abril 2016 - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 28 de abril de 2016

POSTO FISCAL DA ESTIVA TERÁ BARREIRA 24HS

17:49 0
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM 3), colocará, a partir desta sexta-feira, dia 27, em funcionamento 24 horas, a barreira policial do posto fiscal da Estiva, principal entrada e saída de São Luís. A instalação faz parte das várias ações desencadeadas pela PMMA na luta contra a criminalidade. 
Segundo o coronel Egídio Amaral, com o novo sistema de trabalho os PMs reforçarão abordagens a motoristas, motociclistas, passageiros em coletivos e vans, além de pessoas em atitudes suspeitas. O objetivo é atuar na entrada e saída da Grande São Luis com o intuito de apreender armas, munições, veículos roubados e drogas.
O oficial informou, também, que além da barreira, os policiais do 21º BPM também realizam incursões nos bairros que ficam no entorno a BR 135 e em pontos específicos para inibir a ação de crimes e, com isso, reduzir os índices de criminalidade na região. 
O Imparcial
Leia Mais

ANDRÉ CAMPOS CONSEGUE RECURSO PARA REFORMA DO PRÉDIO DA FUNASA NO MARANHÃO

11:39 0
Visando melhorias na infraestrutura da sede da Fundação Nacional de Saúde no Maranhão (Funasa), o superintendente André Campos apresentou ao presidente Nacional da Fundação, Marcio Endles, um projeto para modernizar e promover adaptações de acessibilidade no local.
Ao assumir a Funasa, André Campos fez um levantamento sobre as reformas emergenciais que precisavam ser feitas no prédio e, após reunião realizada com o Presidente da Funasa na semana passada em Brasília, o superintendente  conseguiu a reserva de R$ 2 milhões para o projeto.
De acordo com André Campos, o órgão não está cumprido os parâmetros de acessibilidade para prédios públicos determinado pela Secretaria do Patrimônio da União, que determina que os prédios de uso e propriedade da administração pública federal, direta e indireta, devem estar preparados para garantir acessibilidade a todos os cidadãos e propiciar espaços adequados de trabalho.
“O presidente Marcio Endles prontamente nos atendeu em razão  da necessidade de melhorias nas instalações prediais e, principalmente, por conta da falta de acessibilidade no local. Há vários anos não havia melhorias na Funasa do Maranhão. O que queremos com isso é proporcionar aos funcionários e aos cidadãos melhores condições na infraestrutura”, disse André Campos.
Para o superintendente, com a conclusão dos respectivos processos e procedimentos licitatórios, estima-se que em breve as melhorias na  infraestrutura predial sejam realizadas.(Blog do Gilberto Léda)
Leia Mais

POLÍCIA MILITAR COMBATENDO O TRÁFICO EM BACABAL

11:33 0
Policiais do 15º BPM estouraram mais uma boca de fumo na cidade de Bacabal que funcionava na Vila Almiro Paiva, onde foram foram presos: Derlan Cardec, vulgo "Dila" 65 anos e Sidney dos Reis "Neimar" de 28 anos. Com os mesmos a polícia encontrou 13 papelotes de maconha, balança de precisão e outros objetos. Equipe de reportagem da Tv Difusora conta todos os detalhes sobre o caso.

Assista o vídeo:
Leia Mais

terça-feira, 26 de abril de 2016

PREOCUPADO, PALÁCIO DOS LEÕES MANDA MÁRCIO JERRY NA DIFUSORA DEFENDER PREFEITO DE SÃO LUÍS

12:03 0
A reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior definitivamente já preocupa o Palácio dos Leões. Sabedor da tarefa hercúlea que tem pela frente, o governador Flávio Dino ordenou ao seu homem forte que entre em ação.
Pois bem!!
Na manhã de hoje, o secretário de Comunicação e Articulação Política do Governo, Márcio Jerry, aproveitou sua participação no programa Repórter Difusora, na Difusora FM, para fazer “campanha”, defender e justificar a gestão caótica o prefeito Edivaldo Júnior.
Durante entrevista, o apresentador levantou a bola e perguntou ao secretário sobre a atual gestão. Márcio Jerry não perdeu tempo e usou da velha e surrada estratégia de culpar o grupo Sarney.
Como se o povo fosse idiota, Jerry disse que Edivaldo foi sabotado durante seus dois primeiros anos pela governadora Roseana Sarney. Segundo ele, o responsável pela incompetência do prefeito Edivaldo Holanda foi o governo anterior.
marcio-jerry-1-400x267
Ele aproveitou ainda para alardear a tal parceria entre governo e prefeitura, que na prática, não surtiu efeito algum para população. Ele citou os 15 milhões em asfalto que o governo investiu em São Luís e as já existentes interbairros, que foram recuperadas na gestão do então prefeito João Castelo.
Pesquisas
As últimas pesquisas comprovam que o eleitor está atento a péssima gestão do prefeito Edivaldo Holanda. Prova disso são os 40% de rejeição e 60% de desaprovação de seu governo. Durante três levantamentos, ele não passa da casa dos 16 pontos de intenção de votos. E o que significa esses números? Significa que ele pode se despedir da prefeitura.
Blog do Marcelo Vieira
Leia Mais

segunda-feira, 25 de abril de 2016

PMDB DEVE FECHAR QUESTÃO PELO IMPEACHMENT NO SENADO

11:08 0
Os senadores maranhenses João Alberto de Sousa e Edison Lobão deverão ser obrigados a votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
O partido já estuda fechar questão pelo afastamento da petista, o que forçará os dois maranhenses a tomar posição.
Antes contrário ao impeachment, João Alberto tem mudado o tom das conversas em relação ao assunto.
Edison Lobão, por sua vez, é apontado pela mídia nacional como voto certo pelo afastamento de Dilma.
O fechamento de que4stão no PMDB visa garantir maior unidade do partido num eventual governo Michel Temer… (Blog Marco Deça)
Leia Mais

PROTESTO INTERDITA MA-203 EM RAPOSA

09:38 0
Desde às 05h30 desta segunda-feira, dia 25, populares realizaram o bloqueio da MA-203, na altura do bairro Pirâmide, para reivindicar mais segurança para a região.
Moradores dos bairros Pirâmide, Alto do Farol, Talita e Mangue Seco fazem uso de uma faixa, além de atearem fogo em galhos e pneus atravessados na via, para atrair atenção para o protesto.
Dois veículos da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) estão no local para acompanhar a manifestação. (Informações o Imparcial).
Leia Mais

domingo, 24 de abril de 2016

DEPUTADO ROBERTO COSTA PROTOCOLA PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA O SAAE DE BACABAL

21:20 0
O deputado Roberto Costa protocolou, na tarde desta sexta-feira (22), solicitação ao Ministério Público de Bacabal para que investigue os constantes problemas de interrupção no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bacabal, que deixaram a cidade em estado de calamidade. 

Sensibilizado com a situação dos bacabalenses, o parlamentar  partiu para uma força-tarefa tentando solucionar o problema e, por intermédio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, conseguiu viabilizar a doação de uma bomba de água da Prefeitura de Caxias para o SAAE de Bacabal.

Com o pedido de investigação ao Ministério Público, o deputado Roberto Costa quer entender, assim como os demais bacabalenses, a aplicabilidade dos quase 1 milhão de reais que o SAAE de Bacabal arrecada, tendo em vista que o sistema de abastecimento de água está sucateado e, por falta de manutenção, a bomba de água entrou em colapso, gerando diversos danos para a população de Bacabal.

Ainda, com fundamento na Lei de Acesso à Informação, Roberto Costa enfatizou em sua solicitação ao Ministério Público, a necessidade de serem apresentadas, pelo SAAE de Bacabal, as planilhas de execução dos serviços de saneamento; demonstrativo de arrecadação e relação das empresas prestadoras de serviços terceirizados dos últimos anos.

“Estou extremamente indignado com essa situação de não haver água nas residências das famílias bacabalenses. E diante disso, fui buscar uma solução e encontrei através  do presidente Humberto Coutinho, que prontamente nos ajudou doando uma bomba de Caxias para a população de Bacabal. Queremos que a Prefeitura de Bacabal seja transparente com os recursos públicos e apresente a aplicação dos quase 1 milhão de reais que o SAAE recebe e que a população não sabe para onde vai”, afirmou o deputado Roberto Costa.


Leia Mais

FAVORÁVEL AO IMPEACHMENT, LOBÃO FILHO ASSUMIRÁ VAGA DO PAI NO SENADO

20:35 0
O suplente de senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) deve assumir, nos próximos dias, a vaga de senador de seu pai, o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA). Edinho, como é chamado, ficará no cargo para votar no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Constrangido pelo cargo que ocupou do governo petista, o ex-ministro pedirá licença para tratamento de saúde.
A decisão foi tomada na noite de sexta feira(22), em reunião da alta cúpula sarneyzista do PMDB.
Candidato derrotado ao governo estadual em 2014, Lobão Filho tem o seu voto definido. Ele votará a favor do afastamento de Dilma. Assim como o ex-presidente José Sarney e a ex-governadora Roseana, Lobão Filho acredita que o isolamento da petista prejudicou sua campanha ao Palácio dos Leões.
Presente no encontro, o senador João Alberto ratificou que, diferente de Lobão, assim como instruiu o seu filho, o deputado federal João Marcelo Souza, votará contra o impedimento da presidente. Ele alegou ser “um homem de palavra”, “um homem sério”, e que teria prometido a Dilma que lhe seria favorável no Senado. O senador, porém, não descartou a possibilidade de ainda repensar o voto.
Caso mude, a bancada maranhense será toda favorável ao impeachment. Além de declarar a amigos mais próximos que votará pelo afastamento da presidente Dilma, o senador Roberto Rocha (PSB-MA) tem defendido abertamente que os três senadores do Maranhão adotem uma posição fechada sobre o processo.
Atual 7
Leia Mais

quinta-feira, 21 de abril de 2016

OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR 135 SÃO RETOMADAS

09:36 0
Foram retomadas na segunda-feira, dia 18, as obras de duplicação da BR-135 no Maranhão. Devido ao período chuvoso, o início dos trabalhos está concentrado na construção do viaduto de acesso à cidade de Rosário, no entroncamento da BR-135 com a BR-402, no município de Bacabeira (km 51).
A duplicação começou em setembro de 2012 e sofreu alguns ajustes no cronograma de conclusão motivados, principalmente, pelos intensos períodos de chuva que todos os anos atingem a região e pela execução dos serviços de alta complexidade realizado no Campo de Perizes (execução de colunas de brita).
A duplicação da BR-135 faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal. O investimento do DNIT para esse trecho, com aditivos e reajustamentos, é de R$ 484.735.728,44.
O projeto de melhoria da BR-135 contempla a duplicação da rodovia, a realocação da ferrovia Transnordestina na região do Campo de Perizes e a construção do viaduto de Bacabeira.
A obra proporcionará a melhoria do tráfego, o aumento da segurança dos usuários da rodovia e a redução do tempo de percurso em cerca de uma hora, trazendo benefícios econômicos para o Maranhão. Cerca de 80% dos serviços estão concluídos. Desse total, 60% foram serviços de fundação de aterro. Esta é uma obra complexa, onde a maior parte dos recursos foram investidos na fundação.
Tecnologia de ponta
A duplicação da BR 135 é um desafio e um marco da engenharia rodoviária no Brasil. Na fase da obra que avançou sobre o trecho de solo mole do Campo de Perizes, foi necessário realizar o melhoramento do solo com colunas de brita, uma moderna tecnologia construtiva que foi usada pela primeira vez no Brasil em um trecho com tamanha extensão, de cerca de 18 quilômetros.
Foram feitos 1.268.867 metros de colunas de brita a cada dois metros, em sentido longitudinal e transversal, medindo 0,80 metros de diâmetro e com profundidade variando de cinco a 18 metros. Essa foi a parte mais onerosa e demorada da obra, na qual 12 máquinas eram operadas 24 horas por dia, durante quase dois anos. (O Imparcial)
Leia Mais

quarta-feira, 20 de abril de 2016

HUMBERTO COUTINHO VIABILIZA DOAÇÃO DE BOMBA DE ÁGUA PARA BACABAL, A PEDIDO DE ROBERTO COSTA

17:53 0
Na manha desta quarta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), anunciou a doação de uma bomba de água, de capacidade de 100 cv, para a cidade de Bacabal. Essa doação se deu por intercessão dele junto à prefeitura de Caxias, diante de um pedido do deputado Roberto Costa (PMDB). De acordo com Costa, em até, no máximo, 48h o abastecimento de água deverá ser retomado normalmente em Bacabal.

O presidente afirmou que ficou extremamente sensibilizado com a questão exposta por Roberto Costa. “O Roberto Costa é muito ligado a mim, é meu amigo particular e ele estava chocado com o estado de calamidade que a cidade de Bacabal está passando. Dez dias sem uma gota d’água no cano”, lembrou.
O deputado Humberto Coutinho destacou que a cidade de Caxias possui uma boa estrutura em relação ao abastecimento de água e que o prefeito Léo Coutinho disponibilizou uma bomba reserva para resolver o problema de água dos bacabalenses. “Como Caxias tem uma boa estrutura, entrei em contato com a prefeitura de Caxias. Lá tinha uma bomba reserva que resolve o problema de Bacabal e prontamente a cidade de Caxias está doando uma bomba de 100 cavalos para Bacabal, além dos técnicos capacitados para a instalação. Tudo a pedido do deputado Roberto Costa que está muito apreensivo com o estado de calamidade pública. Porque água é vida”, enfatizou.
O deputado Roberto Costa destacou o problema crônico na cidade de Bacabal. “Bacabal sofre com um problema crônico de falta de água. O problema se agravou com a bomba que faz a captação do Rio Mearim queimando e a cidade ficou completamente sem água. As escolas estão suspendendo aulas, os hospitais estão tendo dificuldades de água, até mesmo os cidadãos estão com dificuldade”, ressaltou.
Costa disse ainda que falta planejamento para que a cidade atenda casos emergenciais como este. “O mais grave de tudo isso é a falta de um plano emergencial por parte da prefeitura no sentido de atender uma demanda em um momento crucial como esse. É uma problemática que a população tem sofrido muito”, disse.
O parlamentar agradeceu o auxílio e sensibilidade do presidente da Assembleia. “Passei essa semana conversando com o presidente Humberto Coutinho e ele prontamente entrou em contato com a cidade de Caxias, com a direção do SAAE de Caxias e ele nos conseguiu a doação de uma bomba para resolver esse problema. O presidente além da questão da bomba, está colocando à disposição o corpo técnico. Agradeço o carinho do presidente Humberto Coutinho, não só pelo deputado Roberto Costa, mas por toda a população de Bacabal”, destacou
Leia Mais

TEMER VEIO AO MARANHÃO FAZER TRABALHO COM BITA DO BARÃO, DIZ JORNAL

11:58 0
O jornalista Leo Dias, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, afirmou ontem (19) em sua coluna que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), esteve no Maranhão para uma “consulta” algumas semanas antes da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados.
Segundo Dias, o peemedebista passou por Codó, para aconselhar-se com o pai de santo Bita do Barão.
A Tenda Espírita de Mestre Bita, segundo a coluna, não confirmou a ilustre visita. Mas na cidade é só o que se comenta. (Blog Gilberto Léda).
Leia Mais

terça-feira, 19 de abril de 2016

VÍDEO:DEPUTADO ROBERTO COSTA DENUNCIA A FALTA D´ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS DE BACABAL E COBRA SOLUÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL

15:15 0
Extremamente indignado,  o deputado Roberto Costa subiu à tribuna, nesta terça-feira (19), para  denunciar a falta d´água nas residências bacabalenses, ocasionado pela má gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE) de Bacabal, gerido pela Prefeitura Municipal.

O parlamentar relatou que a população já não aguenta mais o descaso e a falta de respeito, com os constantes interrompimentos do sistema de abastecimento de água municipal.

No último domingo a cidade completou 96 anos e o deputado lamentou a situação do município. “A cidade não tem motivos para comemorar. Essa data se tornou uma grande tristeza para a nossa população. E os bacabalenses vivem com a autoestima muito baixa pela situação em que a nossa querida cidade se encontra.  A falta d´água no município chegou a um ponto insuportável, e a população não consegue mais admitir o nível de desrespeito do senhor Prefeito com a cidade”.

O parlamentar  criticou a direção do SAAE em Bacabal pontuando o constrangimento que a situação ocasiona para os bacabalenses . “As pessoas não estão conseguindo há mais de semanas tomar um banho digno na sua casa,  porque a água não chega às torneiras dos bacabalenses. A única coisa que não falta na porta do cidadão bacabalense é a conta do SAAE cobrando uma água que não fornece”, disse Costa.

O peemedebista cobrou um posicionamento da Prefeitura Municipal em relação aos péssimos serviços que o SAAE vem oferencendo aos bacabalenses. “ O queremos na verdade é que o senhor prefeito e a direção do SAAE compreendam a imoralidade e o desrespeito que eles estão cometendo contra a cidade de Bacabal. Uma cidade hoje, que não tem perspectiva de absolutamente nada, nem direito a um banho a população tem. As pessoas têm dificuldade de encher um balde com água hoje, para fazer até mesmo a comida na sua residência, as pessoas saem para o trabalho sem ter a oportunidade de tomar um banho digno para irem trabalhar e na volta do trabalho ocorre da mesma forma. Isso é um absurdo!” esbravejou o deputado.

Roberto Costa anunciou que solicitará ao Ministério Publico, que  investigue as contas do SAAE de Bacabal.
“Este órgão recebe quase 1 milhão de reais para fornecer a água aos bacabalenses e quando essa água chega, já é de péssima qualidade.  Vou encaminhar solicitação ao ministério Público para fazer uma investigação. Não vamos admitir que esse desrespeito, essa falta de organização, essa falta de transparência continue acontecendo e afetando diretamente a população de Bacabal”, disse.

Por fim, o parlamentar lamentou que a população esteja comprando água em carro pipas para sobreviver, principalmente a situação dos mais carentes, que não têm condições de comprar água.
“Tem muita gente comprando água em carro. O que já é um erro, porque a obrigação é da Prefeitura de Bacabal, é do SAAE fornecer a água que a população. E população mais carente, que não tem condição de comprar um balde com água? Como é que ela vive? Como é que ela vai fazer a alimentação dentro de sua casa? Como é que ela vai tomar banho?. Essa situação é inadmissível e o prefeito de Bacabal tem que ter pelo menos, uma sensibilidade com a população que sofre com seu desmando na gestão municipal”, finalizou Roberto Costa.
Leia Mais

IMPEACHMENT: JOÃO ALBERTO JÁ ADMITE MUDANÇA DE VOTO

10:03 1
O senador João Alberto (PMDB-MA) já admite a possibilidade de não votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado.
Radicalmente contra o impedimento da petista até a semana passada, ele ponderou ontem (18), em entrevista à jornalista Carla Lima, de O Estado, que pode ceder a um acordo com os senadores Edison Lobão (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) por um voto unificado da bancada maranhense – exatamente como o Blog do Gilberto Léda antecipou (reveja).
“Ainda vamos aguardar o processo ser admitido no Senado. Mas mesmo assim, em uma discussão inicial, já estamos articulando uma votação juntos. O mesmo voto”, afirmou.
É claro que a declaração não é uma confirmação de posicionamento. Mas para quem estava tão decido a votar com Dilma, a nova postura parece um sinal claro…
Leia Mais

segunda-feira, 18 de abril de 2016

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

19:22 0
Na madrugada de sábado(16), o serviço de inteligência da Pm conseguiu prender na área da estrada da Bela Vista  na cidade de Bacabal, o indivíduo Fernando Nascimento 27 anos, com o mesmo os policiais apreenderam 4 pedras de crack e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 155,00 que possivelmente seria oriundo de vendas de drogas.

Fernando Silva ainda tentou empreender fuga, mas não logrou êxito. Ele foi levado para a delegacia.

Saiba todos os detalhes na reportagem abaixo. 
Leia Mais

CRUELDADE!!! MENOR É EXECUTADO E ENTERRADO EM COVA RASA NO BAIRRO TRIZIDELA

19:06 0
O menor que foi identificado como Charles Neves da Silva 14 anos foi executado com várias facadas e enterrado em cova rasa num matagal no bairro Trizidela na cidade Bacabal. 

O caso aconteceu na tarde da última sexta feira(15) e teve uma grande repercussão devido a crueldade que fizeram contra o menor. Segundo alguns moradores que denunciaram à polícia que observaram  três indivíduos  carregando para o matagal, o corpo do jovem dentro de um saco.

A Polícia Civil esteve no local fazendo todos os levantamentos sobre o caso, o delegado Luige Contes passou informações à equipe de reportagem da Tv Difusora.

Saiba todos detalhes na reportagem completa.
Leia Mais

SUSTO E MUITA SORTE!!! ACIDENTE ENVOLVENDO AMBULÂNCIA DE BACABAL NA BR 316 NAS PROXIMIDADES DO POVOADO PIRATININGA

18:33 0
O acidente aconteceu na noite de sexta feira(15) na Br 316 próximo ao povoado Piratininga na zona rural da cidade de Bacabal  envolvendo uma ambulância e uma carreta. 

De acordo com informações do condutor da ambulância identificado como Valdir  Fernandes,o mesmo se deslocava da cidade de Alto Alegre do Maranhão para Bacabal, ele  teria ido deixar um paciente no hospital geral da cidade, no seu retorno observou que vinha uma carreta no mesmo sentido e fez uma ultrapassagem que acabou jogando a ambulância para fora da pista.

Saiba todos os detalhes na reportagem abaixo da Tv Difusora, canal 2.



Leia Mais

VÍDEO:POLÍCIA PRENDE UM DOS ENVOLVIDOS NO ASSALTO AO DEPÓSITO DA PRETINHA

18:12 0
O assalto aconteceu na manhã de sexta feira(15) ao Depósito da Pretinha localizado na rua Osvaldo Cruz no centro da cidade de Bacabal. De acordo com informações da polícia dois homens estavam em uma moto de cor vermelha, chegaram no estabelecimento armados com arma de fogo e anunciaram o assalto e conseguiram levar a quantia de R$ 1.500(mil e quinhentos reais) e mais 3 aparelhos celulares.

Os dois indivíduos que praticaram o assalto foram identificados como: Jeferson da silva, também conhecido como Artur que foi preso poucas horas depois do crime por uma equipe da PM e o outro conhecido pela alcunha de Marcelo que reside no residencial Terra do Sol  que conseguiu evadir-se.

Jeferson da Silva foi autuado em flagrante pelo delegado Luige Contes e jpá se encontra à disposição da justiça na Unidade Prisional de Piratininga.

Saiba todos os detalhes na reportagem completa da Tv Difusora canal 2 Bacabal.
Leia Mais

OSVALDO MAYA ESTRÉIA O PROGRAMA "NA HORA D" NA TV DIFUSORA

10:15 0
O Sistema Difusora de Televisão promove algumas mudanças na sua grade de programação e os principais programas irão ao ar em novos horários, a partir desta segunda-feira (18).

A grande novidade fica por conta da estreia do “Hora D” que será apresentando pelo bacabalense Osvaldo Maya para todo o Maranhão.

Com as mudanças o programa Ronda na Difusora, apresentado por Randyson Laércio em Bacabal também muda de horário. Agora vai ao ar a partir das 12h40 e não mais ao meio-dia.

A dupla é peso-pesado e promete muitas novidades...


Blog Sérgio Matias
Leia Mais

INSCRIÇÕES PARA PROJETOS ESPECIAIS SEGUEM NO JUIZADO DE BACABAL

10:08 0


Continuam abertas até o dia 20 de abril as inscrições para projetos especiais no Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Bacabal. De acordo com o edital assinado pelo juiz Marcelo Moreira, titular da unidade judicial, estão convidadas as entidades públicas ou privadas, privadas ou públicas, sem fins lucrativos. Essas entidades devem ser sediadas na Comarca de Bacabal, bem como desenvolver projetos de relevância social.

No edital, o juiz ressalta que os recursos que serão repassados aos projetos foram arrecadados com as prestações pecuniárias, suspensão condicional do processo e transações penais realizadas no juizado. A entidade interessada deve ser sediada, obrigatoriamente, nos municípios de Bom Lugar, Bacabal ou Conceição do Lago Açu, que integram a comarca, e que estejam constituídas há pelo menos um ano.

“Deverá o interessado apresentar projeto com viabilidade de implementação, segundo a utilidade e necessidade da entidade, obedecendo-se aos critérios estabelecidos nas políticas públicas específicas”, observa Marcelo Moreira no edital. O projeto deve demonstrar a finalidade social da entidade, relativo à educação, saúde, assistência à pessoa carente, tratamento de dependente de drogas, ressocialização de apenados, entre outros.

As instituições devem apresentar, no ato da inscrição, os documentos relativos à constituição da entidade, como CNPJ atualizado, estatuto social, última ata de reunião, bem como RG, CPF e comprovante de residência do diretor. O resultado do seletivo será divulgado no site do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Recursos - Sobre a regulamentação da aplicação de recursos oriundos da Justiça existe a Resolução 101/2009 e 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça, e o Provimento 10/2012, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão. Versa o provimento da CGJ que para celebrar o convênio com a unidade judicial, o magistrado deverá publicar, no mínimo anualmente, edital convidando as entidades públicas ou privadas para participarem do processo de seleção dos projetos a serem beneficiados com os recursos arrecadados com as prestações pecuniárias.

“A escolha dos projetos deverá ser fundamentada pelo magistrado responsável. O edital e o resultado deverão ser enviados à Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão para conhecimento e publicação na internet”, diz o provimento, que foi elaborado diante da necessidade de dar maior efetividade à pena de prestação pecuniária e zelar pela publicidade e transparência na destinação dos valores arbitrados. A CGJ também leva em consideração as Resoluções nº 101/2009 e nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça, que tratam da regulamentação da destinação das prestações pecuniárias.

Leia Mais

MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZA EM OLHO D´ÁGUA DAS CUNHÂS AUDIÊNCIA PARA PREVENIR CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

10:06 0
A Promotoria de Justiça da Comarca de Olho D'Água das Cunhãs realiza, na próxima terça-feira, 19, das 9h às 12h, uma audiência pública sobre o enfrentamento do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Travessa Santo Antonio, s/n°, Centro).

Comandada pela promotora de justiça Gabriele Gadelha Barboza de Almeida, a audiência tem por objetivo coletar elementos técnico-científicos e discutir proposições para combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Essa discussão deverá nortear o desenvolvimento de políticas públicas e ações conjuntas envolvendo diversos setores da comunidade.

De acordo com a promotora, a audiência buscará conscientizar a população sobre o caráter criminoso de vender, fornecer ou servir bebidas alcoólicas ou outros produtos que possam causar dependência física e psíquica a crianças e adolescentes. Além disso, haverá o incentivo a denúncias formais desses casos ao Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, polícias Civil e Militar e outros integrantes da rede de atendimento infanto-juvenil.

Durante o evento, serão feitas exposições por representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar e Conselho Tutelar, além de um profissional da saúde e um cidadão, que falará sobre a sua experiência de dependência do álcool. Após as apresentações, serão aceitas inscrições dos participantes, para que possam fazer suas contribuições.

Leia Mais

sexta-feira, 15 de abril de 2016

MINISTÉRIO PÚBLICO GARANTE CONDENAÇÃO DE ENVOLVIDO NA MORTE DE DÉCIO SÁ

11:51 0
Foi a júri nesta quarta-feira, 13, o segundo envolvido no assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em abril de 2012. Marcos Bruno Silva de Oliveira, conhecido como “Bruno Negão”, é acusado de ter pilotado a moto que deu fuga a Jhonathan de Sousa Silva, autor dos disparos, foi condenado a 18 anos e três meses de reclusão.

Marcos Bruno já tinha sido julgado, em fevereiro de 2014, e condenado à mesma pena. O julgamento, no entanto, foi anulado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, pois a mídia que grava o júri estava inaudível.

A sessão, ocorrida na 1ª Vara do Tribunal do Júri, teve como representantes do Ministério Público os promotores de justiça Luís Carlos Correia Duarte, Rodolfo Soares dos Reis e Benedito Coroba. O presidente do júri foi o juiz Osmar Gomes dos Santos.

Durante o júri, a defesa defendeu a tese de que Marcos Bruno não teria participação no crime, sustentando que as provas seriam frágeis e não haveria o reconhecimento por parte das testemunhas. Para os promotores, no entanto, as provas técnicas comprovam a presença do acusado nas imediações do local do crime. Além disso, o próprio Marcos Bruno teria confessado a sua participação em depoimento anterior.

Dos envolvidos no crime que tiveram as denúncias aceitas pela Justiça, ainda aguardam julgamento José de Alencar, Gláucio Alencar (apontados como mandantes do crime) e Júnior Bolinha.

Leia Mais

MEGA SENA ACUMULA E PRÊMIO VAI A R$ 60 MILHÕES

11:38 0
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.808 da Mega-Sena, desta quarta. O sorteio foi realizado em São Paulo (SP) e poderia pagar R$ 50 milhões. Acumulado, o prêmio a ser sorteado no sábado será de R$ 60 milhões.
 
Confira as dezenas sorteadas:
02 - 14 - 20 - 25 - 41 - 45.
 
Saiba como é calculado o prêmio
 
O valor arrecadado com o concurso da Mega-Sena não é totalmente revertido em prêmio para o ganhador. Parte do montante é repassada ao governo federal para investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e esporte.
 
Além disso, há despesas de custeio do concurso, imposto de renda e outros, que fazem com que o prêmio bruto corresponda a 46% da arrecadação. Dessa porcentagem:
 
35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (sena);
19% entre os acertadores de 5 números (quina);
19% entre os acertadores de 4 números (quadra);
22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.
5% ficam acumulado para a primeira faixa - sena - do último concurso do ano de final zero ou 5.
 
Não havendo acertador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.
 
Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
 
Confira na tabela abaixo para onde vai a distribuição da arrecadação da Mega-Sena:
 
Distribuição da arrecadação da Mega-Sena
 
Prêmio Total 51%
 
- Fundo Nacional da Cultura 3%
- Comitê Olímpico Brasileiro 1,7%
- Prêmio Bruto 46%
- Imposto de Renda Federal 13,80%
- Prêmio Líquido 32,20%
 
Seguridade Social 18,10%
FIES -Crédito Educativo 7,76%
Fundo Penitenciário Nacional 3,14%
Desp. de Custeio e Manut. de Serviços 20%
- Tarifa de Administração 10%
- Comissão dos Lotéricos 9%
- FDL - Fundo Desenv. das Loterias 1%
Renda Bruta 100%
Adicional para a Secretaria Nacional de Esportes 4,50%
Arrecadação Total 104,50%
* Com informações da Caixa Econômica Federal
Leia Mais

SÓ GOGÓ! FLÁVIO DINO FRACASSA COMO ARTICULADOR PRÓ DILMA

09:31 0
Dono dos mais eloquentes e efusivos discursos a favor da manutenção do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não tem conseguido fazer mais do que isso: discursar – seja em eventos com a presidente, seja nas redes sociais.
Quando o assunto é a articulação política, o corpo a corpo na busca pelo voto que pode impedir a cassação da presidente, o desempenho do comunista está abaixo da crítica.
Basta ver o posicionamento da bancada federal maranhense.
Na lista mais atualizada, dos 18 parlamentares do estado, 11 estão decididos a votar pelo impeachment de Dilma. Entre eles, gente da base do governador, como Eliziane Gama (PPS), Waldir Maranhão (PP) – João Castelo (PSDB) nem entra nessa conta por uma questão partidária.
Nem deputados considerados “independentes”, como Cleber Verde (PRB) e Victor Mendes (PSD), ele conseguiu convencer. Neste último caso, na verdade, provocou foi uma mudança de voto, ao protagnizar uma desatrada abordagem (saiba mais aqui).
A, como que para chancelar a falta de habilidade política do governador, ainda há possibilidade clara de o ex-governador José Reinaldo (PSB), um dos deputados federais mais próximos do Palácio dos Leões, decidir-se pelo impedimento da presidente.
Um desastre só.
De outro lado, apenas seis deputados devem votar contra o impaechment. E apenas dois deles podem ser considerados votos obtidos por proximodade com Dino: o de Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e o de Pedro Fernandes (PTB).
Nas rodas políticas, diz-se que, na verdade, o voto de Rubens Júnior é o único que Flávio Dino controla.
Nenhum mais.
Como diria Luis Fernando Silva, hoje no PSDB: Flávio Dino é mesmo nota 10 em gogó…
A lista atualizada é a seguinte:
A favor
João Castelo (PSDB)
Aluisio Mendes (PTN)
Juscelino Filho (DEM)
Eliziane Gama (PPS)
Waldir Maranhão (PP) – pode mudar
Sarney Filho (PV)
André Fufuca (PP)
Cléber Verde (PRB)
Victor Mendes (PSD)
Hildo Rocha (PMDB)
Alberto Filho (PMDB)
Contra
Zé Carlos (PT)
Rubens Júnior (PCdB)
Weverton Rocha (PDT)
João Marcelo (PMDB)
Júnior Marreca (PEN) – pode mudar
Pedro Fernandes (PTB)
Indecisos
José Reinaldo (PSB) – deve votar a favor
Blog do Gilberto Léda
Leia Mais

quarta-feira, 13 de abril de 2016

VÍDEO: BACABAL TEM NOVO DELEGADO REGIONAL

10:22 0
O Delegado Elson Ramos do Nascimento, 40 anos de idade, natural da cidade de Nunes Freire no Maranhão, assumiu a Delegacia Regional da Policia Civil de Bacabal, na segunda feira, (11), substituindo o Delegado Leonardo Oliveira Pereira, que esteve a frente da Delegacia Regional em Bacabal por aproximadamente 8 meses, deixando o cargo semana passada.

Veja a reportagem de Romário Alves da Tv Difusora canal 2:





Leia Mais

MEMBROS DA FRENTE PARLAMENTAR SE REÚNEM COM MINISTRO DOS TRANSPORTES

09:02 0
O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais Maranhão, Fábio Macedo, esteve reunido, nesta terça-feira (12), em Brasília, com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o diretor geral do DNIT, Valter Casemiro e demais técnicos do ministério, para falar sobre as ações de recuperação das estradas do Maranhão.
O presidente da Frente Parlamentar cobrou ações emergenciais, assim como a recuperação efetiva das rodovias federais que atravessam o estado, com prazos definidos de início e término. 
“Tivemos uma audiência muito positiva com o ministro Antônio Carlos Rodrigues, viemos aqui para Brasília justamente para fazer cobranças efetivas, levando os anseios da nossa população que merece respeito por parte do Governo Federal. Solicitamos mais equipes de reparos emergenciais em nossas rodovias, assim como a retomada imediata da duplicação da BR-135, mas com data marcada de início e termino. Os maranhenses não aguentam mais tanta insegurança e prejuízos nas estradas esburacadas. Aproveito a ocasião para agradecer ao Governador Flávio Dino que tem apoiado essa frente parlamentar e também ao Deputado Federal Ewerton Rocha, líder da bancada do PDT, que representa os demais deputados federais nesta reunião”, ressaltou Fábio.
Como resultado positivo, o ministro dos transportes garantiu a retomada da duplicação da BR-135 no dia 18; e 06 equipes iniciais de reparos emergenciais trabalhando na via. A pedido de Fábio, que questionou o número de equipes do emergencial, Antônio Rodrigues, duplicou , passando para 12, o numero de equipes trabalhando ao longo da estrada. Em relação a BR-222, ficou definido que as obras de reparo começassem ainda nesta semana.
O Ministro Antônio Carlos Rodrigues realizará em breve uma agenda com o governo do estado, para aferir o andamento das obras na BR 135. "É a principal demanda que temos com o estado do Maranhão, e iremos entregá-la o quanto antes”, afirmou.
O evento contou com a participação do líder da bancada federal do PDT, Weverton Rocha e os demais membros da Frente parlamentar, Rafael Leitoa, Júnior Verde, Othelino Neto, Roberto Costa, Rogério Cafeteira e Glalbert Cutrim.
Leia Mais

Post Top Ad