ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO COMPLETA 42 ANOS DE HISTORIA - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO COMPLETA 42 ANOS DE HISTORIA

A história do Estado do Maranhão está guardada e preservada no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O APEM foi fundado em janeiro de 1974, há exatamente 42 anos, com a finalidade de recolher, organizar, preservar e divulgar os documentos de valor histórico dos órgãos integrantes da administração direta e indireta do estado.

O acervo do Arquivo Público ou Arquivo da Secretaria Geral, como era anteriormente conhecido, passou por vários prédios antes de ser transportado para um casarão do século XIX que foi reformado para justamente acomodar documentações ligadas ao estado para sua atual sede, em 1978, localizado na Rua Nazaré, 218, Centro Histórico de São Luís.

O APEM atualmente tem sob sua guarda o maior acervo documental do estado, pois possui aproximadamente 2 km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

O acervo é dividido por dois setores o de Códices e Avulsos. O Setor de Códices reúne milhares de documentos encadernados como:  registro de patentes, registro gerais, alvarás, carta de datas e sesmarias, provisões, passaporte, leis e decretos, obras públicas, registros de terras entre outras documentações. Já o Setor de Avulsos reúne as documentações “soltas” que é constituída, em grande parte, de correspondências enviadas por autoridades aos governantes do Maranhão, Chefe de Polícia. Além da correspondência, destacam-se as séries: cartas de datas e sesmarias, cartas patentes, passaportes, mapas de nascimento, batismos, casamento entre outras.

O Arquivo Público do Estado do Maranhão também possui uma biblioteca de apoio com aproximadamente seis mil volumes, onde reúne livros, periódicos e outras publicações, incluindo publicações das áreas de Arquivologia. Além disso o APEM possui alguns conjuntos documentais incorporados ao acervo como os de: Arquidiocese, Câmara Municipal de São Luís, Delegacia de Ordem Política e Social e João Mohana.

Para facilitar a pesquisa de estudantes, pesquisadores, professores e de curiosos o APEM possui o programa de preservação dentro das técnicas e metodologia da conservação preventiva, controlando diversos fatores de deterioração de documentos provocadas por agentes biológicos, físicos, químicos e ambientais.

Hoje o arquivo possui um laboratório moderno e eficiente, onde realiza procedimentos de conservação dos documentos garantindo sua preservação para a posteridade. Os trabalhos de conservação e descrição dos documentos são realizados interruptamente. À medida que se realizam as descrições dos documentos, vão sendo produzidos os instrumentos de pesquisa: inventários, listagens, índices, catálogos, repertórios, edição de fontes e guias, os quais auxiliam e favorecem as pesquisas. Através do seu plano editorial, tem brindado a sociedade com publicações que se constituem em preciosas fontes para a historiografia maranhense.

Acervo Digital é a mais nova novidade do APEM, pois é maneira de facilitar o modo de pesquisa abrangendo o maior número de interessados possíveis, sendo eles pesquisadores ou simples curiosos. Foram digitalizados mais de 700 documentos com livros, editais e correspondência e 327 mil imagens. Equipamentos de altíssimas qualidades foram utilizados durante todo o processo de digitalização principalmente para dá clareza no momento da leitura, pois a maioria dos documentos são manuscritos e muito antigos.

No primeiro momento os arquivos serão disponíveis em Formato Portátil de Documento (PDF), que podem ser acessados de forma direta, através de links para cada conjunto de dos livros digitais ou simplesmente por meio do uso da ferramenta de busca.

No aniversário de 42 anos do Arquivo Público pretende-se evidenciar os seus feitos no decorrer dos anos. Está sendo realizada, em sua sede, uma exposição de banners especificando e descrevendo os setores constitutivos, folders institucionais e de eventos realizados, certificados, fotos e recortes de jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad