FORÇA NACIONAL TREINA MILITARES DO MARANHÃO PARA POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FORÇA NACIONAL TREINA MILITARES DO MARANHÃO PARA POLICIAMENTO EM GRANDES EVENTOS




A Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, iniciou, nesta quarta-feira (25), o Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Regionalizado para Grandes Eventos (INC GE/MA). Ao todo estão participando 176 profissionais do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, sendo 156 policiais militares, tanto de unidades da capital quanto do interior, e 20 militares do Corpo de Bombeiros.

A aula inaugural foi realizada no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em São Luís, e reuniu diversas autoridades. A cerimônia presidida pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, contou com a presença dos comandantes da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, e do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto Pinto.

Após o curso, os militares estarão aptos para atuar no policiamento de praças e grandes eventos desportivos, como as Olimpíadas que serão realizadas este ano no Brasil, e em ações conjuntas para auxilio a unidades federativas na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

“As experiências vividas pelos bombeiros e policiais militares que trabalharão nas Olimpíadas engradecem suas carreiras e também o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. É um curso de altíssimo nível e que vai fazer com que a ação policial seja realizada de forma uniforme e a conduta seja nivelada resultando, assim, no sucesso do grande evento que o Brasil sedia e a tranquilidade de quem for participar”, mencionou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

O Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Regionalizado para Grandes Eventos se estende até o dia 1º março. As aulas serão realizadas nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e da Academia Bombeiro Militar Josué Montello.

“A Força Nacional é uma grande parceria do Sistema de Segurança do Maranhão e do Corpo Bombeiros. Será mais uma importante qualificação para nossa tropa e será uma satisfação para o estado do Maranhão que estará bem representado por aqueles que concluírem o curso”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto Pinto.

Palestra
Na palestra de abertura, que teve como tema ‘Sobrevivência policial militar e a dinâmica dos confrontos armados’, o comandante-geral da PMMA destacou a importância da qualificação do policial para o enfrentamento à criminalidade em todo o território nacional.

“Os bons resultados são frutos de muito treinamento e da aplicação correta de técnicas. É neste curso da INC que visualizamos a importância que o governo do estado tem dado ao Sistema de Segurança Pública, firmando parceria para que nossos policiais estejam periodicamente sendo qualificados”, afirmou o coronel Frederico Pereira.

O coronel lembrou ainda da importância do intercâmbio de experiências para os policiais que poderão trabalhar nos jogos olímpicos. “Ao atuarem nos jogos olímpicos, as equipes da PM e do Corpo de Bombeiros poderão vivenciar experiências novas”, disse.

Conteúdo Programático
Durante o treinamento, os Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros receberão noções com bases nas normas vigentes relacionadas com a aplicação da lei e em consonância com as diretrizes dos Direitos Humanos, bem como os procedimentos técnicos e táticos atualmente empregados na operacionalização das funções do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP).

Dentre os temas que serão abordados, com aulas práticas e teóricas, estão: Armamento, Munição e Tiro Policial, Busca e Varredura Antibombas, Policiamento de Eventos, Psicologia das Massas, Fundamentos Legais em Manifestações Públicas, Medidas Preliminares em Local de Crise e Terrorismo e Ações Contraterrorismo.

Também estiveram presentes na solenidade o capitão da Polícia Militar do Acre e supervisor da INC GE, Assis Martins dos Santos; os coronéis Odair dos Santos e Antônio Vieira de Aquino, comandante de Segurança Comunitária e do Comando de Policiamento de Área Metropolitano II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad