Detran-Ma começa a utilizar a nova placa de identificação veicular com padrão Mercosul - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Detran-Ma começa a utilizar a nova placa de identificação veicular com padrão Mercosul

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) começou a receber, na segunda-feira (3), as solicitações de emplacamento de veículos que utilizarão as novas Placas de Identificação Veicular (PIVs), no padrão Mercosul. No dia 31 de janeiro, terminou o prazo determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para a implantação da nova placa por todos os órgãos e entidades executivas de trânsito em todo o País. 

Atualmente, o Detran-MA disponibiliza 22 postos, em todo o Estado, que oferecem o serviço de emplacamento aos usuários. Nesse total, além da sede, estão incluídas as 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) e mais seis Postos Avançados de Atendimento: Calhau Shopping, Paço do Lumiar, Posto da BR-135, Itapecuru, Estreito e Lago da Pedra. Todos já estão operando com o novo sistema. 

A implantação da nova placa Mercosul trouxe mais praticidade e segurança para o usuário, pois não possui lacre e tem validade em todo território nacional, por isso, não precisa de troca em caso de mudança de município ou unidade da federação. Além disso, a nova PIV possui um código de barras, “Quick Response Code” (QR Code), contendo o número de série e informações do banco de dados dos fabricantes e estampadores, evitando possíveis fraudes.


A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, ressaltou que a placa Mercosul oferece itens de segurança que vão coibir crimes de falsificação e furto de veículos. “O novo sistema oferece a possibilidade de rastrear o fabricante da placa, o que dificultará a confecção de placas piratas e a clonagem de veículos”, explicou. 

As novas placas são obrigatórias nos casos de primeiro emplacamento; mudança de município ou unidade federativa; mudança de características do veículo; roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou em situação de necessidade de instalação da segunda placa traseira.

O engenheiro civil Eudes Raunilo, que esteve no Detran-MA para realizar uma mudança de unidade federativa na documentação do seu veículo, acredita que os órgãos públicos têm que acompanhar as inovações tecnológicas. “A placa Mercosul traz uma série de recursos modernos que vão trazer mais segurança para os proprietários de veículos. E isso é muito bom para todo mundo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad