DIRETORIA DA APAC DE BACABAL VISITA UNIDADE DE PEDREIRAS - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 3 de julho de 2017

DIRETORIA DA APAC DE BACABAL VISITA UNIDADE DE PEDREIRAS


Integrantes do Judiciário e da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados da Comarca de Bacabal fizeram uma visita à APAC de Pedreiras. A comitiva foi recebida pela juíza Ana Gabriela Everton, titular da 2a Vara e responsável pela execução penal em Pedreiras. A unidade APAC de Bacabal está em fase de implantação e tem como diretor o Padre Ribamar Cardoso. A visita ocorreu na última semana.

Estiveram na visita à APAC os juízes Daniela de Jesus Bonfim (2a Vara de Bacabal), Jorge Antônio Sales Leite (3ª Vara da Comarca de Bacabal), o defensor público Davi Pessoa de Lucena, além do Padre Ribamar, atual Presidente da APAC de Bacabal. “O Padre Ribamar muito fez pela APAC de Pedreiras, inclusive sendo um de seus fundadores e grande defensor e parceiro até hoje”, reconheceu Ana Gabriela.

Na oportunidade, a magistrada anfitriã deu as boas-vindas aos visitantes e enfatizou a simpatia pela metodologia apaqueana. “É de uma eficácia notória esse método na execução penal. Sempre válido observar a grande vantagem das saídas temporárias com 100% de retorno sempre”, destacou Ana Gabriela. Ela se prontificou em auxiliar no que fosse necessário durante esse processo de implantação da unidade APAC em Bacabal.

Sobre a APAC – A metodologia Apac nasceu em São Paulo na década de 1970 e sua finalidade é funcionar como uma organização de auxílio à execução penal, sempre em parceria com a comunidade local. Esse modelo participativo garante o rompimento com preconceitos e garante a completa recuperação do preso dentro de um processo construtivista e de divisão de responsabilidades com a sociedade a sua volta.

A eficácia da metodologia é comprovada em números. Enquanto no modelo prisional tradicional o índice de reincidência criminal cometida pelos egressos chega a 70%, já na Apac esse percentual cai para apenas 15%. A associação opera como entidade auxiliar dos poderes Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto.


A metodologia APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado. A principal diferença entre a Apac e o sistema carcerário comum é que, na Apac, os presos (chamados de recuperandos pelo método) também são responsáveis pela sua própria recuperação. Para contribuir nessa busca, eles receberem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestadas pela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad