obrigatória para a conclusão da habilitação e inserção dos dados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Seis casais em processo de habilitação participaram dessa fase. 

Os encontros foram conduzidos pela equipe da unidade judicial, formada pelo psicólogo Jesaías Silas, pela assistente social Eliethe Medeiros e pela comissária da infância e juventude, Samira de Jesus. O defensor público Aldo Expedito Pacheco participou e esclareceu dúvidas sobre os aspectos legais do processo de adoção.

SISTEMA NACIONAL DE ADOÇÃO

Segundo os organizadores, o curso proporcionou aos casais segurança e acompanhamento ao longo do processo, ressignificando a adoção, compartilhando experiência com familiares e amigos e incentivando a Adoção Legal.

Foram abordados durante os três dias de encontro os temas: “O que é o Sistema Nacional de Adoção”, “Motivações sobre a adoção”, “A criança ideal x A criança real”, “Desenvolvimento da criança e adolescente”, “A criança que está acolhida”, “A origem da criança e sua nova configuração familiar” e “Estágio de convivência”.

O ponto alto nas atividades desenvolvidas foi a participação e compartilhamento da experiência de uma família que passou por todo processo de adoção. Outro momento relevante foi a visita à casa de acolhimento do município, quando todos puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe que recebe e cuida das crianças acolhidas na comarca.

PEDIDO DE HABILITAÇÃO PARA ADOÇÃO

O planejamento da equipe é oferecer um curso por semestre, a depender da procura de interessados em se habilitar à adoção. Podem participar do curso residentes na área da Comarca de Bacabal e de comarcas próximas, que ainda não possuem esse serviço disponível ao público.

No caso de candidatos de outros municípios, o pedido de habilitação deve ser iniciado na própria comarca e, em seguida, deve-se entrar em contato com a equipe multiprofissional do Fórum de Bacabal para serem incluídos na próxima turma.

De acordo com dados do SNA, no Maranhão existem 38 crianças disponíveis e 209 candidatos à adoção. Mais informações sobre os procedimentos para adoção podem ser fornecidas pelo telefone: (99) 36276336.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad