MAIS DE 7 MILHÕES DE PRESERVATIVOS SERÃO DISTRIBUÍDOS NO MARANHÃO NO CARNAVAL - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

MAIS DE 7 MILHÕES DE PRESERVATIVOS SERÃO DISTRIBUÍDOS NO MARANHÃO NO CARNAVAL



Prevenção durante a folia de Momo
Prevenção durante a folia de Momo (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS - Com a proximidade do Carnaval, serão distribuídos mais de sete milhões de preservativos no Maranhão, como parte da campanha nacional de prevenção às DST/Aids no período da festividade momesca.
O foco da campanha será a prevenção combinada. O objetivo consiste em informar as pessoas sobre as várias formas de prevenção e oferecer a elas a possibilidade de escolher e combinar as formas de prevenção que melhor se adeque as suas necessidades ou características.
A prevenção combinada trabalha com oito formas de prevenção ao HIV, que devem ser escolhidas e associadas por cada pessoa, de acordo com a situação vivida. São elas: preservativo masculino e feminino, redução de danos, testagem regular de HIV, exame de HIV e outras DSTs no pré-natal, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), diagnóstico e tratamento de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento para todas as pessoas.
A prevenção combinada reforça a importância da realização dos exames de HIV e outras DSTs também durante o pré-natal. Outro alerta é para a importância do uso do preservativo como forma de proteção contra as outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por exemplo, clamídia, gonorreia, sífilis, herpes genital etc., diminuindo a chances de infecção pelo HIV, já que uma IST aumenta em até 18 vezes a infecção pelo HIV em uma relação sexual desprotegida.
Como o HIV pode ser transmitido
Sexo sem camisinha – pode ser vaginal, anal ou oral.
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação – também chamado de transmissão vertical
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Para evitar a doença, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.
O que é HIV
Causador da Aids, HIV significa vírus da imunodeficiência humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico.
O que é Aids
Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana. A aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.
O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad