COMANDANTE DA PM RESSALTA TRABALHO INTEGRADO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DURANTE AS ELEIÇÕES - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

COMANDANTE DA PM RESSALTA TRABALHO INTEGRADO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DURANTE AS ELEIÇÕES


Em entrevista concedida nesta quinta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança pública nas eleições do último domingo (30/8). Segundo ele, graças a um trabalho integrado entre as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e tropas federais, o cidadão pode participar do pleito em São Luís sem maiores transtornos ou registros de anormalidades.

Para garantia de eleições tranquilas, o governo estadual destacou 11 mil agentes de segurança, sendo 9,6 mil policiais militares e 1,5 mil homens das Forças Armadas. O policiamento se dividiu na cobertura dos 264 locais de votação distribuídos nas nove zonas eleitorais e patrulhamento das ruas e avenidas da cidade.

O planejamento fez parte da segunda etapa da Operação ‘Eleições 2016’, que também desempenhou ações de combate aos crimes eleitorais, em parceria com a justiça eleitoral. Para o empresário José Ribamar César Rodrigues, a força-tarefa resultou em um pleito eleitoral pacífico.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, destacou o sucesso da operação que iniciou dois meses antes. “No primeiro turno, dadas as situações ocorridas, tratamos de enviar tropas para as cidades do interior do Estado a fim de prevenir qualquer ato que comprometesse as eleições e reforçar na capital”, disse.

Da mesma forma, o trabalho para o segundo turno foi ainda mais intensificado. “Acreditamos que conseguimos fazer com que eleitores e quem trabalhou neste período tivessem a tranquilidade para exercer seu direito democrático”, avalia o comandante da PM.

Ele atribui o sucesso da operação ‘Eleições 2016’ à integração das polícias – Civil, Militar e Corpo de Bombeiros - na capital e interiores; e o compartilhamento de informações entre os órgãos da Segurança e da Justiça, além do apoio da população.

“São 25 anos de tropa, trabalhando direta e incansavelmente nas ruas e podendo contar com um efetivo compromissado e aguerrido. Assim, temos tido sucesso em todas as nossas operações”, disse Pereira. O comandante informou que para o Carnaval, as ações iniciam já no mês de janeiro.

Segurança para festas de fim de ano

As ações da Segurança para as festas de fim de ano já estão em curso. O efetivo da Polícia Militar está destacado para cobrir cidades do interior do Estado com tradição de grandes eventos populares; e para a capital, as ações são direcionadas à Rua Grande, maior centro comercial da cidade que atrai milhares na compra de presentes e à orla marítima, onde se concentra a maior parte dos eventos festivos do período.

“Quando a população mais se diverte é quando a polícia mais trabalha e este ano não será diferente”, pontuou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira. O comandante ressaltou que a polícia se antecipou às festividades e toda a corporação está mobilizada para o momento. “Nosso objetivo é que a população faça suas compras e se divirta sem sobressaltos”, reitera Pereira.

O planejamento foi todo pensado em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), que define a agenda orientando assim, os pontos mais estratégicos a serem monitorados. No Centro de São Luís, o policiamento é reforçado e conta com equipes do 9° Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Turismo e do Batalhão Tiradentes. Este último, com a base instalada recentemente no bairro e que dispõe de policiais em motos e viaturas.

O comandante Pereira ressalta que o movimento no centro comercial aumenta consideravelmente neste período e o trabalho da Segurança é sempre redobrado. “Vamos trabalhar para garantir mais um fim de ano de confraternização e tranquilidade”, enfatizou o coronel. Somam mais de nove mil militares na ativa, que estarão à disposição do Comando para atuar durante as festas de fim de ano.

Além do policiamento preventivo e ostensivo, a polícia disponibiliza canais de comunicação nos quais a comunidade pode fazer denúncias e colaborar com a segurança no período das festividades. O cidadão pode repassar informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad